Na definição de materialidade para este relatório, dentre os vários assuntos avaliados, nossos stakeholders declararam que os nossos negócios pela sua própria natureza devem sempre ter como foco uma gestão ética com uma governança transparente e responsável, capaz de entregar serviços com alta qualidade com base em um bom tratamento dos seus funcionários.
Os quatro temas priorizados, não por acaso, já constituem os pilares fundamentais da estratégia das firmas-membro da KPMG em todo o mundo, como demonstrado na ilustração ao lado.
As pessoas constituem um dos nossos pilares e, efetivamente, é por meio delas que concretizamos a nossa visão e a nossa estratégia. São as nossas pessoas que endereçam as questões priorizadas pelos nossos stakeholders, que geram valor aos clientes por meio de soluções que os ajudam a desenvolver vantagem competitiva, ou ainda, que oferecem maior transparência e credibilidade às suas demonstrações financeiras. Nossas práticas auxiliam o mercado de capitais a enfrentar os seus desafios, podem tornar os serviços públicos mais eficientes, o mercado financeiro mais sólido, além de desenvolver a governança em vários segmentos, contribuindo na construção de uma sociedade vibrante e mais sustentável.
Nessa jornada, nosso pessoal sempre encontrará oportunidades de trabalho desafiadoras e inovadoras, um sólido plano de carreira para o desenvolvimento de todo o seu potencial. Investimos constantemente em nossos profissionais para que cresçamos juntos e possamos desempenhar um papel crucial no mundo dos negócios.
Temos o compromisso com uma cultura de alta performance e tornamo-nos uma organização que atrai grandes talentos. Nosso pessoal tem visão global e de futuro, é especialista e busca de maneira apaixonada realizar o seu trabalho e gerar valor ao cliente.
Atrair, contratar, desenvolver, apoiar, reconhecer e reter os melhores profissionais é essencial para o crescimento perene e para promover o processo de sucessão na nossa Organização. Por isso, oferecemos à nossa equipe um ambiente que contribua para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, conduzido pela gestão de Recursos Humanos e pela área de Desenvolvimento e Aprendizagem.
Reconhecimento
A KPMG International recebeu o 1º lugar entre as Big Four e o 2º lugar no segmento de negócios na pesquisa realizada pela Universum que identificou as empresas mais atrativas para se trabalhar: “The World’s Most Attractive Employer 2011”. Saiba mais: http://universumglobal.com/IDEAL-Employer-Rankings/Global-Top-50
GRI LA1
Em 30 de setembro de 2011, 4.073 colaboradores integravam a KPMG no Brasil. Destes, 3.830 são profissionais da KPMG, sendo 3.566 empregados próprios, contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), 21 estagiários e 243 sócios e sócios-diretores. O quadro de colaboradores inclui ainda 220 empregados de empresas contratadas, sem vínculo empregatício com a KPMG, em sua maioria para os serviços de apoio à infraestrutura, e 23 empregados temporários.
Colaboradores: termo que define todo o conjunto de pessoas que trabalham na KPMG.
Profissionais: termo específico que inclui sócios e sócios-diretores, empregados das áreas Técnica e Administrativa da KPMG, contratados pelo regime CLT e, eventualmente, estagiários.
Total de colaboradores da KPMG | |||||||||||||||
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Cidade/escritórios (unidade operacional importante) |
Contrato permanente (CLT) | Contrato temporário | Sócios e sócios-diretores | Terceiros | Total | ||||||||||
2011 | 2010 | 2009 | 2011 | 2010 | 2009 | 2011 | 2010 | 2009 | 2011 | 2010 | 2009 | 2011 | 2010 | 2009 | |
São Paulo | 1.780 | 1.404 | 1.251 | 8 | 13 | 6 | 153 | 143 | 137 | 187 | 153 | 66 | 2.128 | 1.713 | 1.460 |
Rio de Janeiro | 509 | 400 | 354 | 6 | 5 | 4 | 30 | 24 | 22 | 15 | 10 | 9 | 560 | 439 | 389 |
Demais localidades | 1.298 | 691 | 571 | 9 | 0 | 3 | 60 | 21 | 21 | 18 | 13 | 13 | 1.385 | 725 | 608 |
Subtotal | 3.587 | 2.495 | 2.176 | 23 | 18 | 13 | 243 | 188 | 180 | 220 | 176 | 88 | 4.073 | 2.877 | 2.457 |
Total de profissionais da KPMG | 3.830 | 2.683 | 2.356 |
Os escritórios de São Paulo e do Rio de Janeiro concentram 64,5% dos nossos colaboradores, por isso, optamos por apresentar os indicadores divididos em três categorias: escritório de São Paulo, escritório do Rio de Janeiro e demais escritórios. Dos funcionários próprios e temporários, 1% trabalha no regime de seis horas. Por não ser um dado relevante, retiramos e formulamos a maneira de reporte para facilitar a visualização dessas informações.
profissionais da KPMG
A KPMG valoriza e estimula a manutenção de um ambiente de respeito às singularidades, em que possam florescer soluções ricas e inovadoras. Como Organização cidadã, temos a responsabilidade de promover a diversidade e a inclusão. Esse compromisso está declarado em nosso valor “respeitamos as pessoas pelo que são”, e reforçado em nosso Código de Conduta, que promove um ambiente livre de discriminação.
Nossa política de remuneração e promoção é baseada exclusivamente na meritocracia – garantida pelos processos de avaliação de desempenho – e de acordo com as leis aplicáveis, independentemente de características pessoais como raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, deficiência, orientação sexual ou estado civil.
Essa ferramenta da KPMG oferece respostas simples e interativas sobre como conduzir negócios em diferentes países, por meio de perfis culturais e comparações de costumes. Para conhecer, acesse: www.globesmart.com.
Aperfeiçoamos a nossa coleta de dados em 2011, incluindo a categoria Estagiários. Nos anos anteriores, os estagiários estavam incluídos na categoria Staff.
Observação: a divisão dos nossos profissionais em “Equipe Técnica” e “Equipe Administrativa” tem a finalidade de demonstrar com maior clareza o número de profissionais relacionados diretamente ao nosso core business (Equipe Técnica).
Aperfeiçoamos a nossa coleta de dados em 2011, incluindo a categoria Estagiários. Nos anos anteriores, os estagiários estavam incluídos na categoria Staff.
Observação: a divisão dos nossos profissionais em “Equipe Técnica” e “Equipe Administrativa” tem a finalidade de demonstrar com maior clareza o número de profissionais relacionados diretamente ao nosso core business (Equipe Técnica).
