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Crescimento com Qualidade

Como mencionado no capítulo anterior, quatro pilares constituem os fundamentos da estratégia da Organização, e, a partir deles, metas e objetivos estratégicos foram estabelecidos e priorizados, para integrar e potencializar as ações das firmas-membro da KPMG International em todo o mundo.

A sustentabilidade é o valor que permeia a nossa estratégia e, assim como a conectividade entre os pilares estratégicos e os temas materiais, estará demonstrada ao longo deste relatório, refletida na gestão e no desempenho apresentados, bem como nos desafios e nas oportunidades que teremos no nosso caminho para o desenvolvimento sustentável.

Dentre os quatro temas materiais priorizados pelos nossos stakeholders, a prestação de serviços com qualidade e independência ocupa o terceiro lugar. A KPMG também entende que o crescimento sustentável só pode ser atingido quando alicerçado na qualidade dos nossos serviços, por isso, o crescimento com qualidade é um dos pilares fundamentais da nossa estratégia.

Nossa maneira de endereçar esse tema relevante é por meio de uma atuação com qualidade, ética e independência, pautada no respeito pelas necessidades dos clientes e do mercado de capitais e na habilidade de caminharmos em direção à nossa missão, gerando valor e criando oportunidades para que nossos diversos públicos atinjam o seu pleno potencial.

Na KPMG, a qualidade dos nossos serviços é viabilizada por uma cultura ética e de profissionais de alta performance, em um modelo global de prestação de serviços que é alimentado por uma rede de conhecimento compartilhado. Essa rede inclui os nossos Centros de Excelência globais nas práticas de Audit, Tax e Advisory, bem como em vários segmentos de atuação de cada uma delas, como é o caso dos segmentos de mudanças climáticas e sustentabilidade, bem como infraestrutura, governo e saúde.

Atuação diferenciada

A KPMG oferece, em âmbito global, serviços profissionais nas áreas de Audit, Tax e Advisory. Prezamos pela prestação de serviços adaptada e personalizada ao segmento de atuação de cada cliente, por meio do Programa de Indústrias (Industry Program). Para atendermos nossos clientes de forma customizada, contamos com profissionais de alta performance e competências contábeis, financeiras e de gestão diferenciadas, além de um processo operacional alinhado mundialmente, apoiado pelo desenvolvimento constante de pesquisas de mercado.

Centros de Excelência Infraestrutura, Governo e Saúde
Os Centros de Excelência com foco em Infraestrutura, Governo e Saúde dispõem de equipes especialistas que fornecem pensamento de liderança, conhecimento e experiência em sete subsetores fundamentais para a estratégia do novo governo mundial:

  • Justiça e Segurança
  • Desenvolvimento Internacional
  • Educação
  • Defesa
  • Serviços Humanos e Sociais
  • Cidades
  • Tesouro e Finanças

Nosso modelo de negócios se complementa pela atuação da área de Markets (Mercados), que permeia os serviços das três áreas – Audit, Tax e Advisory – para maximizar as relações entre elas e pela atuação dos Business Development Managers (BDMs) ou Diretores de Desenvolvimento de Negócios, responsáveis por desenvolver negócios e atender clientes nos diferentes setores do mercado.

Adicionalmente, estruturamos a segmentação Brazilian Multinationals, focada em auxiliar empresas brasileiras com operações em expansão pelo mundo, e os German, China e Japanese Desks, que atendem a companhias ou joint ventures alemãs, chinesas e japonesas, independentemente de seus setores de atuação ou localização de seus negócios.

Sempre com vistas à qualidade dos serviços, buscamos aliar a atuação diferenciada à capacitação e ao desenvolvimento de nossos profissionais, aos sistemas de controle de qualidade e à idoneidade, que sustentam nossa estrutura organizacional em âmbito global. Esses pontos serão evidenciados nos pilares da estratégia atual, detalhados no decorrer deste relatório.

Programa de Indústrias

Nossas práticas

GRI 2.2

Audit

Comprometidos com a qualidade, a ética, a transparência e a independência, nossos serviços de auditoria têm como objetivo fortalecer a confiabilidade das informações elaboradas pelos clientes para uso dos seus investidores, credores e demais stakeholders.

