A KPMG International é uma rede global constituída por firmas-membro independentes, que operam em 152 países ao redor do mundo.
Contamos com mais de 145 mil profissionais de alta performance e formação multidisciplinar para oferecer serviços nas áreas de Audit, Tax e Advisory para organizações dos setores público e privado, ajudando-as a identificar riscos e aproveitar oportunidades.
Construiremos e manteremos a nossa reputação de melhor empresa com a qual se trabalhar criando oportunidades para que nossos clientes, nosso pessoal e nossas comunidades atinjam seu pleno potencial.
Pessoas com alto desempenho que ajudam a simplificar a complexidade, apresentando soluções claras para o benefício dos nossos clientes.
1. | 2. | 3. | 4. | |||
Lideramos por meio de exemplos em todos os níveis, atuando da maneira que esperamos uns dos outros e de nossos clientes. | Trabalhamos em conjunto, expressando o que há de melhor em nós mesmos e nos outros e criando relações de trabalho fortes e bem-sucedidas. | Respeitamos a individualidade das pessoas pelo que são e pelo seu conhecimento, suas habilidades e sua experiência enquanto indivíduos e membros de equipes. | Buscamos os fatos, com discernimento, a fim de proporcionar opiniões esclarecedoras, a fim de proporcionar opiniões desafiadoras e esclarecedoras e fortalecendo nossa reputação como assessores de negócios confiáveis e objetivos. | |||
5. | 6. | 7. | ||||
Somos abertos e honestos em nossa comunicação e, portanto, compartilhamos informações, insights e recomendações de modo frequente e construtivo, gerenciando situações difíceis com coragem e confiança. | Somos comprometidos com nossas comunidades, atuando como cidadãos corporativos responsáveis e ampliando nossas habilidades, experiências e perspectivas, por meio do trabalho em nossas comunidades. | Acima de tudo, agimos com integridade, empenhandonos em manter os mais altos padrões profissionais, fornecendo recomendações sólidas e sempre preservando nossa independência. |
Constituída na Suíça, nos termos do Direito daquele país, e com sede em Amsterdã, a KPMG International Cooperative (KPMG International) é uma entidade que coordena e realiza atividades em benefício geral da rede de firmas-membro, promovendo e mantendo a uniformidade das políticas e dos padrões para a proteção e o fortalecimento da marca KPMG. Suas atividades são financiadas pelas firmas-membro, já que ela não oferece serviços a clientes.
As firmas-membro da KPMG International são entidades legais independentes e responsáveis por sua própria gestão e qualidade do seu trabalho. Têm o direito de usar o nome, a marca e as metodologias da KPMG para prestar serviços aos seus clientes, desde que se comprometam com os valores da KPMG International. São obrigadas, por contrato, a observar suas políticas e seus regulamentos, incluindo padrões de qualidade que disciplinam a forma de operar e prestar serviços a clientes com vistas a concorrer eficientemente no mercado.
A estrutura baseada em firmas-membro propicia a consistência da estratégia global da KPMG International, favorecendo a aderência aos seus valores e proporcionando a mesma qualidade e precisão técnica na prestação de serviços a todos os clientes e mercados por meio da troca de experiência e conhecimentos entre os profissionais da rede.
Com isso, a rede de firmas-membro da KPMG International conquistou posição de liderança, sendo reconhecida mundialmente por sua qualidade e integridade.
Ainda que o ano fiscal de 2012 tenha sido muito desafiador e de alta complexidade para a economia e os negócios dos principais mercados em que atuamos, crescemos. O faturamento combinado da rede de firmas-membro da KPMG International atingiu o recorde de USD 23.03 bilhões, desempenho 4% maior em relação ao ano anterior, alavancado principalmente pelos mercados emergentes. A prática de Advisory cresceu 8,3%, a de Tax 6,3% e a de Audit 0,9%.
Registramos forte crescimento em setores-chave como serviços financeiros, governo, infraestrutura, energia e recursos naturais e saúde, o que nos torna bem posicionados globalmente para atingir um crescimento ainda mais significativo durante o ano de 2013.
No Brasil, a KPMG é formada por uma rede de sociedades independentes, sob propriedade e gestão locais, com sedes definidas de acordo com seus respectivos contratos sociais, estando os principais estabelecimentos da Organização em São Paulo.
Nossos 26 escritórios estão estrategicamente localizados em 20 cidades de 11 Estados brasileiros e do Distrito Federal.