O Grupo Inklusão dá continuidade ao nosso programa de estímulo à diversidade. Um de nossos desafios tem sido a contratação de pessoas com deficiência (PCDs). Existe notada dificuldade no mercado brasileiro em relação à mão de obra qualificada, e esse é um tema ainda mais sensível quando falamos de PCDs, seja por questões estruturais, conjunturais ou culturais do nosso País. Dessa maneira, nossas contratações têm sido majoritariamente na área Administrativa. Pensando em preparar e oferecer oportunidades a esses jovens, iniciamos o primeiro programa de trainees personalizado para pessoas com deficiência (PCD). Nosso processo de recrutamento e seleção foi adaptado para atender às necessidades especiais de cada candidato e contratamos nove trainees. Além disso, havíamos previsto para 2011 um programa piloto para capacitação de PCDs. Dificuldades no desenho e na operacionalização do programa nos alertaram para a necessidade de uma parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT – Prefeitura de São Paulo) para readequação do programa de capacitação e da disponibilidade de vagas, postergando o piloto para 2012, com a meta de preparar e contratar 12 profissionais. Para auxiliar na integração dos PCDs, lançamos o manual de convivência para público interno, ressaltando formas adequadas de interação. Lançamos informações na intranet por meio de vídeo institucional e revistas internas. A nossa área de Infraestrutura fez todas as adaptações necessárias para atender aos critérios de acessibilidade, trabalhando pontualmente para que o profissional com algum tipo de limitação não seja prejudicado em seu trabalho (por exemplo: software de voz para o deficiente visual). |
Composição do Grupo InklusãoMarcela Navarro (RH)Monique Leme (RH) Tatiana Gouveia (RH) Adélia Belo (L&D) Braulio Fernandes (KC) Lucimara Vieira (Programação) Keli Castro (Marketing) Eliete Ribeiro (Tax) Eliane Momesso (Cidadania Corporativa) Patrícia Molino (P&T) Renata Greb (Audit – RM) Roberto Coelho (IT) Ronaldo Rodrigues (IE Compras) Marilda Soares (RH – RJ) Marcos Boscolo (Audit G1) João Alouche (Audit G2) Glecy Romito (BPO) André Bibo (Pool) Marcos Aguirre (BDM) Luiz Renato Guimarães Pereira (T&R) |
PCDs | ||
---|---|---|
2011 | 2010 | |
Administrativa | 29 | 30 |
Técnica | 17 | 1 |
TOTAL | 46 | 31 |
Como formadores de opinião, divulgamos o assunto em redes sociais e publicações externas, como a revista Sentidos e a Feira Reatech. Adicionalmente, apoiamos a Feira de Tecnologia para Reabilitação de Pessoas com Deficiência e a Passeata Movimento Superação, bem como o 1º Festival de Projetos Sociais da Oficina dos Menestréis do Teatro Lauro Gomes em São Paulo, cujo elenco é formado exclusivamente por pessoas com deficiência e que, dessa maneira, podem capacitar-se e desenvolver-se em outras profissões de seu interesse.
De todas as empresas que atuam sob o nome KPMG no Brasil, somente uma delas não atende à cota determinada pela legislação vigente, para a qual firmamos um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério do Trabalho, estabelecendo um plano com ações para tratar dessa questão e aumentar as contratações.
A KPMG apoia os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. Globalmente, focamos os nossos esforços para tratar dos três primeiros: erradicação da fome e da pobreza extrema, acesso universal ao ensino básico e promoção da igualdade dos sexos e da autonomia das mulheres. GRI 4.12 Com relação ao terceiro objetivo, temos fomentado condições que contribuam para um ambiente de trabalho mais flexível e inclusivo, que permita o desenvolvimento profissional das mulheres e sua ascensão aos cargos de liderança da nossa Organização. No Brasil, atualmente temos 24% de mulheres nas categorias de gerente, sócio-diretor e sócio. A KPMG International tem a meta de alcançar 25% de mulheres em cargos de liderança em suas firmas-membro até 2015. O Grupo de Mulheres da KPMG no Brasil (KPMG’s Network of Women – KNOW) tem trabalhado para estimular essa evolução. Entre as contribuições do grupo, estão as reuniões mensais com as líderes, o programa de coaching, o lactário, a reformulação da política de maternidade – da gravidez até o primeiro ano da criança –, os debates e eventos externos com lideranças femininas e, ainda, a participação da KPMG no movimento +Mulher 360 e também na Rede Brasileira de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade. Esse Grupo de Mulheres tem por missão “incentivar o desenvolvimento profissional estruturado, com maior retenção da mulher na Organização, buscando condições compatíveis diante das oportunidades de carreira, viabilizando recursos para encorajá-las no caminho da realização pessoal e profissional”. |
GRI EC7
Promover o desenvolvimento profissional e pessoal é fundamental para a KPMG no Brasil. Isso se comprova quando observamos os profissionais que ocupam os mais altos cargos na Organização e que ingressaram na KPMG ainda no início de suas carreiras, passando por um processo de crescimento contínuo até se tornarem sócios.
Esse tipo de incentivo é de extrema importância para a KPMG, uma vez que garante a construção de uma equipe comprometida com os objetivos e o crescimento da Organização. Também damos atenção aos talentos locais, colocando os interesses regionais em foco nos nossos negócios.
Contratações locais | |||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Local | Total de sócios e sócios-diretores | Sócios e sócios-diretores que atuam em seus estados de origem |
|||||||
Número absoluto | Número absoluto | Percentual | |||||||
2011 | 2010 | 2009 | 2011 | 2010 | 2009 | 2011 | 2010 | 2009 | |
Estado de São Paulo* | 181 | 143 | 137 | 135 | 101 | 92 | 75% | 71% | 67% |
Estado do Rio de Janeiro* | 34 | 24 | 22 | 22 | 17 | 16 | 65% | 71% | 72% |
Demais Estados* | 28 | 21 | 21 | 11 | 8 | 8 | 39% | 38% | 38% |
Total no Brasil | 243 | 188 | 180 | 226 | 172 | 161 | 93% | 91% | 89% |
Os programas de aprendizagem e desenvolvimento são foco de nossos investimentos e vão além dos regulamentos da profissão em educação continuada, incentivando graduação, pós-graduação, especialização, cursos de idiomas, treinamentos comportamentais, intercâmbio (KPMG Mobility Program) e cursos técnicos diversos.
Nível de escolaridade dos colaboradores da KPMG em 2011 | ||
---|---|---|
Número | Percentual | |
Superior e extensão universitária | 3.726 | 97,3 |
Ensino Fundamental/Médio | 95 | 2,5 |
Ensino Técnico | 9 | 0,2 |
Total de profissionais | 3.830 | 100,0 |
A KPMG Business School é responsável pelo planejamento e pelo programa de desenvolvimento. Em São Paulo, mantemos um Centro de Treinamento que concentra as atividades de aprendizagem e desenvolvimento, facilitando o acesso e reduzindo despesas. Contudo, com o crescimento de nossos escritórios em outras regiões, estamos estudando a possibilidade de termos outros centros de treinamento no Brasil.
Nossos treinamentos são segmentados para desenvolver diferentes habilidades e competências:
Corporativo: obrigatório para todos os profissionais, desenvolve habilidades comportamentais e dissemina normas e políticas corporativas, como Risk Management, Ética & Independência e Data Privacy.
Core training: obrigatório para todos os profissionais, o treinamento desenvolve habilidades e conhecimentos técnicos necessários por área de atuação e para desenvolver padrão de excelência na prestação de serviços.
Cursos de formação: disseminam conceitos sobre metodologia na realização de serviços em cada área profissional.
Cursos de especialização: desenvolvem assuntos específicos, indicados pelos líderes conforme a necessidade do profissional.
Total de investimentos em aprendizagem e desenvolvimento | |||
---|---|---|---|
2011 | 2010 | 2009 | |
Tempo (mil horas) | 366 | 285 | 305 |
Financeiro (R$ milhões) | 24,9 | 23,0 | 21,7 |
a) Investimentos específicos em habilidades técnicas e comportamentais | 10,5 | 10,9 | 8,5 |
b) Investimentos em graduação, pós-graduação, idiomas, intercâmbio e outros | 14,4 | 12,1 | 13,2 |
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), todos os profissionais técnicos devem passar pelo Programa de Educação Continuada, em que recebem obrigatoriamente 40 horas de treinamento ao ano – cumprindo o mínimo de 120 horas em três anos – para garantir a continuidade do processo de aprendizagem, mantendo nossos profissionais atualizados e informados sobre procedimentos técnicos indispensáveis à qualidade de nossos serviços.
