Home -

Profissionalismo e Integridade

A integridade é uma característica fundamental que os nossos clientes esperam e confiam que tenhamos. Integridade é também um dos principais valores da KPMG.

Este pilar da nossa estratégia endereça o tema material que foi elencado pelos nossos stakeholders como o mais importante: conduzir os nossos negócios de maneira ética. Adicionalmente, dispõe sobre questões que impactam a qualidade e a independência dos serviços que prestamos, que consiste no terceiro tema material indicado pelos nossos stakeholders.

A ética, o profissionalismo e a integridade de nosso pessoal permitem que a KPMG seja uma das empresas de serviços profissionais mais reconhecidas no mundo. Como vimos, transparência e integridade são valores de nossa Organização. Por isso, a KPMG International conta com políticas e procedimentos que são fortalecidos pelo envolvimento de líderes experientes em cada firma-membro. Esses líderes dão ênfase à importância do controle de qualidade, da gestão de riscos e de compliance e atuam como exemplos na entrega de serviços com qualidade e total integridade aos nossos clientes.

Neste capítulo, trataremos desses procedimentos detalhadamente. Muitos processos do controle de qualidade e gestão de riscos são multifuncionais e aplicáveis também às áreas de Tax e Advisory. Esclarecemos, contudo, que a ênfase deste capítulo estará na prática de Audit, e, assim, alguns dos procedimentos citados podem não se aplicar totalmente às outras duas áreas.

A KPMG vê como resultado de uma auditoria de qualidade a entrega de uma opinião apropriada e independente em conformidade com os requisitos legais e profissionais. Isso significa, acima de tudo, ser independente, estar em conformidade com relevantes requisitos legais e profissionais, assim como oferecer uma visão esclarecedora e imparcial aos nossos clientes.

Gestão de riscos

GRI 4.6 | 4.11 | SO2

Por meio da área de Gestão de Riscos, gerenciamos fatores que podem impactar nosso negócio, nossos profissionais e clientes, o mercado de capitais e o ambiente em que estamos inseridos. Por isso, essa área é essencial à KPMG, e guarda relação direta com a sustentabilidade.

Para nós, a gestão dos riscos, que inclui nossos riscos operacionais, é acompanhada pelo sistema de controle de qualidade dos serviços, já que, em nosso segmento de negócio, um trabalho objetivo e de qualidade é determinante para atender ao interesse público e manter a confiança do mercado de capitais e dos órgãos reguladores. Assim, prestamos serviços com qualidade, independência, integridade, comportamento ético e objetividade, e nossos procedimentos anticorrupção e antissuborno permeiam a gestão desses riscos em toda a rede de sociedades independentes que atuam sob a marca da KPMG no Brasil.

A fim de viabilizar essa gestão, mantemos uma estrutura interna, representada na página a seguir, composta por sócios, diretores, gerentes e staff técnico.

Esse departamento tem como missão, além do gerenciamento de risco, a disseminação de práticas profissionais e normas contábeis e atua com os profissionais da Organização fornecendo suporte técnico e coordenando a execução dos programas de qualidade.

No Brasil, mantemos um sistema de qualidade para a prática de auditoria, destinado a atender aos requisitos da lei brasileira, às normas profissionais, às regras da International Federation of Accountants (IFAC), às regras adotadas pelo Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB) e às regulamentações da União Europeia e da US Security and Exchange Commission (SEC).

Estrutura da Gestão de Riscos da KPMG



Departamento de Práticas Profissionais (DPP) Fornece consulta e orientação técnica em relação a práticas profissionais e disseminação de atualizações sobre orientações técnicas emergentes tanto locais quanto estrangeiras. Coordena programas de análise de qualidade.
 
 
Risk Compliance Área responsável por assuntos relacionados ao gerenciamento de riscos regulamentares, testes de aderência às práticas da KPMG e treinamentos por meio de ferramentas eletrônicas.
 
 
Sentinel Sistema on-line global da KPMG para a inserção de todos os projetos. Tem como objetivo verificar a possibilidade de execução do projeto, tendo em vista os requisitos de independência e as normas aplicáveis.
 
 
Aceitação de Cliente (K-Risk)e CEAC Gerencia uma política rigorosa e sistematizada para a aceitação e continuação de clientes e projetos, que inclui verificações e consultas a informações públicas sobre o negócio e a administração do potencial cliente, como solidez financeira, reputação dos administradores, tipo de produto, risco técnico do projeto e questões relacionadas à ética e independência.
 