No encerramento de nosso ano societário, em 30 de setembro de 2012, nossos 3.885 colaboradores atendiam 3.692 clientes em todo o Brasil. Entre eles, empresas privadas, órgãos governamentais e organizações sem fins lucrativos que contam com uma estrutura sólida e uma equipe multidisciplinar de alta performance para ajudá-los a simplificar a complexidade do dia a dia dos negócios e empregar soluções claras e inovadoras nas áreas de Audit, Tax e Advisory.
Nossos 3.634 profissionais são alinhados aos valores, regulamentos e padrões de qualidade globais e nacionais da KPMG por meio de múltiplas iniciativas, incluindo Código de Conduta, políticas, metodologias próprias e treinamentos, além de uma rede internacional por meio da qual eles compartilham metodologias aperfeiçoadas aqui e em outras firmas-membro, podendo adaptá-las de acordo com as necessidades, oportunidades e desafios de nossos clientes.
A KPMG no Brasil obteve faturamento de R$ 805 milhões, um crescimento significativo de 13,7% em relação ao ano anterior, considerando o contexto da nossa economia. Nossa prática de Audit cresceu 24%, enquanto Tax apresentou crescimento de 13% e Advisory de 21%.
Comprometidos com a qualidade, a ética, a transparência e a independência, nossos serviços de auditoria têm como objetivo fortalecer a confiabilidade e a qualidade das informações elaboradas pelos clientes para uso dos seus investidores, credores e demais stakeholders.
Atendemos nossos clientes na Auditoria de Demonstrações Financeiras e em Serviços Relacionados à Auditoria nos padrões locais e internacionais. Nossa metodologia de auditoria dispõe de técnicas e ferramentas eletrônicas exclusivas da KPMG International,que auxiliam nossas equipes a exercer sua função com efetividade e eficiência.
Para atualizar nossos profissionais sobre as frequentes modificações nas normas nacionais e internacionais, dispomos do IFRS in Brief, informativo que divulga resumos de normas, comentários sobre reuniões do IASB e do International Financial Reporting Interpretations Committee (IFRIC). Também publicamos o IFRS Briefing Sheet, que aborda as exigências e as questões específicas de forma mais aprofundada.
GRI SO5
Desafio: rodízio obrigatório de auditorias
Panorama: para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma das vantagens dessa troca obrigatória de auditores é evitar o comprometimento da qualidade do serviço ou mesmo sua independência nas auditorias das demonstrações financeiras das empresas. Muito discutida no Brasil e no exterior, a regra tem sido alvo de críticas de entidades que representam as próprias companhias de capital aberto.Perspectiva da KPMG no Brasil: apoiamos a extensão de prazo do rodízio incluída na nova regra, mas acreditamos ser mais oportuno o rodízio dos profissionais técnicos responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho - o que já é efetuado pelas regras profissionais - e não o rodízio das empresas auditoras. Isso reforçaria a credibilidade do serviço e um eventual vício da auditoria seria minimizado pela rotação dos responsáveis técnicos. Quanto maior o histórico com o cliente, mais profundo será o conhecimento de seu negócio, seus sistemas de controle e sua cultura, o que se traduz em uma auditoria mais eficaz.
Outros dois pontos que deveriam ser levados em consideração são: i) o rodízio influencia na liberdade de o cliente decidir pelo seu prestador de serviços, e ii) o prestador que investe no desenvolvimento de profissionais especializados e dedicados à prestação de serviços com excelência a determinado cliente perde o incentivo de fazê-lo, uma vez que não há expectativa de continuidade dos trabalhos.
No contexto do rodízio, as empresas de auditoria em geral incorrem em desafios e oportunidades financeiras. No último rodízio, a KPMG havia se tornado líder na prestação de serviços de auditoria a companhias abertas. Consequentemente, no rodízio de 2012, ficamos impossibilitados de continuar a atender esses clientes, o que ocasionou severo impacto em nossas receitas. Por outro lado, ocorre também o fenômeno denominado “rodízio reverso”: tornamo-nos aptos a oferecer outros serviços de nosso portfólio aos clientes de auditoria que perdemos em razão do rodízio.