Comprometidos em cumprir o programa e oportunizar a manutenção de um time de excelência e alta performance, a KPMG vai além do requerido: nossos profissionais tiveram a média de 95 horas de treinamento em 2011, e, além disso, estendemos voluntariamente a regra de educação continuada aos nossos profissionais da área Administrativa.
Horas investidas em aprendizagem e desenvolvimento – profissionais da KPMG | |||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2011 | 2010 | 2009 | |||||||
Horas | Pessoas | Média | Horas | Pessoas | Média | Horas | Pessoas | Média | |
Equipe Técnica | |||||||||
Estagiário | 509 | 5 | 102 | N/D | N/D | N/D | N/D | N/D | N/D |
Trainee | 106.480 | 1.041 | 102 | 124.876 | 787 | 159 | 111.367 | 625 | 177 |
Staff | 135.656 | 1.369 | 99 | 98.676 | 1.172 | 84 | 118.519 | 1.015 | 117 |
Gerente | 37.116 | 340 | 109 | 30.479 | 313 | 97 | 36.538 | 273 | 134 |
Sócios e sócios-diretores | 25.422 | 217 | 117 | 18.218 | 183 | 194 | 18.462 | 168 | 219 |
Subtotal Equipe técnica | 305.182 | 2.972 | 103 | 272.198 | 2.454 | 111 | 283.886 | 2.081 | 136 |
Equipe Administrativa | |||||||||
Estagiário | 1.019 | 16 | 64 | N/D | N/D | N/D | N/D | N/D | N/D |
Trainee | 3.876 | 70 | 55 | 0 | 0 | 0 | 96 | 1 | 96 |
Staff | 42.157 | 668 | 63 | 11.111 | 209 | 53 | 19.303 | 247 | 78 |
Gerente | 8.293 | 78 | 106 | 1.142 | 14 | 82 | 1.275 | 15 | 85 |
Sócios e sócios-diretores | 5.117 | 26 | 197 | 426 | 5 | 85 | 930 | 12 | 150 |
Subtotal Equipe administrativa | 60.462 | 858 | 70 | 12.730 | 229 | 56 | 21.604 | 275 | 79 |
Total | 365.644 | 3.830 | 95 | 284.928 | 2.683 | 106 | 305.490 | 2.356 | 130 |
Aperfeiçoamos a nossa coleta de dados em 2011, incluindo a categoria “Estagiários”. Nos anos anteriores, os estagiários estavam incluídos na categoria “Staff”.
Queremos desenvolver jovens profissionais, por isso o grande investimento no nosso Programa Anual de Trainees, que visa atrair, contratar e formar excelentes talentos do mercado. Em 2011, cerca de 38 mil candidatos participaram do processo de seleção, com 714 contratações.
Todos os trainees passam por um programa de treinamento intensivo antes de começarem a atuar nas áreas de negócio. O programa para os trainees de auditoria, especificamente, contempla 172 horas. O objetivo é desenvolver nossos princípios e padrões de qualidade, além de trabalhar nossos valores dentro do contexto da cidadania corporativa.
Programa Anual de Trainees KPMG | ||
---|---|---|
2011 | 2010 | 2009 |
714 | 437 | 274 |
Queremos que nossos profissionais tenham um enfoque global e uma visão de futuro. Desejamos que eles atinjam seu pleno potencial e que possam desenvolver suas carreiras. A troca de conhecimento com práticas profissionais do exterior está prevista em nossa política de aprendizagem e desenvolvimento. Com o Mobility Program, há intercâmbio entre as firmas-membro da KPMG International, proporcionando aprendizado de diferentes idiomas e culturas, bem como a compreensão ampla e profunda de nossa estrutura global, nossos valores e nossos serviços.
Mobility Program | ||||
---|---|---|---|---|
Programa | Duração | Profissionais participantes | ||
2011 | 2010 | 2009 | ||
Global Opportunities | De 1 a 3 anos | 21 | 6 | 26 |
Global Internship Program | 1 mês | 8 | 7 | 1 |
Tax Trek | 3 meses | 4 | 5 | 7 |
GRI 4.7
Como parte do processo de sucessão dos nossos principais executivos, aplicamos programas de capacitação e desenvolvimento específicos para alta liderança, que preparam nossos profissionais para suas responsabilidades futuras. Os principais programas são o Chairman 75 e o Programa de Desenvolvimento de Sócios (PDS).Nossa política global de evolução de carreira é baseada nos princípios de meritocracia e igualdade de oportunidades. Para tanto, realizamos aconselhamentos e avaliações anuais para que nossos profissionais acompanhem seu desempenho, identifiquem pontos positivos e aprimorem aspectos técnicos ou comportamentais. Por meio das promoções, reconhecemos os nossos profissionais e a sua contribuição ao nosso negócio e viabilizamos o desenvolvimento do nosso plano de carreira e sucessão.
Quanto ao acesso à alta liderança, os profissionais que se destacam em sua performance são indicados para integrar a sociedade. Eles são avaliados e entrevistados por uma consultoria externa e, na sequência, por membros do Comitê Executivo no Brasil, além de sócios seniores da KPMG International.
Número de promoções | |||
---|---|---|---|
2011 | 2010 | 2009 | |
Staff | 1.872 | 1.059 | 1.080 |
Staff a gerente | 106 | 90 | 48 |
Gerente a gerente sênior | 78 | 49 | 28 |
Gerente sênior a sócio-diretor | 26 | 25 | 8 |
Sócio-diretor a sócio | 13 | 17 | 8 |
Total | 2.095 | 1.240 | 1.172 |
GRI EC5
Pesquisas periódicas com as quatro maiores empresas do setor e mapeamento das práticas de mercado são nossa base de referência para remunerar nossos profissionais.Promoções e evoluções salariais são definidas pelos resultados nas avaliações de desempenho. Em relação ao salário-mínimo nacional, os menores salários pagos pela KPMG nesse período foram pelo menos 29% maiores na equipe administrativa e 38% maiores na equipe técnica.
Outro grande incentivo à meritocracia é o Programa de Participação nos Lucros (PPL), que avalia as metas do sistema Dialogue e os resultados gerais da Organização, da unidade de negócio e do próprio profissional, ao longo do ano.
No caso de sócios, incluindo o presidente, os mesmos princípios são seguidos, e a remuneração está alinhada à rentabilidade do negócio e às avaliações de desempenho, além de metas de estratégia e socioambientais, estas últimas com caráter educativo. GRI 4.5
Relação entre o menor salário da KPMG e o salário-mínimo nacional | |||
---|---|---|---|
Equipe Técnica | |||
Escritório (unidade operacional importante) | 2011 | 2010 | 2009 |
São Paulo | 38% | 122% | 125% |
Rio de Janeiro | 128% | 155% | 126% |
Demais unidades | 132% | 116% | 137% |
Equipe Administrativa | |||
Escritório (unidade operacional importante) | 2011 | 2010 | 2009 |
São Paulo | 29% | 27% | 35% |
Rio de Janeiro | 35% | 57% | 55% |
Demais unidades | 69% | 18% | 35% |
Os dados de 2009 e 2010 foram recalculados com base no salário-mínimo nacional para mais clareza e consistência.
GRI LA3
Ao criarmos condições para que nossos profissionais se desenvolvam e tenham satisfação profissional e pessoal, prestamos os nossos serviços com excelência e geramos valor aos nossos clientes. Essa é uma questão central para a KPMG, porque pessoas e negócios formam um elo indissociável.