Estamos capacitados para atender nossos clientes na auditoria de demonstrações financeiras no padrão das International Financial Reporting Standards (IFRS).

IFRS

Conjunto de pronunciamentos internacionais de contabilidade publicados e revisados pelo International Accounting Standards Board (IASB). Essas normas internacionais foram elaboradas com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas publicadas pelas companhias abertas.

Nossa metodologia de auditoria de Demonstrações Financeiras foi desenvolvida para atender às normas internacionais e locais de auditoria e dispõe de técnicas computadorizadas exclusivas da KPMG International e ferramentas que auxiliam as equipes a acessar os conhecimentos para exercer sua função adequadamente com efetividade e eficiência.

Dispomos do IFRS in Brief, informativo que contém resumos de normas, comentários sobre reuniões do IASB e do International Financial Reporting Interpretations Committee (IFRIC). Há também o IFRS Briefing Sheet, que aborda as exigências e as questões específicas de forma mais aprofundada.

No segmento de Audit, são prestados serviços de Auditoria de Demonstrações Financeiras e Serviços Relacionados à Auditoria (IFRS, GAAP Accounting). Nossos serviços nesse segmento cresceram 18% em relação ao período anterior e projetamos crescimento de 30% para o próximo ano.

GRI SO5

Rodízio obrigatório de auditorias – Panorama: para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma das vantagens dessa troca obrigatória de auditores é evitar vícios e favoritismos nas auditorias das demonstrações financeiras das empresas. Muito discutida no Brasil e no exterior, a regra tem sido alvo de críticas de entidades que representam as próprias companhias de capital aberto.

Perspectiva da KPMG no Brasil: apoiamos a extensão de prazo do rodízio incluída na nova regra, mas acreditamos ser mais oportuno o rodízio dos profissionais técnicos responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho, e não das empresas auditoras. Isso reforçaria a credibilidade do serviço, e eventual vício da auditoria seria minimizado pela rotação dos responsáveis técnicos. Quanto maior o histórico com o cliente, mais profundo será o conhecimento de seu negócio, seus sistemas de controle e sua cultura, o que se traduz em uma auditoria mais eficaz.

     
Criação do rodízio, pela Instrução 308
da Comissão de Valores Mobiliários (CVM),
que exige a substituição de empresas de
auditoria independente contratadas pelas
organizações a cada cinco anos.
Anúncio da suspensão temporária da obrigatoriedade do rodízio até 2011,
pela Deliberação 549, a fim de
minimizar os impactos da adaptação
das empresas ao padrão das
IFRS, adotado no País em 2010.
Alteração de parte da norma, estabelecendo que as companhias que mantêm um Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) nas condições exigidas pela Instrução 509 podem contratar empresas de auditoria por até dez anos consecutivos.
     
1999: 2008: 2011:
     
 

Tax

O sistema tributário brasileiro apresenta características singulares que aumentam nossos desafios e nossas oportunidades de atuação nesse setor. Nosso portfólio de serviços, consolidado pela experiência em trabalhos realizados pelo mundo, auxilia nossos clientes em antecipar e responder às mudanças tributárias e necessidades de governança. A prestação de serviços nesse segmento engloba a assessoria para desenvolvimento de políticas fiscais e de processos a fim de viabilizar o cumprimento de obrigações fiscais, auxiliar a estrutura das operações, gerenciar riscos fiscais e reduzir os custos operacionais.

Oferecemos planejamento em Impostos Corporativos, Impostos Indiretos, Planejamento Tributário, Preços de Transferência, Assessoria para Executivos Internacionais, Tributação Internacional, Assessoria em Fusões e Aquisições, Serviços Financeiros, Terceirização.

Nossos serviços de Tax cresceram 27% em relação ao período anterior e projetamos crescimento de 20% para o próximo ano.

Advisory

As práticas de Advisory apoiam as decisões estratégicas e o desenvolvimento de projetos das empresas com uma abordagem multidisciplinar, que inclui competências nas áreas de planejamento estratégico, fusões e aquisições, governança corporativa, riscos e compliance, melhoria de performance financeira e operacional, terceirização de serviços, inovação e uso estratégico de tecnologia.