National IT Security Officer (NITSO) Responsável pela manutenção das políticas que protegem a manutenção do sigilo das informações tanto nos meios eletrônicos quanto físicos. Como parte da política de segurança da informação, todos os computadores possuem software para criptografia de dados e acesso protegido por senhas. Adicionalmente, todos os profissionais devem manter a confidencialidade em relação aos assuntos de um cliente ou ex-cliente. O conhecimento e a conformidade com esse compromisso são verificados anualmente por meio de uma declaração via web. No período coberto por este relatório, não houve reclamações comprovadas dessa natureza. GRI PR8
 
 
Ética e Independência (E&I) Mantém controles e análises de conformidade de nossas operações e prestações de serviços em relação às nossas políticas e aos procedimentos dos órgãos reguladores, quanto à independência e à verificação de conflitos de interesse.
 
 
Litigation Conduz eventuais demandas judiciais. Durante o período coberto por este relatório, não sofremos nenhuma condenação relevante resultante de litígio referente aos serviços prestados. GRI PR4
 
 
Office of General Counsel (OGC) Assessora a Organização nas questões de ordem societária, analisando nosso relacionamento comercial com clientes e monitorando os padrões estabelecidos para as propostas de prestações de serviços.

As equipes de apoio a essa estrutura compõem uma gestão integrada, que engloba cinco grupos fundamentais para o controle de qualidade e gestão de riscos em toda a KPMG no Brasil: (i) independência, integridade, ética e objetividade; (ii) gestão de pessoas, incluindo treinamento e desenvolvimento profissional; (iii) aceitação e continuidade de clientes e trabalhos; (iv) execução dos trabalhos; e (v) monitoramento. Apresentaremos, a seguir, alguns aspectos mais relevantes desses grupos.

Independência, integridade, ética e objetividade

Os procedimentos que fazem parte de cada um desses grupos se relacionam entre si, como demonstram nosso Código de Conduta, o Global Marketing Risk Management (GMRM), o Global Quality and Risk Management Manual (GQ&RM Manual) e os treinamentos sobre ética e independência e anticorrupção.

A KPMG International é signatária dos Princípios Anticorrupção do Fórum Econômico Mundial. www.weforum.org/issues/partnering-against-corruption-initiative

Código de Conduta

GRI 4.8

No Brasil, adotamos e disseminamos o Código de Conduta: Desempenho com Integridade que expressa os compromissos com nossos públicos e a conduta a ser adotada por nossos profissionais para manter princípios éticos em suas relações com a Organização, demais profissionais, clientes e comunidade.

O Código enfatiza a responsabilidade pessoal de cada profissional de observar os padrões legais e éticos que se aplicam à sua função, além de divulgar os recursos e canais disponíveis para assistência sobre os temas abordados.



Global Marketing Risk Management (GMRM) e Global Quality and Risk Management Manual (GQ&RM Manual)

Procuramos estabelecer uma comunicação aberta e honesta com todos os nossos públicos, baseada na ética, na objetividade e na transparência. Dessa forma, tanto o GMRM quanto o GQ&RM Manual oferecem diretrizes para que esses princípios estejam presentes nos relacionamentos com os públicos da Organização:

Marketing

GRI PR6

Todo o nosso material de comunicação e marketing é continuamente revisado por profissionais acreditados no GMRM, conjunto de princípios e regras elaborado pela KPMG International, que deve ser seguido pelas firmas-membro para garantir a consistência global da marca, controlar riscos relacionados à reputação e gerenciar expectativas dos clientes quanto aos serviços prestados com a divulgação de informações claras e objetivas.Em 2011, contamos com uma equipe de 16 profissionais acreditados nessas normas.

Informações sobre produtos e serviços

GRI PR3

Primando pela transparência na relação com clientes, nossos contratos são baseados no GQ&RM Manual, disponibilizado a todos os profissionais na intranet.

Principais informações e especificações apresentadas nos contratos firmados entre a KPMG e seus clientes
Escopo dos serviços contratados O âmbito e o propósito da contratação da KPMG
com limitações do trabalho expressamente previstas.
Descrição de produtos Descrição do que será entregue, qual a natureza
(relatório, apresentação etc.) e possíveis limitações.
Cronograma Sempre que acordado com o cliente, há um cronograma
para a realização e a conclusão dos trabalhos.
Responsabilidades do cliente Responsabilidades do cliente para o fornecimento de
informação, assistência à KPMG e tomada de decisões.
Honorários Determinação dos honorários para os serviços prestados, as modalidades de cobrança, o
pagamento, os juros sobre contas vencidas e a moeda em que o pagamento será exigido.
Subcontratação Nos serviços em que for permitida, informar eventual subcontratação de especialistas.
Responsabilidade da KPMG O limite de responsabilidade está sujeito a qualquer restrição
legal ou regulamentar e é incluído em cada contrato.