Benefícios | |
---|---|
Benefício | Público beneficiado |
Academia | Todos os profissionais |
Assistência médica | Todos os profissionais |
Assistência odontológica | Todos os profissionais |
Auxílio-creche | Convenção coletiva local – mães com filhos de até 7 anos e pais com guarda da criança |
Auxílio-doença | Todos os profissionais – conforme convenção coletiva local |
Check-up médico anual | Sócios e sócios-diretores |
Estacionamento | Em São Paulo, a partir da categoria de analista e consultor plenos (áreas técnicas) e analista e consultor seniores (áreas administrativas) |
Estímulo para cursos de pós-graduação | A partir da categoria de gerente |
Cursos de idiomas | Todos os profissionais |
Estímulo financeiro para profissionais com fluência em inglês, espanhol ou japonês |
Todos os profissionais da área Técnica mediante comprovação de fluência |
Seguro de vida | Todos os profissionais |
Empréstimo consignado | Todos os profissionais – a partir de 12 meses em regime CLT |
Subsídio órgão de classe (taxa de registro, transferência e anuidade) |
Todos os profissionais |
KPMG Prev (plano de aposentadoria complementar) | Todos os profissionais em regime CLT |
Programa de Participação nos Lucros (PPL) | Todos os profissionais em regime CLT |
Subsídio alimentação | Todos os profissionais – valor local |
Brinde de casamento | Todos os profissionais – a partir de 12 meses em regime CLT |
Vale-transporte | Todos os profissionais |
Estímulo para cursos de graduação | Todos os profissionais |
Por meio do Programa de Qualidade de Vida – MyLife, estimulamos hábitos saudáveis, bem-estar e atenção ao corpo e à mente dos integrantes de nossa equipe, o que se reflete em nossos negócios.
Cultura e entretenimento
Promovemos diversos eventos em cultura e entretenimento, como programações especiais, roteiros e descontos em eventos artísticos e culturais. Além de integrar pessoas, divertir e relaxar, o contato com a arte e a música, em suas diversas manifestações, é um exercício de ampliação de percepções, da sensibilidade e da inteligência.
Saúde
Promovemos campanhas de conscientização, prevenção, vacinação, dicas de saúde e convênio com academias. Nos períodos de pico de volume de trabalho, conhecidos como busy season, desenvolvemos uma campanha com dicas na intranet e comunicados sobre como evitar o estresse, além de oferecermos sessões gratuitas de quick massage nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro.
Facilidades
Disponibilizamos serviços que facilitam a rotina dos profissionais, com acordos firmados com restaurantes, lojas, cabeleireiros e outros. Também criamos uma seção “Classificados”, em que são anunciados bens e serviços para compra e venda.
Projeto Eficiência
Criado em 2009, tem como objetivo auxiliar os profissionais de Audit na aplicação da metodologia da KPMG de forma eficaz, otimizando as horas dedicadas aos projetos sem comprometer a qualidade final e promovendo mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A meta de levar o Projeto Eficiência a toda a equipe de auditoria até 2011 foi cumprida.
O clima organizacional é um dos fatores essenciais para retermos talentos e para alcançarmos nosso objetivo estratégico de sermos considerados como uma das melhores empresas para se trabalhar. A gestão do clima organizacional na KPMG é um processo contínuo de aprimoramento, por isso, a cada dois anos, realizamos a pesquisa Global People Survey (GPS) que mede motivação e satisfação da nossa equipe.
Cada área, por meio de seus líderes e respectivos business partners (Recursos Humanos), desenha planos de ação específicos para a sua realidade, buscando melhorar esses indicadores. O time global de People, Performance and Culture (PPC) está remodelando a nossa pesquisa a fim de que possa continuar efetiva e atualizada, acompanhando e monitorando as questões mais relevantes para os nossos profissionais.
A nova versão da GPS está programada para ser aplicada no início do ano societário 2012-2013. No entanto, para que já possamos avaliar como estamos caminhando com os nossos planos de ação decorrentes da última GPS, a KPMG International realizará no início de março de 2012 uma amostragem denominada Pulse, com resultados por firma-membro, já com indicadores remodelados.
GRI EC8
A Cidadania Corporativa decorre da visão e dos valores KPMG e, dessa maneira, influencia nossa estratégia, nossas escolhas e a maneira como nos relacionamos com os nossos stakeholders. Temos a crença de que os negócios possuem papel singular e podem contribuir para a solução de problemas complexos no mundo, e que práticas e negócios responsáveis ajudam a fomentar o desenvolvimento sustentável.
Nossos stakeholders, embora tenham priorizado outros temas, também estão interessados em entender quais são os impactos positivos gerados pela KPMG nos locais em que opera, e que vão além dos benefícios intrínsecos gerados pela prestação de seus serviços. E é sobre esse assunto que trataremos neste tópico.
A KPMG no Brasil trabalha para construir uma imagem de transparência e confiança no mercado por meio da precisão em nossos relatórios financeiros e por auxiliar as empresas a aperfeiçoar seus sistemas de gestão. Com a consciência de que ainda há espaço para avançarmos em direção à nossa visão, alavancando o potencial de nossas comunidades, a KPMG International assumiu alguns compromissos que nos ajudam nessa jornada.
“A visão da KPMG International declara de maneira contundente que, para construirmos e mantermos a nossa reputação de melhor empresa com a qual se trabalhar, devemos continuar a gerar oportunidades para que nosso pessoal, nossos clientes e nossas comunidades atinjam seu pleno potencial. Essas palavras possuem um significado profundo. Esse compromisso une os líderes e o pessoal da KPMG em torno do objetivo comum de construir comunidades sustentáveis tanto nos locais em que operamos como nos cantos mais remotos do mundo, nos quais também escolhemos trilhar o nosso caminho de responsabilidade e comprometimento, propiciando uma diferença significativa na vida das pessoas. Nós devemos escolher liderar a mudança no nosso mundo.”
Lord Hastings of Scarisbrick, CBE
Líder Global de Cidadania da KPMG International
Desde 2003 a KPMG International é signatária do Pacto Global das Nações Unidas e apresenta anualmente o seu Relatório de Progresso àquela organização. Ser signatária do Pacto estende às suas firmas-membro o compromisso com os dez princípios que abrangem quatro grandes áreas: Direitos Humanos, Direitos Trabalhistas, Meio Ambiente e Medidas Anti-corrupção. A KPMG International adota ainda os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.
Esses dois compromissos externos são o norte para a estratégia de atuação em todas as firmas-membro do mundo, potencializando os impactos positivos que são colocados em prática por meio de dois programas globais da KPMG International: o Global Development Initiative, que trata das questões relacionadas ao desenvolvimento e à justiça social, e o Global Green Initiative, que trata das questões relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas.
A Diretoria Internacional de Cidadania Corporativa e Diversidade na KPMG International é responsável por definir, organizar e fomentar as diretrizes e acompanhar o desempenho das práticas de sustentabilidade nas firmas-membro. A decisão pelas ações, contudo, permanece com as firmas-membro que, a partir das diretrizes globais, traçam o seu plano de ação adaptado às suas realidades locais.
A KPMG no Brasil tem atuado de maneira cada vez mais comprometida e colaborativa. Por meio de um processo reflexivo e de uma visão mais integrada, tem podido observar a conexão da sustentabilidade com os seus negócios e compreendido como potencializar seus impactos positivos e minimizar os impactos negativos decorrentes de sua atuação, tanto na sociedade quanto na natureza.