Os serviços estão distribuídos nas áreas de Risk Consulting, Management Consulting, Transactions & Restructuring e Business Process Outsourcing. O crescimento em relação ao período anterior foi de 22% e projetamos crescimento de 31% para o próximo ano.

Risk Consulting: auxilia os clientes a lidar com os riscos inerentes ao seu negócio, abrangendo a sua estrutura de governança, a gestão e os seus processos operacionais. Essa abrangência permite a mitigação dos riscos, seja em um nível estratégico e de gestão, seja em um nível regulatório ou de atividades.

Em Risk Consulting, avaliamos os riscos relacionados aos processos da área contábil, da Tecnologia da Informação (IT Advisory Services), dos processos operacionais (auditoria interna e compliance), financeiros (Basileia, Solvency), governança corporativa (abertura de capital, empresa familiar, aspectos societários), fraudes (Forensic) e sustentabilidade (ambiental, social e regulatória).

GRI EC2

Questões sociais e ambientais crescentemente se inserem no nosso dia a dia. As alterações climáticas e suas consequências têm mostrado a necessidade de uma mudança geral na forma como conduzir negócios. Cada vez mais é exigido que as empresas atuem em seus mercados considerando questões de sustentabilidade, com foco na manutenção de recursos naturais e na mudança dos padrões de consumo.
Enxergamos nesse movimento não apenas uma responsabilidade assumida com nossos clientes e variados públicos relacionados mas também uma oportunidade diante de um mercado em que essas questões se tornam cada vez mais relevantes. O resultado é a percepção de uma nova demanda por parte de nossos clientes, em que os líderes corporativos buscam implementar práticas e estratégias de sustentabilidade em suas empresas. Para atender esses clientes, tratamos a sustentabilidade de forma conjunta e abrangente, oferecendo serviços diferenciados, como o Climate Change and Sustainability Services (CC&SS).

Climate Change and Sustainability Services (CC&SS)

Objetivo: auxiliar organizações de diferentes portes e setores a compreender o contexto da sustentabilidade, situar-se nesse contexto e identificar a melhor estratégia de atuação e reporte de informações, incluindo gerenciamento de riscos.

Equipe: multidisciplinar; são mais de 350 especialistas em 40 países que seguem a mesma metodologia de trabalho, garantindo o padrão de qualidade global da KPMG.

Serviços:

  • Diagnóstico de riscos e oportunidades relativos às mudanças climáticas.
  • Suporte na consolidação das informações e preenchimento de questionários de referência propostos pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), Dow Jones Sustainability Index (DJSI), Carbon Disclosure Project (CDP), entre outros.
  • Avaliação das emissões de gases de efeito estufa na cadeia de fornecedores e/ou por produto.
  • Definição de metas e indicadores de performance socioambiental – Key Performance Indicators (KPIs).
  • Verificação socioambiental de cadeia de fornecedores.
  • Avaliação ambiental e due diligence.
  • Definição de estratégia para gestão de resíduos sólidos.
  • Avaliação do impacto e da quantidade de recursos hídricos consumidos por produto (water footprint).
  • Elaboração e verificação independente de Inventários de Emissão de Gases de Efeito Estufa.
  • Verificação independente de Relatórios de Sustentabilidade, Balanços Sociais, entre outros.

Management Consulting, voltada para melhoria de desempenho, uso estratégico da tecnologia e dos processos de inovação, apoia os clientes na execução estratégica de seus objetivos e na identificação e implementação de ações de melhoria e inovação com uma visão integrada de Processos, Tecnologia da Informação e Pessoas.

Os serviços oferecidos pela área de Management Consulting são: Financial Management, Business Process Redesign and Improvement, Business Effectiveness, Gestão de Projetos, Business Process Sourcing & Shared Services, Gestão de Mudanças, Talent Development & Management, Governança de TI e Segurança da Informação.

Transactions & Restructuring (T&R) assessora os clientes na obtenção de resultados em diferentes tipos de transações financeiras, e seu desempenho está fundamentado em uma combinação de conhecimentos de negócios, técnico e setorial.