Além do Compliance
Ciente da importância de disseminar seus valores por toda a Organização, a KPMG estende os treinamentos de Ética & Independência aos seus profissionais das áreas administrativas, embora não sejam requeridos pelos regulamentos profissionais.

 

Manual Global de Pessoas, Desempenho e Cultura

GRI 4.6

Para buscarmos a independência, a atuação ética e a objetividade de nossos profissionais na prestação dos serviços, temos uma política que estabelece normas de relacionamento com nosso público, como a avaliação de eventual conflito de interesses antes de alocarmos um profissional em determinado projeto.

A KPMG no Brasil também monitora o cumprimento de suas políticas de investimento, seja da Organização seja de seus sócios, diretores e gerentes, por meio de um sistema integrado de rastreamento automático de independência com base na web. Esse sistema contém uma relação de companhias de capital aberto, suas afiliadas e instituições financeiras e os tipos de valores mobiliários emitidos por elas.

Também inclui uma relação dos investimentos da própria KPMG no Brasil e outros relacionamentos financeiros que devem ser analisados antes de a KPMG no Brasil aceitar um novo cliente. O departamento de independência atualiza continuamente essa relação e esses relacionamentos.

Antes de adquirir um valor mobiliário, os sócios, diretores e gerentes devem usar o sistema de rastreamento de independência para determinar se o investimento está restrito. Também devem informar todas as movimentações em investimentos individuais em até 14 dias após a compra ou a venda do investimento.

Se um valor mobiliário se tornar restrito em uma data posterior, os detentores de tais valores receberão uma notificação automática informando que devem alienar o investimento restrito.

O Manual Global de Pessoas, Desempenho e Cultura prevê as condutas a serem adotadas em cada uma das áreas de gestão de recursos humanos como parte integrante do processo de análise de qualidade e de gestão de riscos, atendendo às normas promulgadas pelas leis locais e pelos requisitos profissionais brasileiros, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pelo IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM), pela Secretaria de Previdência Complementar e pelos órgãos internacionais, como Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB) e US Security and Exchange Commission (SEC).

Anualmente, são realizados o Treinamento de Ética e Independência, mandatório para todos os sócios, sócios-diretores e demais profissionais técnicos que prestam atendimento a clientes, e o Treinamento Anticorrupção, mandatório para todos os profissionais. Ao concluí-los, os profissionais assinam um termo confirmando o entendimento e o cumprimento às políticas da KPMG e sua independência na realização dos serviços. Durante o período coberto por este relatório, 100% dos profissionais requeridos foram treinados nas políticas de Ética & Independência e Anticorrupção.

GRI SO3

Participação dos profissionais em treinamentos
sobre Ética & Independência e Anticorrupção
  Ética & Independência Anticorrupção
  2011 2010 2009 2011 2010 2009
Não gestores 2.128 1.877  1.836 2.214 2.130 1.864
Gestores 362 318  300 363 327  300
Sócios e sócios-diretores 224 186  177 213 187 177
Total de profissionais 2.714  2.381  2.313 2.790 2.644 2.341
Não estão considerados entre os requeridos os profissionais que estavam em mobility ou licença, os profissionais administrativos sem acesso à rede de e-mails e, ainda, os admitidos próximo ao final do ano societário, treinados sempre no próximo período. Adicionalmente, nos períodos de 2009 e 2010 estagiários não eram requeridos.
GRI 4.6

Trabalhamos diligentemente para evitar o surgimento de conflitos de interesses. Além das ferramentas e dos sistemas para melhorar a independência, integridade e objetividade do trabalho de nossos profissionais, dispomos de um sistema global e exclusivo, denominado Sentinel.

Por fim, para oferecer serviços com consistência e integridade, promovemos o rodízio dos sócios da área de auditoria, em conformidade com a legislação, que limita o número de anos em que os líderes podem prestar esse tipo de serviço a um mesmo cliente. Essa troca dos líderes nos auxilia a desenvolver planos de transição e sucessão, promovendo a perenidade dos nossos negócios.

Gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento

O dinamismo do nosso trabalho e do ambiente em que atuamos exige um esforço contínuo na busca pela excelência profissional. Por isso, além dos treinamentos específicos mencionados anteriormente, nossa gestão de pessoas abrange ações para atração, retenção, capacitação, desenvolvimento e reconhecimento dos nossos profissionais, que refletem a maneira de como queremos crescer e ser reconhecidos.

Em linhas gerais, esse sistema está disposto ao lado, mas será apresentado em detalhes no próximo pilar estratégico Pessoas.