No Brasil, R$ 2,2 milhões foram investidos na comunidade nesse período. As nossas principais iniciativas serão apresentadas a seguir e estão segmentadas nos três fundamentos da estratégia de Cidadania Corporativa no Brasil: Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente. É válido ressaltar, contudo, que as iniciativas possuem transversalidade, isto é, podem estar relatadas em um desses pilares e também apresentar um impacto positivo em outros.
Em razão de seu efetivo engajamento com o Pacto Global e com diversas iniciativas da ONU que buscam influenciar políticas públicas na busca da equidade, a KPMG International foi convidada em janeiro de 2011 a integrar o LEAD, plataforma de liderança corporativa para a sustentabilidade, lançada no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Para saber mais, acesse: http://www.unglobalcompact.org/HowToParticipate/Lead/index.html
A educação é fator essencial para o nosso negócio e também para o desenvolvimento do Brasil. Alavancar o pleno potencial de comunidades passa pela capacitação e pelo desenvolvimento das habilidades das pessoas. Por isso, temos o objetivo de trabalhar em conjunto com escolas, faculdades e ONGs para fortalecer as habilidades de crianças e jovens. Na prática, esse apoio se dá também por meio dos projetos que serão detalhados na sequência.
O que é: programa que oferece um ciclo de quatro anos de atividades de educação suplementar, supervisão médica e nutricional, refeições diárias e atividades esportivas.
Público: 220 crianças, com idades entre 10 e 14 anos, em bairros carentes de São Carlos (SP), cidade na qual mantemos um de nossos escritórios.
Objetivo: incentivar a autoestima, o fortalecimento de laços familiares e o desenvolvimento intelectual dos alunos.
Investimento: R$ 667 mil por parte da KPMG, além do apoio da Universidade de São Paulo (USP), que oferece a infraestrutura para o projeto nas dependências do campus de São Carlos e FUSP, que gerencia os recursos do Projeto.
Envolvimento de profissionais da KPMG: interação. durante as visitas do projeto aos escritórios da KPMG em São Carlos e São Paulo e nos eventos comemorativos do projeto. A KPMG também acompanha o desenvolvimento do projeto e atua como conselheira junto à equipe pedagógica e de coordenação, com vistas ao aprimoramento dos programas. Os profissionais de São Carlos também realizam a auditoria das contas do projeto.
Dados estatísticos do Projeto Pequeno Cidadão – 1996 a 2011 | |
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Crianças atendidas | 2.300 |
Pessoas atendidas indiretamente (famílias) | 11.500 |
Atividades em arte e educação (horas-aula) | 22.460 |
Atividades esportivas (horas-aula) | 37.507 |
Atividades em biblioteca e inclusão digital – inauguração da biblioteca em 2000 (horas-aula) | 6.775 |
Empréstimos de livros e fascículos na biblioteca | 24.738 |
Atividades de reforço escolar – grupos de pesquisa (horas-aula) | 11.465 |
Consultas odontológicas | 2.247 |
Refeições servidas | 827.994 |
Encaminhamento dos adolescentes formandos a cursos profissionalizantes | 361 |
Consiste na entrega de uma bolsa de estudos para o Ensino Médio aos formandos de maior destaque no Projeto Pequeno Cidadão. Em 2011, quatro alunos foram beneficiados, e o investimento foi de aproximadamente R$ 40 mil.
Programa piloto a ser implantado a partir de 2012, foi idealizado para complementar o apoio aos jovens formandos que deixam o Projeto Pequeno Cidadão aos 14 anos. O projeto, em parceria firmada com o Sesi e o Senac, oferecerá a esses jovens a oportunidade de continuar o vínculo com o projeto por mais um ano, recebendo cursos complementares oferecidos por aquelas instituições, que os auxiliarão com orientações sobre mercado de trabalho, postura em entrevistas e temas relacionados ao emprego.
O que é: instituição global, sem fins lucrativos, que incentiva universitários a utilizar seus conhecimentos e empreendedorismo para desenvolver programas socioeducativos que beneficiem comunidades, tendo a sustentabilidade e o empoderamento dessas comunidades como critérios para implementação.
Investimento: R$ 50 mil.
Envolvimento de profissionais da KPMG: além da participação de profissionais da KPMG no Conselho Diretor, são realizados auditoria na apuração dos resultados no Campeonato Nacional e aconselhamento aos times, quando solicitado.
Além disso, o time vencedor recebe três passagens aéreas para que possa representar a SIFE Brasil no Campeonato Mundial, realizado a cada ano em um país diferente.
A KPMG International é patrocinadora oficial do evento mundial e várias firmas-membro em todo o mundo apoiam
a SIFE localmente.
O que é: organização com foco na educação prática sobre economia e negócios, que visa despertar o espírito empreendedor, estimular o desenvolvimento pessoal e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
Investimento: R$ 127 mil.
Envolvimento da KPMG no Brasil: o envolvimento da KPMG com a Junior Achievement (JA) iniciou-se em 2002. Tal envolvimento se intensificou a partir de 2009, quando a KPMG passou a ser uma das mantenedoras nacionais da JA e a estimular os seus profissionais a atuar como voluntários na aplicação dos programas em escolas públicas. A médio prazo, desejamos engajar todos os escritórios da KPMG nessa iniciativa; para 2011, cumprimos a meta de engajar cinco novos escritórios.
Fechamos o ano com dez escritórios participantes e 97 voluntários, aplicando os programas Miniempresa, Vamos Falar de Ética, Economia Pessoal, As Vantagens de Permanecer na Escola e Introdução ao Mundo dos Negócios, beneficiando 1.553 estudantes em todo
o Brasil. Para 2012, a meta será incluir três novos
escritórios nesse programa de voluntariado.
GRI SO5
O que é: programa piloto de educação ambiental sobre o bioma do Cerrado com a participação de professores da rede pública em Pirenópolis, Goiás, e especialistas do WWF.
O programa terá duração de três anos e tem o potencial de beneficiar 5 mil estudantes da rede pública local a cada ano.
O investimento da KPMG no Brasil ao longo desse período será em torno de R$ 380 mil. Em 2011, o investimento foi de R$ 98 mil.
A KPMG é uma das patrocinadoras desse evento, que é idealizado pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios. O Uniética promove a ética, a responsabilidade social, a transparência e a sustentabilidade a jovens universitários de todo o País. O evento atinge aproximadamente 200 participantes presenciais e uma média de 20 mil estudantes que o assistem virtualmente.
Investimento: R$ 18 mil.
Este foi o primeiro dos quatro volumes da série Terra, Ar, Água e Fogo – Sustentabilidade nos quatro elementos da natureza, publicado em 2011. O livro é destinado a clientes como brinde de fim de ano e foi escolhido pela área de Marketing para investimento cultural.
Investimento: R$ 185 mil.
Além dos aspectos histórico e pedagógico, o restauro e a adaptação arquitetônica do Engenho Central, transformando-o no Museu do Açúcar, oferecerão à comunidade a oportunidade de acesso a um extraordinário conteúdo de cultura e educação. A iniciativa foi idealizada pelo Instituto Brasil Leitor e viabilizada por apoio cultural realizado pela KPMG no Brasil.
Investimento: R$ 100 mil.
O Global Development Initiative (GDI) da KPMG é a base para a nossa atuação nesse pilar de desenvolvimento, pois foca na promoção da justiça social e na viabilização de empreendimentos sustentáveis. A nossa diretriz global nos orienta a enxergar os grandes desafios com as lentes da oportunidade e, a partir das nossas habilidades profissionais colocadas em prática em todo o mundo, colaborar para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Nossos esforços globais estão dirigidos, sobretudo, aos três primeiros objetivos.