Os serviços de T&R englobam: Corporate Finance (incluindo Avaliações, assessoria em Fusões e Aquisições, assessoria financeira em Projetos de Infraestrutura/PPPs e Debt Advisory), Transaction Services (incluindo Financial Due Diligence, Vendor Due Diligence e Strategic and Commercial Intelligence) e Restructuring Services/Non Performing Loans Advisory.

Business Process Outsourcing (BPO): é um importante serviço que implementa e operacionaliza a visão estratégica e sistêmica dos processos das atividades-meio (back e front office), a fim de dar o suporte necessário às decisões e às atividades-fim para clientes, desde o nível gerencial até o diretivo, por meio da otimização contínua e ágil; transformando dados em informações de gestão precisas e atualizadas.

Por meio desse serviço, a KPMG atua no front e no back office e fornece um sistema integrado para que o cliente continue focado em seu negócio e, ao mesmo tempo, tenha acesso a uma visão geral e acompanhe cada passo dos processos realizados. Dessa forma, o cliente toma decisões assertivas com base em informações completas e rápidas.

A KPMG no ciclo de vida das empresas

GRI EC9

Nossos serviços têm papel estratégico e podem gerar valor e impactos diretos e indiretos em nossos clientes, ao oferecer soluções aos desafios e oportunidades em diferentes fases do seu ciclo de vida, e ajudá-los a definir uma estratégia de negócios competitiva no longo prazo.

Por meio de nossas atividades, geramos significativos impactos econômicos indiretos. Além de ajudarmos nossos clientes em sua jornada de crescimento, possibilitando, assim, a geração de renda e empregos nas comunidades em que atuam, participamos ativamente nos debates sobre o ambiente regulatório de nossas atividades. Nossos serviços também conferem confiança ao mercado de capitais em geral e aos seus agentes, tais como analistas, investidores e órgãos reguladores. Com o nosso investimento intensivo em capacitação e desenvolvimento de profissionais, contribuímos com a inserção de pessoas especializadas no mercado, que geram valor à nossa empresa, aos clientes e às sociedades. Alguns desses profissionais não seguem carreira na KPMG, e levam a expertise adquirida em nossa Organização ao integrarem os quadros funcionais de importantes empresas nacionais e multinacionais.

Proposta de valor KPMG no ciclo de vida do cliente

Audit
Tax
Advisory

Nota: para mantermos nossa independência, alguns serviços
não podem ser oferecidos simultaneamente pela KPMG.
A Auditoria de Demonstrações Financeiras tem um papel importantíssimo no mercado de capitais, provendo transparência e confiabilidade às informações financeiras, essenciais em todos os momentos da empresa (por exemplo: obtenção de financiamentos, aquisições de empresas, abertura de capital, aumento de capital, prestação de contas aos acionistas, entre outros).


4,6 milhões de micro, pequenas e médias empresas operam no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Investimentos e inovação

Para expandirmos nossa atuação e promovermos o crescimento de nossa Organização de forma sólida, investimos constantemente na diversificação regional de nossas operações. Acreditamos que nossa presença nas cinco regiões do Brasil é tão importante quanto a atuação global e integrada da rede de firmas-membro da KPMG, pois enriquece a troca de experiências e conhecimentos e nos permite aplicar o conhecimento internacional a realidades específicas de cada região.

Alinhada aos objetivos estratégicos estabelecidos para o período 2011-2015, a aquisição das operações da quinta maior empresa de auditoria do País, com a integração bem-sucedida de um grupo de cerca de mil profissionais às atividades da KPMG no Brasil, reforçou a nossa diversificação regional. Com a aquisição, criamos ainda uma área exclusiva para atender ao crescente mercado das pequenas e médias empresas (PME) chamado, na nossa Organização, de Mercado Empreendedor. GRI 2.9

Acreditamos que esse mercado ofereça oportunidades mesmo diante da instabilidade macroeconômica internacional em função do robusto crescimento do mercado doméstico. Essas empresas devem aumentar também sua participação no mercado de capitais brasileiro e, para isso, precisarão adaptar-se em outro patamar de profissionalização, visibilidade de mercado, gestão e governança corporativa.

Estamos preparados para atender a esses clientes em um momento de mudança, auxiliando na expansão e consolidação dessas empresas nos mercados doméstico e internacional, fazendo com que sejam reconhecidas pela vanguarda nas suas práticas de gestão e pela transparência na atuação e prestação de contas ao mercado.