Aceitação e continuidade de clientes e trabalhos

Contamos com políticas e procedimentos de avaliação de riscos que apoiam a tomada de decisão acerca da aceitação e continuidade de clientes e projetos, como as já citadas ferramentas CEAC e Sentinel. Seu rigoroso cumprimento é vital para prestarmos serviços profissionais com a qualidade e integridade necessárias para a construção de mercados mais éticos e sustentáveis.

Identificação de riscos pela avaliação dos antecedentes da empresa, sua administração, seus negócios e outras questões pertinentes, com foco na integridade. A aceitação ou não do cliente é feita por um sócio avaliador com a aprovação do sócio responsável pelo gerenciamento de risco, quando necessário.
Avaliação dos riscos e da competência da equipe de gestão financeira, do cliente, podendo ser introduzidas salvaguardas adicionais aos serviços a fim de atenuar quaisquer fatores de riscos identificados.
Avaliação dos outros relacionamentos e serviços prestados pela KPMG ao potencial cliente – não ligados ao projeto – para evitar potenciais conflitos de independência. A aceitação do projeto é aprovada por seu potencial líder com outro profissional sênior, quando necessário.
A continuidade de cada cliente e projeto é avaliada a cada 12 meses, ou antes – caso sejam identificadas questões específicas de integridade. São revistos os fatores de risco da empresa e as possíveis mudanças para determinação da continuidade da prestação de serviços.

Execução dos trabalhos

A execução de nossos trabalhos também segue políticas e orientações metodológicas que visam à manutenção da integridade, ao cumprimento das regulamentações locais e internacionais e à incorporação das boas práticas globais para que a conduta ética seja observada em todas as fases da prestação dos serviços.

A nossa metodologia inclui a avaliação dos sistemas de tecnologia da informação com os nossos profissionais de Information Technology Advisory Services (ITAS), responsáveis por conduzir os testes correspondentes.

A prática profissional, a gestão de riscos e o controle de qualidade são responsabilidade de cada profissional da KPMG, que deve aderir às políticas e aos procedimentos (incluindo políticas de independência) e à ampla gama de ferramentas desenvolvidas para apoiá-los no atendimento dessas expectativas. As políticas e os procedimentos que estabelecemos para auditoria incorporam os requisitos de contabilidade, auditoria, ética e normas de controle de qualidade, e outras leis e regulamentos pertinentes.

Metodologia e ferramentas de auditoria

Dedicamos recursos significativos para manter os nossos padrões e nossas ferramentas atualizados. Nossa metodologia de auditoria global, desenvolvida pelo Global Service Centre (GSC), baseia-se nos requisitos do International Standards on Auditing (ISA).

A metodologia consta no KPMG Audit Manual (KAM) e inclui exigências que vão além do ISA nos casos em que a KPMG entende que isso aumenta a qualidade de nossas análises. As firmas-membro da KPMG International também podem acrescentar procedimentos locais para cumprir com requisitos profissionais, legais ou regulamentares.

Nossa metodologia de auditoria é amparada pelo eAudIT, ferramenta eletrônica de auditoria da KPMG, que fornece aos auditores das firmas-membro em todo o mundo metodologia, orientação e conhecimento do setor necessários para realizar auditorias eficientes e de alta qualidade.

O fluxo de trabalho do eAudIT fornece às equipes acesso imediato a informações relevantes na hora certa durante a auditoria, aumentando, assim, eficiência e valor aos nossos clientes. As principais atividades no fluxo de trabalho eAudIT são:

Início do trabalho

  • Aceitar e definir o escopo do trabalho
  • Realizar seleção da equipe e cronograma

Avaliação de riscos

  • Compreender a entidade e identificar e avaliar os riscos
  • Efetuar plano para a participação de especialistas e outros, incluindo
    auditoria interna, organizações de serviços e outros auditores
  • Avaliar a concepção e implementação de controles selecionados
  • Avaliar os riscos e realizar a discussão de planejamento
  • Definir a estratégia e a abordagem da auditoria planejada

Testes

  • Efetuar testes de eficácia operacional dos controles selecionados
  • Planejar e executar procedimentos substantivos

Realização

  • Atualizar a avaliação de riscos
  • Realizar procedimentos de conclusão, incluindo a revisão geral das demonstrações financeiras
  • Realizar avaliação global, incluindo a avaliação de questões e pontos significativos
  • Comunicar-se com os responsáveis pela governança (por exemplo, o comitê de auditoria)
  • Formar a opinião de auditoria

O KAM contém, entre outras coisas, os procedimentos destinados a identificar e avaliar o risco de distorções relevantes e os procedimentos correspondentes para atender a esses riscos. Nossa metodologia estimula as equipes de trabalho a exercer o ceticismo profissional em todos os aspectos, desde o planejamento até a realização de uma auditoria.