Os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são uma iniciativa das Nações Unidas com o intuito de incentivar pessoas e empresas a atuarem em prol de mudanças positivas em suas comunidades locais (www.pnud.org.br/odm). A KPMG reforça o seu compromisso com o desenvolvimento participando de duas outras iniciativas: o Fórum Econômico Mundial, que reúne os principais líderes empresariais e políticos, jornalistas e intelectuais para discutir e encontrar soluções para as questões mais urgentes enfrentadas mundialmente, e o Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma com os dez princípios a serem adotados por organizações comprometidas com a sustentabilidade e com as práticas responsáveis de negócios.
No Brasil, nossa maneira de colaborar para o desenvolvimento e a melhoria das condições de nossas comunidades ocorre por meio das seguintes iniciativas:
GRI EC8
Colocar as nossas habilidades em prática e transformar o nosso conhecimento em valor no âmbito das comunidades é a maneira pela qual a KPMG pode melhor contribuir para o desenvolvimento de soluções e de empreendimentos sustentáveis.
Nossos serviços de Audit e Advisory na modalidade pro bono/compensação1 cumprem esse papel em organizações do terceiro setor em diversas cidades do Brasil, levando o profissionalismo à gestão e a credibilidade e transparência necessárias às demonstrações financeiras dessas organizações, proporcionando-lhes melhores condições para a continuidade de suas operações e serviços aos diversos setores e comunidades em que atuam.
1 Consiste na prestação de serviços a instituições sem fins lucrativos. O valor referente aos serviços é pago pela área de Cidadania Corporativa à área da KPMG responsável pelos serviços, e a instituição beneficiada compromete-se a realizar uma ação acordada previamente como contraprestação pelos serviços recebidos.
Tais trabalhos são submetidos aos procedimentos-padrão para aceitação de quaisquer clientes, bem como à mesma metodologia de trabalho, provendo-lhes a mesma qualidade e independência.
Desde 2007, acumulamos 7.760 horas em serviços prestados nessa modalidade. Em 2011, 1.260 horas de nossos serviços, estimados em R$ 490 mil, foram levados às instituições de terceiro setor.
Unicef: apoio à área de Monitoramento e Avaliação para a produção de material técnico e pesquisa, tais como: produção de informações desagregadas da PNAD 2010 e dos resultados preliminares do censo demográfico, organização de informações desagregadas em software próprio, dados refinados sobre HIV/AIDS e dados sobre população quilombola.
O sistema on-line desenvolvido ajudará no entendimento do contexto de cada região brasileira, com possibilidade de acesso e consulta por ONGs e público em geral via webpage da Unicef.
Investimento: R$ 50 mil.
Millennium Villages: o projeto conta com várias parcerias internacionais, inclusive por parte da KPMG International e 14 de suas firmas-membro, entre elas o Brasil. Consiste em gerar soluções para o desenvolvimento de dez cidades em regiões subsaarianas da África.
Terá duração de cinco anos, período em que trabalhará o empoderamento da comunidade local para que seja sustentável, gerando soluções que endereçam problemas como fome, doenças e analfabetismo, entre outros. Investimento da KPMG no Brasil: US$ 5 mil por ano, ao longo de três anos. Investimento inicial em 2011 no valor aproximado de R$ 8 mil.
GRI EC4
A KPMG também está atenta às oportunidades oferecidas pelo Governo para estimular a destinação de recursos às instituições que prestam serviços à comunidade.
Anualmente, avaliamos projetos sociais e culturais que estejam alinhados com a nossa estratégia de Cidadania Corporativa e de Marketing e que possam ser beneficiados.
Proporciona ações que favoreçam o desenvolvimento cultural, social, psíquico, cognitivo e afetivo de 180 crianças, jovens e adolescentes de bairros carentes de Campinas, culminando com uma melhor formação como cidadão, bem como na qualidade de vida.
Apoio: R$ 5 mil via Lei Rouanet Fumcad/FIA e R$ 8 mil via investimento social privado.
Promove atividades esportivas e educacionais a crianças e jovens entre 7 e 25 anos do complexo da Maré (Rio de Janeiro/RJ), promovendo inclusão social, apoio psicossocial, estímulo à liderança e preparação para o mercado de trabalho.
Apoio: R$ 21 mil pela Lei de Incentivo ao Esporte.
Consiste na publicação de um periódico em braile, o Boletim Ponto a Ponto, com a transcrição de artigos de jornais, revistas e diversos outros temas para o público com deficiência visual.
Apoio: R$ 35 mil por meio da Lei Rouanet.
Espetáculo da Temporada de Dança 2011 no Teatro Alfa. Apoio à cultura e possibilidade de uma sessão exclusiva para relacionamento com clientes e prospects.
Apoio: R$ 83 mil pagos via Lei Rouanet, além de investimento de marketing no valor de R$ 167 mil.
A KPMG deseja liderar por meio de exemplos e criar uma rede de multiplicadores em prol do desenvolvimento socioambiental. Estimular os nossos profissionais ao exercício da cidadania e ao voluntariado é uma ação nesse sentido.
Além do voluntariado já exercido por meio dos programas da Junior Achievement, nossos profissionais têm a possibilidade de participar em duas outras iniciativas que ocorrem anualmente: o Desafio Trainees KPMG na Comunidade e o KPMG na Comunidade.
O Desafio Trainees foi lançado em 2008 e ocorre dentro do programa de treinamento aplicado a esses novos profissionais. Desde então, nossos jovens têm sido chamados a atender diversas necessidades de nossas comunidades, tais como: doação de sangue, assistência a idosos, adolescentes e crianças, educação, revitalização de áreas comuns em instituições públicas ou privadas, conscientização ambiental, entre outras.
Resultados do Desafio Trainees | ||||
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2011 | 2010 | 2009 | 2008 | |
Total de trainees participantes | 417 | 464 | 247 | 350 |
Total de horas doadas | 1.734 | 3.918 | 2.438 | 3.360 |
Total de público impactado | Indeterminado | 1.623 | 1.605 | 1.718 |
O Dia KPMG na Comunidade é uma ação que integra profissionais de todos os escritórios da KPMG no Brasil, que se unem em torno de uma ação de cidadania para atender à necessidade específica identificada na sua comunidade.
Resultados do Dia KPMG na Comunidade | ||
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2011 | 2010 | |
Voluntários engajados | 493 | 409 |
Instituições sociais atendidas | 21 | 22 |
Pessoas potencialmente beneficiadas | 1.200 | 1.200 |
Desastres naturais devastadores acontecem em todo o mundo, afetando nosso pessoal, nossas comunidades e nossos negócios. Nossa capacidade de mobilização e ação nesses momentos de crise pode fazer a diferença e levar conforto. Nossas habilidades técnicas podem auxiliar no gerenciamento dos processos de recuperação das comunidades afetadas e trazer benefício de maior duração.
Esse sistema de planejamento da ação mais adequada a ser implementada em cada caso, inclusive combinando os dois tipos de ação, é realizado pelo líder global de Cidadania e Diversidade da KPMG.
Em 2011, tivemos algumas situações de crise, tanto internacionais quanto locais. Ao longo do mesmo ano, profissionais de vários escritórios também se mobilizaram em situações específicas. Veja ao lado exemplos da nossa contribuição no Brasil.
Aproximadamente R$ 19 mil destinados à Cruz Vermelha no Brasil para serem enviados às vítimas do terremoto seguido de tsunami no Japão. Do total, R$ 3.986,93 foram doados pelos nossos profissionais e R$ 15.000,00 pela KPMG. O apoio de todas as firmas-membro da KPMG International chegou a mais de US$ 3 milhões.