Em 2011, podemos citar a criação da nossa área Tax Innovation como um exemplo de investimento em tecnologia e novas metodologias que geram valor aos clientes nesse ambiente de frequentes mudanças. Os profissionais dessa área dedicam-se ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para revisão de informações contábeis, fiscais e de compliance tributário.

O sistema desenvolvido pela KPMG já está à disposição e em operação em vários de nossos clientes, propiciando consistência na prestação de contas aos governos municipal, estadual e federal.

95% das organizações no mundo são pequenas e médias empresas, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

 

Relacionamento com clientes e mercado

GRI 4.16

Pesquisa de satisfação de clientes
Pontuação máxima: 10

Satisfação dos clientes

GRI PR5

O diálogo com os nossos clientes ocorre de maneira constante por meio das equipes de trabalho em campo. Assim, recebemos feedbacks e podemos identificar nossos pontos fortes e os que podem ser aprimorados.
 

A Pesquisa de Satisfação é uma ferramenta que complementa o feedback e nos ajuda a adequar nossos serviços às expectativas dos clientes, estimulando nosso desenvolvimento e estreitando nossos relacionamentos. Da mesma forma, o processo de engajamento de stakeholders em 2011 foi um importante instrumento no entendimento das questões relevantes para a condução dos nossos negócios, segundo a perspectiva dos nossos principais públicos.
 

Até 2007/2008 a Pesquisa de Satisfação era realizada por uma consultoria externa (Gis Market) que realizava entrevistas a clientes diversos. A partir de 2009/2010, o formato e os indicadores da pesquisa foram revisados, e ela passou a ser encaminhada aos clientes por meio de formulário eletrônico.

Diálogo, fomento e troca
de conhecimento

GRI 4.16

Buscamos desenvolver relações próximas com nossos clientes para ampliar a eficiência de nossos serviços. Assim, mais do que atender a uma demanda específica, proporcionamos desenvolvimento às empresas e ao mercado por meio do diálogo e da troca de conhecimento.

O Audit Committee Institute (ACI) e o CFO Meeting são dois grupos de debate organizados pela KPMG com o intuito de disseminar e absorver conhecimentos e boas práticas sobre as principais tendências político-econômicas, corporativas, legais e tributárias, conceitos estes que são integrantes de seus negócios. A partir de 2011, considerando as demandas de nosso público, decidimos focar os debates no ACI, que realizou seis encontros ao longo do ano, envolvendo, no total, aproximadamente 600 participantes.

Os negócios enfrentam incontáveis desafios e oportunidades. Além dos serviços que prestamos e do ambiente para debates, a rede de firmas-membro da KPMG International desenvolve pesquisas e estudos e patrocina seminários e eventos que endereçam muitas dessas complexas questões e oferece clareza e orientação.

Todo esse contexto é propício para a discussão da sustentabilidade. Na KPMG, acreditamos que a sustentabilidade não envolve somente uma questão regulatória e que o fomento e a geração de conhecimento para inovação e desenvolvimento de estratégias que viabilizem financeiramente soluções e programas voltados à sustentabilidade podem gerar compreensão e engajamento mais sólido por parte do setor privado.

Uma das ferramentas mais eficazes para a distribuição de informações é a imprensa por meio de seus diferentes canais de comunicação. No ano societário 2010/2011, fomos citados direta ou indiretamente em 3.135 reportagens jornalísticas, sendo o maior volume diretamente relacionado à transmissão de conhecimento, seja por meio da divulgação dos já citados estudos e pesquisas, que trazem a expertise de nossos profissionais aliada às mais importantes avaliações do mercado e de nossos clientes, seja por meio de entrevistas e esclarecimentos oferecidos pelos nossos profissionais.