Evolução:1999: | 2008: | 2011: |
Criação do rodízio, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que exige a
substituição de empresas de auditoria independente contratadas pelas organizações a cada cinco anos |
Anúncio da suspensão temporária da
obrigatoriedade do rodízio até 2011, a fim
de minimizar os impactos da adaptação das
empresas ao padrão IFRS, adotado no País
em 2010. | Alteração de parte da norma, estabelecendo que as companhias que mantêm um Comitê de Auditoria Estatutário nas condições exigidas pela Instrução CVM nº 509 podem contratar empresas de auditoria por até dez anos consecutivos. |
O sistema tributário brasileiro apresenta características singulares que aumentam os nossos desafios e oportunidades de atuação nesse setor. Nosso portfólio de serviços, consolidado pela experiência em trabalhos realizados pelo mundo, auxilia nossos clientes a antecipar e responder às mudanças tributárias e às necessidades de governança.
A prestação de serviços nesse segmento engloba a assessoria para o desenvolvimento de políticas e processos a fim de viabilizar o cumprimento de obrigações fiscais, auxiliar a estrutura das operações, gerenciar riscos fiscais e reduzir os custos operacionais.
Oferecemos soluções em Impostos Corporativos, Impostos Indiretos, Planejamento Tributário, Preços de Transferência,
Assessoria para Executivos Internacionais, Tributação Internacional,
Assessoria em Fusões e Aquisições, Serviços Financeiros e
Terceirização.
Crescimento dos serviços de Tax em 2012: 11% em relação a 2011. Crescimento projetado para 2013: 21%.
Mudanças na Legislação tributária brasileira em 2012
O ambiente tributário no Brasil foi marcado por avanços importantes em 2012, obrigando as empresas a fazer modificações em seus sistemas e processos para se adequar a novas exigências e oportunidades. Essas mudanças têm aumentado a demanda por serviços em diversas áreas relacionadas a impostos. As principais mudanças na legislação foram:
Siscoserv - obriga o registro de serviços, intangíveis e quaisquer outras operações que produzam variações no patrimônio de residentes ou domiciliados no Brasil (pessoas físicas ou jurídicas) em transações realizadas com residentes ou domiciliados no exterior
Lei nº 12.741 - exige que as notas fiscais de venda ao consumidor passem a indicar, a partir de junho de 2013, os valores dos principais tributos incidentes sobre os produtos e serviços.
Plano Brasil Maior - por meio da Medida Provisória nº 582 a União busca fortalecer a competitividade global da indústria nacional, oferecendo reduções e desonerações tributárias para determinados produtos e atividades.
Unificação da alíquota de ICMS - a partir de 1° de janeiro de 2013, a alíquota de ICMS aplicável às operações interestaduais envolvendo bens e mercadorias importados do exterior foi unificada em 4%, dando fim à “guerra dos portos”
As práticas de Advisory apoiam as decisões estratégicas e o desenvolvimento de projetos com uma abordagem multidisciplinar, que incluem competências nas áreas de planejamento estratégico,fusões e aquisições, governança corporativa, riscos e compliance, melhoria de performance financeira e operacional, terceirização de serviços, inovação e uso estratégico de tecnologia.
Os serviços estão distribuídos nas áreas de Risk Consulting,
Management Consulting, Transactions & Restructuring e Business
Process Outsourcing.
Risk Consulting
Auxilia os clientes a lidar com os riscos inerentes aos seus negócios, abrangendo a sua estrutura de governança, a gestão e os seus processos operacionais. Esta abrangência permite a mitigação dos riscos em nível estratégico, regulatório, de gestão ou de atividades.
A avaliação engloba os riscos relacionados aos processos das áreas contábil, de Tecnologia da Informação (IT Advisory Services), dos processos operacionais (auditoria interna e compliance), financeiros (Basileia e Solvency), governança corporativa (abertura de capital, empresa familiar, aspectos societários), fraudes (Forensic) e sustentabilidade (ambiental, social e regulatória).
A gestão de riscos passa progressivamente pelo contingenciamento das questões sociais e ambientais. Por ocasião da Rio+20, a KPMG International lançou o estudo Expect the unexpected: building business value in a changing world, que mapeia 10 megaforças que impactarão o crescimento dos negócios nos próximos 20 anos. Na análise, examinamos como essas forças globais podem afetar diferentes segmentos e projetamos o impacto dos custos ambientais para as empresas.
As megaforças apontadas no estudo são relacionadas a alterações climáticas, energia e volatilidade do combustível, disponibilidade e custo da água e disponibilidade de recursos naturais em geral, além do crescimento da população e de novos centros urbanos.