Foram doados R$ 17 mil pela KPMG no Brasil à Unicef para apoio à região do Chifre da África (Somália, Djibuti, Etiópia e Eritreia).
Foram doados R$ 8 mil à Turma da Sopa por meio de itens como cobertores populares e alimentos. Desse total, nossos profissionais contribuíram com R$ 2.468,60. A Turma da Sopa atende moradores de rua em situação de risco e faz triagem e encaminhamento de dependentes químicos para tratamento e desintoxicação.
Foram arrecadados R$ 8 mil para a campanha Natal Solidário, sendo R$ 2.995,00 referentes à organização de um chá da tarde nos asilos beneficiados e R$ 5.519,80 para a compra de fraldas geriátricas.
Foram investidos R$ 7 mil no Dia KPMG na Comunidade, na forma de reembolso para cobrir parte das despesas de cada coordenador e sua equipe na implementação da ação na ONG escolhida.
Foram entregues 37 cestas básicas à Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo no programa Stakeholder Engagement, uma contrapartida em agradecimento a cada stakeholder que concordou em participar da nossa consulta para definição da materialidade do nosso relatório de sustentabilidade.
GRI HR2
Os contratos de prestação de serviços e os contratos com fornecedores de materiais essenciais para a KPMG, como notebooks, são considerados significativos por sua importância estratégica.
Todos os nossos contratos de prestação de serviços possuem cláusulas que exigem a contratação em regime CLT e estão alinhadas a princípios e convenções da Organização Internacional do Trabalho.
O pagamento de fornecedores é feito mediante comprovação mensal do emprego regulamentado. Em 2011, nenhum contrato foi recusado por violação dos direitos humanos.
No caso de compra de materiais, temos como meta para 2012 incluir cláusulas contratuais específicas de direitos humanos nas minutas-padrão e no documento de solicitação de proposta a fornecedores. Um grupo internacional chamado Sustainable Procurement está focado no desenvolvimento de um Código de Fornecedores com diretrizes básicas que as firmas-membro da KPMG International possam adotar.
Sempre que possível, as contratações e compras são realizadas regionalmente, como no caso de papéis e materiais de limpeza. Somente compras de materiais de consumo são centralizadas em São Paulo. Dessa forma, buscamos fortalecer nosso compromisso com o desenvolvimento das economias locais. GRI EC6
Percentual do orçamento de compras com fornecedores locais | |||
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Escritório (unidade operacional importante) | 2011 | 2010 | 2009 |
São Paulo | 98 | 93 | 89 |
Rio de Janeiro | 95 | 99 | 94 |
Demais escritórios | 69 | 76 | 67 |
GRI EN18
Nosso compromisso com o Pacto Global, especificamente princípios 7, 8 e 9, refletem a postura da KPMG em relação às questões ambientais.
A KPMG conta com um Centro de Excelência Global em Serviços de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (CC&SS) para auxiliar nossos clientes a entenderem, neste ambiente complexo e em evolução em que vivemos, não apenas os desafios mas também as oportunidades que, quando bem gerenciadas, podem resultar em vantagem competitiva nessa busca da transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável.
Ao mesmo tempo, a KPMG também tem exercido essa reflexão internamente e, em resposta aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, a KPMG International lançou em 2008 a Global Green Initiative (GGI), que tem como um dos objetivos a redução da pegada de carbono per capita combinada das firmas-membro. Em 2010, relatou uma redução de 29% em relação ao ano de 2007, superando a meta estipulada. Participaram desse relato 42 firmas-membro da KPMG International – incluindo o Brasil – que representam 85% do nosso pessoal em todo o mundo.
Em 2011, uma nova meta global foi estipulada: até o ano de 2015, deveremos atingir 15% de redução nas emissões líquidas per capita combinadas das firmas-membro, sobre o ano-base de 2010. Essa meta ambiciosa deverá ser atingida por meio de tecnologias sustentáveis e viagens responsáveis, bem como pela opção de energia renovável e pela neutralização de nossas emissões a partir da compra de reduções certificadas de emissão, em especial as que estão disponíveis em mercados regulados pelo protocolo de Kyoto, como é o caso da União Europeia.
Na KPMG no Brasil, temos como meta para 2012-2013 identificar projetos que possuam o componente do carbono em sua concepção e que tenham um viés de contribuição tangível para o meio ambiente e para a sociedade. Entendemos que o carbono é um item importante, mas a contribuição para o desenvolvimento sustentável, de forma clara e mensurável, é condição indispensável para avaliarmos o eventual investimento em um projeto.
Pegada de Carbono firmas-membro KPMG International - 2010
29% de redução nas emissões líquidas per capita
20% de redução nas emissões líquidas
7% de redução nas emissões brutas
Gestão EN/EN28
A KPMG no Brasil é uma empresa do segmento de serviços de Audit, Tax e Advisory, e os aspectos ambientais não são materiais para as atividades e operações dos nossos negócios e, assim, não sofremos quaisquer ações judiciais ou sanções não monetárias decorrentes de não conformidade ambiental no período coberto por este relatório.
Não obstante, a KPMG está ciente de sua responsabilidade e mantém uma postura cidadã, pois entende que também tem um papel a desempenhar para um modelo de desenvolvimento mais equilibrado e justo. Assim, mantém política ambiental e metas de redução em alguns indicadores.
A GGI é a base para a nossa política ambiental local, que define o nosso compromisso em melhorar o desempenho ambiental do nosso negócio com ações coordenadas que reduzam a nossa pegada de carbono per capita, foquem o consumo consciente de recursos naturais e a diminuição da geração de resíduos, além do desafio de influenciarmos positivamente clientes, profissionais e comunidades. Assim como nosso País, a KPMG no Brasil está crescendo e ampliando as suas operações com novos escritórios no Brasil, razão pela qual será notado aumento no consumo total na maioria dos indicadores.
Os resultados de nossas ações e os nossos dilemas estão apresentados ao longo deste subcapítulo.
Metas de ecoeficiência locais | |||
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Indicador | Totais 2010 | Meta para 2012 | |
KPMG no Brasil | Per capita (FTE*) | sobre FTE | |
Copos plásticos descartáveis/un. | 1.056.859 | 445 | Manter |
Energia elétrica/GJ | 9.684 | 4 | Manter |
Papel/folhas | 10.614.400 | 4.467 | Reduzir 5% |
Água/metros cúbicos | 16.545 | 7 | Manter |
Impressões/folhas | 12.834.348 | 5.402 | Reduzir 5% |
O desempenho ambiental do nosso negócio depende do engajamento do nosso pessoal. Por meio de diálogos constantes com nossos profissionais, disseminamos informações, sugerimos mudanças de hábitos, os envolvemos em ações e divulgamos os progressos alcançados.
Por meio da semana do meio ambiente, os nossos profissionais responderam ao Quiz Living Green e, mediante 75% de acerto, participaram de sorteios de prêmios diversos. Entre os prêmios de 2011 estavam viagens a Chapada Diamantina e Bonito, com o intuito de ressaltar a importância do ambiente natural e sua preservação, e brindes como assinaturas de revistas, livros e DVDs com temas relacionados ao meio ambiente.