Dentre as publicações da KPMG no Brasil, destacamos as seguintes:

Audit    

Lançamento
18/01/2011
 
Sinopse Contábil &
Tributária 2010

Lançamento
09/02/2011
 
Regulatory Practice
2011 Seguros
   
               
               

Lançamento
10/02/2011
 
Regulatory Practice
2011 – Bancos

Lançamento
15/09/2011
 
II Anuário de Transparência Contábil
e Governança Corporativa Região
Administrativa de Campinas (SP)
   


Tax       Advisory      

Lançamento
18/01/2011
 
Sinopse Contábil &
Tributária 2010
 
Lançamento
26/01/2011
 
Pesquisa de
Fusões e Aquisições
2010 – 4º trimestre

Lançamento
05/05/2011
 
Mining Forum Brazil


Publicações de outras firmas-membro da KPMG International
       

The Green Challenge
for Telecoms

Sustainable Insight
Accounting for water

Sustainable Insight
Articulating the value
of sustainability to
mainstream investors

Global Anti-Bribery
and Corruption
Survey 2011
       

Financing Low-
Carbon Investment on
Developing Countries

Sustainable Future.
Sustained Advantage

Offshore Wind
in Europe

Proactive Uses of
Data Analysis in Anti
Corruption Compliance
       

Fighting Fraude,
Issue 29

Survey on Bribery
and Corruption

Global Transfer
Pricing Review

Global Debt Sales
       

Transforming Finance


Acesse essas e outras publicações da KPMG em


www.kpmg.com/br/pt/estudos_analises/artigosepublicacoes

Alguns eventos no período:

2010
     
Outubro/2011   Novembro/2010
     
11º Congresso de Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Risco   Prêmio Revelação em Finanças IBEF SP
As Olimpíadas e a Cidade – Conexão Rio-Londres   4th China Latin-America Business Summit
Seminário Tony Blair + Fórum Mundial de Sustentabilidade   XV Congresso Latino-Americano de Auditoria Interna – CLAI 2010
Dezembro/2010
 
Private Equity Brazil LP GP Forum
  VII Seminário Internacional CPC – “A Convergência das Normas Contábeis” APIMEC
  XXVI ENCONSEL – Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica
  Congresso de Contabilidade e Tributos de Instituições Financeiras – CONECT 2010
  Congresso TMA Brasil de Reestruturação de Empresas


2011
     
Março/2011   Abril/2011
     
RioInvestment 2011   Road-Show Varejo Regional
3rd Annual Brazilian Reinsurance Conference   Congresso ABVCAP 2011
Hedge Fund Brazil Forum   Amcham DF CEO Fórum
     
     
Maio/2011   Junho/2011
     
Brasil Investment Summit 2011   Expogestão 2011
12º Congresso de Auditoria Interna e Compliance   Amcham Campinas – Seminário de Competitividade Brasil
6º Congresso ANBIMA de Fundos de Investimento   LCCI Brazil Trade Mission
     
     
Agosto/2011   Setembro/2011
     
Anuário ABRASCA 2010 – Revisão/Auditoria
do Prêmio ABRASCA de criação de valor 2011
  Pre-Salt Brasil 2011 Congresso Internacional & Exposição
  2nd Annual Brazilian Bankruptcy and
Distressed/High Yield Symposium
   
    32º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna – Conbrai 2011
    Troféu Transparência ANEFAC – FIPECAFI – Serasa Experian 2011

Também fomentamos a disseminação do conhecimento por meio de eventos, seminários e palestras.
Durante o ano de 2011, investimos R$ 2,3 milhões nessas iniciativas.

Entidades apoiadas pela KPMG no Brasil e tipo de contribuição oferecida

GRI 4.13

Na condução dos nossos negócios, outra forma de nos engajarmos com nossos públicos e participarmos de importantes discussões para o mercado de capitais e para as nossas comunidades como um todo ocorre por meio da associação a câmaras de comércio e órgãos de classe, nos quais também compartilhamos conhecimento e oferecemos nossos profissionais para compor conselhos, diretorias e grupos de trabalho voltados a temas específicos.

Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD): associação e participação em eventos.

Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) Rio de Janeiro: associação e participação em eventos.

Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Rio de Janeiro: associação e participação em eventos.

Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP): associação e participação em eventos.

Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ): associação e participação em eventos.

Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) São Paulo: associação e participação em eventos e composição da mesa diretora.

Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca): associação e participação em eventos.

Associação Comercial de Campo Grande (ACCG): associação e participação em eventos.

Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) São Paulo: associação e participação em eventos. David Bunce, sócio Advisory/T&R da KPMG, integra o Conselho da entidade há dois anos e atualmente é o Chairman da Britcham.

Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK) Rio de Janeiro e São Paulo: associação e participação em eventos, permuta e ações de marketing. Na AHK de São Paulo, um profissional da KPMG integra o GT de Marketing.

Câmara de Comércio Americana (Amcham) Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Uberlândia: associação e participação em eventos e comitês.

Ao todo, 18 profissionais da KPMG integram 49 Comitês Estratégicos nos temas de Gestão de Pessoas, Energia, Business Affairs, Economia e Finanças. Jaime Cervatti é membro do Conselho Amcham Curitiba e Manuel Fernandes é diretor da Amcham Rio de Janeiro.

Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil: associação e participação em eventos. Toshiharu Fujii, sócio Audit e líder Japanese Desk da KPMG, é membro do Conselho Fiscal.

Câmara de Comércio Holando-Brasileira (Dutcham): participação em eventos. Alexandre Fujimoto, diretor Audit da KPMG, é membro do Conselho Consultivo.

 

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil (CPCB) Rio de Janeiro e São Paulo: participação em eventos. Na CPCB do Rio de Janeiro, Bernardo Moreira, sócio Audit da KPMG, é membro titular do Conselho Fiscal.

Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri): participação em eventos.

Conselho Regional de Administração (CRA) São Paulo: associação.

Conselho Regional de Contabilidade (CRC): associação por profissional.

Instituto Brasileiro de Executivos em Finanças (Ibef) São Paulo, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro: participação em eventos, palestras, conselhos e grupos de estudos. No Ibef de São Paulo, Pedro Melo, Presidente da KPMG, é membro do Conselho, e Marienne Coutinho, sócia TAX INTL da KPMG, é líder da subcomissão de tributos internacionais, membro da comissão de tributos e do Ibef Mulher. No Ibef do Rio de Janeiro, Manuel Fernandes, sócio da KPMG, é membro do Conselho de Administração.

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC): participação em eventos. Sidney Ito, sócio da KPMG, é diretor do IBGC.

Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP): participação em eventos. Bernardo Moreira, sócio Audit da KPMG, é membro da Diretoria.

Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon): contribuição de verba fixa.

Instituto Ethos de Responsabilidade Social: associação e apoio à Conferência Anual.

Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): associação e participação em eventos. Iêda Novais, diretora da KPMG, é Presidente do Conselho Fiscal.

Grupo de Líderes Empresariais do Rio de Janeiro (Lide Rio): participação em eventos.

Grupo de Líderes Empresariais (Lide São Paulo, Rio de Janeiro e Sul): participação em eventos e debates.

Grupo de Líderes Empresariais para Mulheres (Lidem) São Paulo: participação em eventos.

Movimento Brasil Competitivo: associação e apoio mantenedora.

Movimento +Mulher 360: Patrícia Molino representa a KPMG na Diretoria, e três outras profissionais participam de subcomitês.

Junior Achievement Rio de Janeiro: associação, voluntariado em programas de ensino. Manuel Fernandes, sócio-líder do escritório da KPMG no Rio de Janeiro é membro da Diretoria.

Relatório integrado

Respondendo às transformações e às exigências trazidas por novo contexto de negócios, há cinco anos profissionais das áreas de contabilidade e sustentabilidade vêm discutindo formas de elaborar um relatório integrado, no qual informações das práticas de sustentabilidade sejam incorporadas às Demonstrações Contábeis (DCs), incluindo as Notas Explicativas. Esse modelo de relatório permitiria uma visão mais holística da organização, na qual a governança corporativa e a transparência são ainda mais valorizadas.

Em 2010, para apoiar essa iniciativa, foi criado o Conselho Internacional para Relatório Integrado (International Integrated Reporting Council – IIRC). A KPMG acredita na relevância desse assunto e também faz parte desse Conselho. O IIRC é formado por CEOs e Chairmen de empresas de auditoria independente, profissionais de órgãos reguladores, de órgãos socioambientais e do meio acadêmico.