Por meio desse estudo, a KPMG faz um chamado para que empresas, sociedade civil e governos trabalhem de maneira conjunta para mitigar riscos futuros e agir em busca novas oportunidades. Tendo em vista que os impactos são intensos para todos, os governos não podem agir sozinhos e as empresas serão chamadas cada vez mais a atuar em seus mercados, considerando questões relacionadas à sustentabilidade, com foco na manutenção de recursos naturais e no estabelecimento de um novo modelo de desenvolvimento.
Enxergamos nesse movimento não apenas uma responsabilidade assumida perante nossos stakeholders, mas também uma oportunidade de negócios para a KPMG, já que existe demanda por parte de nossos clientes para implementação de estratégias e práticas de sustentabilidade em suas empresas. Para atendê-las, tratamos a sustentabilidade de forma conjunta e abrangente, oferecendo serviços diferenciados, como o Climate Change and Sustainability Services (CC&SS).
“Sabemos que os governos não podem enfrentar esses desafios sozinhos. Empresas devem assumir papel de liderança no desenvolvimento de soluções que vão ajudar a criar um futuro mais sustentável. Ao alavancar sua capacidade de inovação, de melhoria de processos, de criação de eficiência e gerenciamento de riscos, os negócios vão contribuir para a sociedade e para o desenvolvimento econômico no longo prazo.”
Michael Andrew,
chairman da KPMG International
Objetivo: auxiliar organizações de diferentes portes e setores a compreender o contexto da sustentabilidade, situar-se nesse contexto e identificar a melhor estratégia de atuação e reporte de informações, incluindo gerenciamento de riscos.
Equipe: multidisciplinar, são mais de 350 especialistas, em 40 países, que seguem a mesma metodologia de trabalho promovendo o padrão de qualidade global da KPMG.
Serviços:
Management Consulting
Voltada para melhoria de desempenho, uso estratégico da tecnologia e dos processos de inovação, apoia os clientes na execução estratégica de seus objetivos e na identificação e implementação de ações de melhoria e inovação com uma visão integrada de Processos, Tecnologia da Informação e Pessoas.
Os serviços oferecidos pela área de Management Consulting são: Financial Management, Business Process Redesign and Improvement, Business Effectiveness, Gestão de Projetos, Business Process Sourcing & Shared Services, Gestão de Mudanças, Talent Development & Management, Governança de TI e Segurança da Informação.
Transactions & Restructuring (T&R)
Assessora os clientes na obtenção de resultados em diferentes tipos de transações financeiras, cujo desempenho está fundamentado na combinação de conhecimentos de negócios, técnicos e setoriais.
Os serviços de T&R englobam: Corporate Finance (incluindo Avaliações, assessoria em Fusões e Aquisições, assessoria financeira em Projetos de Infraestrutura/PPPs e Debt Advisory), Transaction Services (incluindo Financial Due Diligence, Vendor Due Diligence e Strategic and Commercial Intelligence) e Restructuring Services/Non Performing Loans Advisory.
Business Process Outsourcing (BPO):
É um importante serviço que implementa e operacionaliza a visão estratégica e sistêmica dos processos das atividades-meio, a fim de dar o suporte necessário às decisões e às atividades-fim de nossos clientes, desde o nível gerencial até o diretivo. Otimiza e agiliza os processos continuamente, transformando dados em informações de gestão precisas e atualizadas.Por meio desse serviço, a KPMG atua no front e no back office e fornece um sistema integrado para que o cliente continue focado em seu negócio e, ao mesmo tempo, tenha acesso a uma visão geral e acompanhe cada passo dos processos realizados, tornando suas decisões mais assertivas.
Nossos serviços têm papel estratégico e podem gerar valor a nossos clientes, pois oferecem soluções aos desafios e oportunidades que eles encontram em diferentes fases do ciclo de vida de seus negócios, ajudando-os a definir uma estratégia competitiva a longo prazo.
Por meio de nossas atividades, geramos significativos impactos econômicos indiretos. Além de ajudarmos nossos clientes em sua jornada de crescimento, possibilitando a geração de renda e empregos nas comunidades em que atuam, participamos ativamente nos debates sobre o ambiente regulatório de nossas atividades. Nossos serviços também conferem confiança ao mercado de capitais e aos seus agentes, tais como analistas, investidores e órgãos reguladores.
Com o nosso investimento intensivo em capacitação e desenvolvimento de profissionais, contribuímos com a inserção de pessoas especializadas no mercado, que geram valor à nossa empresa, aos clientes e às sociedades. Alguns desses profissionais não seguem carreira na KPMG e levam a expertise adquirida em nossa Organização ao integrarem os quadros funcionais de importantes empresas nacionais e multinacionais.