O KAM inclui a implementação de procedimentos de controle de qualidade nos trabalhos que proporciona uma garantia razoável de que cumprimos com relevantes requisitos profissionais, legais, regulatórios e da própria KPMG.

As políticas e os procedimentos estabelecidos no KAM são específicos para auditorias e complementam políticas e procedimentos estabelecidos no Global Quality and Risk Management Manual (GQ&RM) que é aplicável a todas as firmas-membro da KPMG International, a todas as funções e a todo o seu pessoal. As disposições da International Standard of Quality Control I (ISQC-I) são abordadas no KAM e implementadas nas firmas-membro por meio do GQ&RM Manual.

Monitoramento

Procedimentos de monitoramento completam os grupos do nosso sistema de controle de qualidade e gerenciamento de riscos, envolvendo avaliações permanentes por meio de revisões internas e externas para verificar a integridade e a independência dos nossos profissionais e a aderência a nossas práticas e metodologias e a nossos treinamentos e controles internos.

As verificações às quais somos submetidos e nas quais sempre obtivemos classificações adequadas são:

  • Risk Controls Checklist (RCC): verificação anual realizada pela KPMG International sobre os controles internos, os procedimentos, as práticas e os treinamentos globais (80 horas/ano).

  • Programa de Revisão de Qualidade: revisão anual realizada nos trabalhos de Audit, Tax e Advisory para verificação da conformidade com nossos padrões e normas e com as normas profissionais exigidas (2.120 horas/ano).

  • Revisão de Pares: revisão local, exigida pelo CFC, que consiste na verificação externa de nossos trabalhos a cada quatro anos, conduzida por nossos pares, ou seja, por outra empresa de auditoria de mesmo porte, e supervisionada por representantes dos órgãos reguladores brasileiros (320 horas/ano).

  • Revisão do PCAOB: verificação trienal prevista para todas as empresas registradas nesse órgão e que prestam serviços de auditoria contábil. Avalia a aderência quanto às normas e aos regulamentos adotados pelo PCAOB, órgão regulador norte-americano (480 horas/ano).

No período coberto por este relatório, não houve sanções ou multa resultantes dessas revisões. GRI PR9

Além dessas revisões, são realizados outros monitoramentos em relação ao cumprimento dos padrões éticos e de integridade de nossos profissionais para avaliar eventuais desvios aos nossos procedimentos ou de normas profissionais às quais nossos serviços estão submetidos.

Um desses monitoramentos é realizado pelo Comitê Disciplinar que tem por atribuição analisar informações e documentos indicativos de supostas violações das regras e políticas relacionadas com gestão de riscos, ética e integridade e treinamento por parte de qualquer profissional, incluindo os sócios.

Caso se confirme sua procedência, a violação é enquadrada em uma das quatro categorias (violações leves, médias, graves ou gravíssimas) e pode resultar em medidas disciplinares que variam de simples notificação a treinamentos adicionais, penalidade financeira na remuneração variável até a rescisão de contrato de trabalho.

Adicionalmente, disponibilizamos uma hotline internacional confidencial para denúncias de possíveis violações legais, éticas ou de normas e padrões, coordenada por um fornecedor independente e disponível para contato de todos os nossos públicos 24 horas por dia e sete dias por semana.

Todos os contatos recebidos são registrados e dão início a um processo sigiloso de investigação, sempre em conformidade com a legislação vigente e com nossas normas e procedimentos.

No período coberto por este relatório não houve casos de corrupção registrados por nenhuma de nossas ferramentas de monitoramento. GRI SO4

Hotline de Denúncia de Atos Ilícitos
Por telefone:
Brasil – 0800 891 7391
Demais países – www.kpmg.com/Global/en/Pages/International-hotline-numbers.aspx
On-line: www.clearviewconnects.com
Por correio: P.O. Box 11017 – Toronto, Ontário – M1E 1N0 Canadá

© 2012 KPMG Auditores Independentes, uma sociedade simples brasileira e firma-membro da rede KPMG de firmas-membro independentes e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Todos os direitos reservados.

KPMG International Cooperative (“KPMG International”) is a Swiss entity. Member firms of the KPMG network of independent firms are affiliated with KPMG International. KPMG International provides no client services. No member firm has any authority to obligate or bind KPMG International or any other member firm vis-à-vis third parties, nor does KPMG International have any such authority to obligate or bind any member firm.