O objetivo primordial do relatório integrado é permitir às partes interessadas avaliar a capacidade de uma empresa para criar e sustentar valor no curto, médio e longo prazos. A partir do relatório integrado, seus usuários deveriam ser capazes de determinar se a estrutura de governança da empresa tem se dedicado de forma suficiente à identificação das questões sociais, ambientais, econômicas, financeiras e de governança que têm impacto sobre o negócio e se essas questões, riscos e oportunidades têm sido devidamente endereçados em sua estratégia.

A diferença de reporting

Três características do Relatório Integrado representarão uma mudança significativa na prática corrente:

  • Uma visão holística do desempenho exigirá comunicação além dos tradicionais indicadores financeiros, reconhecendo outras medidas de desempenho
  • Visão de longo prazo e natureza prospectiva proporcionarão uma melhor compreensão de como os eventos atuais e futuros afetam o negócio
  • A integração de informações com o modelo de negócio proporcionará maior transparência, ligando desempenho aos objetivos estratégicos

Para conhecer mais, acesse: http://www.theiirc.org/



Publicações das firmas-membro da KPMG International que contribuem para o debate:




Reporting Change
KPMG in
Netherlands, 2010

Integrated Reporting
– Closing The loop of strategy

KPMG in Netherlands, 2010

Corporate Sustainability
A Progress Report

KPMG International, 2010

O IIRC conta também com um Grupo de Trabalho que desenvolveu um conjunto de elementos e princípios como sugestão, e que deveriam ser considerados na maneira integrada de relatar. Não se trata, contudo, de uma plataforma única, uma vez que cada modelo de negócios deverá identificar o conteúdo que mais tenha pertinência à sua realidade.

O grupo lançou um programa piloto do qual participam 48 empresas, incluindo a KPMG International, que desenvolverão o seu primeiro relatório integrado com base nesses elementos e procurarão avançar e dar novas contribuições a esse processo.

Resultados financeiros

GRI EC1 | EC4 | EC8

A KPMG tem nos pilares fundamentais da sua estratégia os elementos essenciais que alinham o seu posicionamento na sua busca pelos resultados. Nosso crescimento é sustentado por pessoas de alta performance e apaixonadas pelo que constroem, e que contam com uma rede global de especialistas cuja governança propicia a entrega de serviços com consistência e qualidade, gerando conhecimento e valor para os nossos públicos.

Nossa atuação é pautada nos mais elevados padrões de ética e independência e atenta às complexidades enfrentadas pelo ambiente de negócios e na nossa responsabilidade na orientação e construção de soluções claras que ajudem nossos públicos a desenvolver o seu potencial.

O valor gerado à sociedade por meio dos nossos serviços é, por vezes, intangível. Mas também é certo que o valor econômico gerado é distribuído financeiramente por meio do pagamento dos custos operacionais, dos salários e benefícios aos nossos empregados, dos impostos que são revertidos à sociedade e dos investimentos voluntários na comunidade.

Demonstração do Valor Adicionado (DVA)* (R$)
  2011 2010 2009
Valor econômico direto gerado 707.690.443 548.297.900 492.321.007
Receitas 707.690.443 548.297.900 492.321.007
Valor econômico distribuído 602.494.364 413.783.958 367.846.251
Custos operacionais 152.652.931 105.861.276 94.248.005
Salários e benefícios de empregados 328.407.119 223.170.973 190.653.085
Pagamentos ao governo 119.227.162 83.018.156 82.013.106
Investimentos na comunidade 2.207.151 1.733.533 932.055
• Contribuições voluntárias (inclusive pro bono)
a projetos sociais, ambientais e culturais
2.063.274 1.528.396 722.055
• Contribuições a projetos sociais, ambientais
e culturais por meio de Leis de Incentivos Fiscais
143.877 205.157 210.000
Valor econômico acumulado 105.196.080 134.513.942 124.474.756
* Essas informações referem-se aos períodos de janeiro a dezembro de 2011, 2010 e 2009 e representam as operações de todas as empresas independentes que atuam sob o nome KPMG no Brasil. De acordo com a legislação vigente, as sociedades independentes que atuam sob a marca KPMG no Brasil estão isentas da divulgação de balanço patrimonial, exceto pelas sociedades denominadas KPMG Structure Finance e KPMG Transaction Services, cujos balanços patrimonias já são obrigatoriamente divulgados em jornais de grande circulação do país.

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