Para os filhos de nossos profissionais, lançamos a Galeria Living Green. Crianças de 4 a 12 anos foram incentivadas a desenhar sobre cinco temas: “Terra: nosso planeta, nosso futuro”; “As nossas florestas”; “Água: recurso essencial à vida”; “O que eu acho de mais lindo (ou estranho) na nossa vasta biodiversidade”; “Para garantir o futuro, umas das coisas a se preservar no meio ambiente é... ” . Os desenhos foram transformados num rico DVD que conta a história do caranguejo Kakau desvendando diversos habitats e dando dicas sustentáveis às crianças. Todos os filhos de nossos profissionais de 4 a 12 anos receberam os DVDs.
Para influenciar a comunidade nas relevantes questões que envolvem a sustentabilidade, citamos a parceria com o WWF Brasil no programa piloto Biodiversidade nas Costas, detalhado no item anterior, Educação.
Outra ação interna, que também colaborou com conscientização externa, foi o nosso apoio ao movimento Limpa Brasil: Let’s do it. O movimento, focado no consumo consciente, na correta destinação do lixo e reciclagem, organiza um evento simbólico em diversas cidades brasileiras, em que convida voluntários a serem catadores de lixo por um dia. O movimento foi utilizado como base do nosso Desafio Trainees 2011, no qual nossos 321 trainees e 128 voluntários recolheram cerca de 3 toneladas de lixo reciclável no bairro do Brás, em São Paulo; no Rio de Janeiro, 96 trainees tiveram a oportunidade de visitar a Cooperativa dos Catadores de Gramacho e vivenciar um dia como um catador de lixo reciclável, fazendo a separação dos resíduos.
O livro Terra, Ar, Água e Fogo – Sustentabilidade nos quatro elementos da natureza é uma série de quatro volumes, e o tema Terra faz parte da primeira edição de 2011. O livro é destinado a clientes como brinde de fim de ano e foi escolhido pela área de Marketing para apoio cultural via Lei Rouanet. Esse é um exemplo de como as questões relacionadas ao meio ambiente também têm sido discutidas e consideradas em outras áreas da KPMG e levadas para além de nosso ambiente corporativo.
Em razão do segmento de serviços em que atuamos, nosso principal impacto no meio ambiente decorre da emissão de gases de efeito estufa. Por essa razão, alinhada ao compromisso global de redução de GEEs (gases causadores de efeito estufa), a KPMG no Brasil tem elaborado seu inventário de carbono desde 2007 e monitorado suas emissões anualmente. Assim, identificamos que o nosso impacto mais significativo está no Escopo 3 (emissões indiretas sobre as quais não temos gestão, ou a gestão é limitada), e quase sua totalidade em razão do deslocamento dos nossos profissionais via transporte aéreo ou terrestre. GRI EN29
Intrínsecos ao tipo de serviço prestado, os deslocamentos dos nossos profissionais às instalações dos clientes constituem o principal dilema enfrentado, uma vez que as atividades precisam, na maioria das vezes, desenvolver-se nessas instalações. Para isso, nossos
25 escritórios atendem com recursos locais diversas regiões do País, o que contribui para que nossas emissões de GEE não sejam maiores.
Como a extensão territorial do Brasil demanda longos deslocamentos, investimos também em tecnologias para atendimento virtual, evitando viagens quando possível. Vale destacar o incremento dos treinamentos pela web, a disponibilização de recursos de áudio e videoconferência para reuniões e o aprimoramento de ferramentas de TI, que permitem aos profissionais acessarem remotamente nosso ambiente de rede.
Escopo 1: 6,7% das emissões |
Escopo 2: 1,5% das emissões |
Escopo 3: 91,8% das emissões |
Escopo 1 – Emissões diretas
|
Escopo 2 – Emissões indiretas
|
Escopo 3 – Outras emissões indiretas
|
Os dados correspondem ao período de janeiro a dezembro de cada ano. A metodologia desse inventário foi desenvolvida pela KPMG International com base no GHG Protocol e no DEFRA Reporting Guidance.
• A KPMGI revisou os dados de reembolso de transporte a clientes em 2010 (Escopo 3), os quais foram atualizados neste relatório.
• Em 2011, a redução das
emissões per capita foi
ocasionada principalmente pelo aumento no número de profissionais na Organização.
1 Seguindo as premissas do GHG Protocol, essas emissões não foram consideradas no Escopo 1, pois o gás HCFC 22 não é contemplado pelo Protocolo de Kyoto.
2 A média de funcionários utilizada para o cálculo de emissões por profissional é fornecida pela
KPMG International.
Brasil é referência mundial em oferta de fontes limpas para a produção de energia elétrica. Ainda assim, faz-se necessário o consumo consciente desse recurso. Para reduzir nosso consumo de energia elétrica, buscamos conscientizar nossos profissionais sobre a necessidade de mudança de hábitos, incentivamos atitudes que evitem o desperdício, realizamos adaptações em nossas instalações para evitar o consumo desnecessário, como a instalação de sensores de presença, e analisamos o consumo de energia na aquisição de equipamentos eletrônicos.
Apesar de o consumo de energia elétrica per capita ter sofrido redução, o consumo total de energia elétrica tem crescido na KPMG em razão do aumento dos seus negócios e do incremento no número de escritórios no Brasil.
*O consumo per capita de energia direta e indireta foi recalculado com
base na média de funcionários fornecida pela KPMG International.
1 O diesel foi recalculado de acordo com o consumo considerado no Escopo 1
do inventário de emissões.
Fontes de energia no Brasil em 2011 | |
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Origem | Percentual |
Energia não renovável | 11,2 |
Gás natural | 4,6 |
Derivados de petróleo | 2,5 |
Nuclear | 2,7 |
Carvão e derivados1 | 1,4 |
Energia renovável | 88,8 |
Hidráulica | 75,0 |
Importação2 | 6,7 |
Biomassa3 | 6,5 |
Eólica | 0,5 |
O papel é um item significativo de nosso consumo e também inerente ao nosso segmento de negócios. Procuramos inovar em nossa metodologia de trabalho, contribuindo para a redução no consumo de nossos principais insumos. Um exemplo é a ferramenta Caseware, um banco de dados eletrônico que minimiza a utilização de arquivos físicos, em papel. Obtivemos um resultado semelhante com o eAudIT, que permite o mapeamento eletrônico de evidências de auditoria, como contratos, propostas e notas fiscais, praticamente eliminando o uso de papel.
Os laptops constituem outro material significativo e essencial ao exercício de nossas atividades. A KPMG adéqua os seus equipamentos anualmente; em 2011, especificamente, esse procedimento teve maior impacto em razão dos quase 1.000 profissionais que ingressaram na KPMG no Brasil advindos da empresa adquirida. Os laptops obsoletos para a nossa atividade são categorizados conforme sua possibilidade de futura utilização: descarte/retorno ao produtor, venda de peças para reutilização, doação à comunidade ou, ainda, leilão aos nossos profissionais.
Materiais utilizados | Unidade de medida | Consumo em 2009 |
Consumo em 2010 |
Consumo em 2011 |
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Papel sulfite | Quilos | 63.733 | 82.005 | 74.113 |
Papel toalha/higiênico | Quilos | 28.835 | 19.342 | 29.409 |
Copos plásticos | Unidades | 1.306.151 | 1.056.859 | 1.236.775 |
Mídias/CD e DVD | Unidades | 5.970 | 9.324 | 9.854 |
Toners e cartuchos | Unidades | 459 | 757 | 801 |
Pilhas e baterias | Unidades | 2.129 | 2.057 | 1.255 |
Canetas, lápis e lapiseiras | Unidades | 40.274 | 17.324 | 36.382 |
Laptops | Unidades | 362 | 884 | 1.301 |
PCs | Unidades | 232 | 59 | 34 |
Em 2011, consumimos 19.035 metros cúbicos de água2, provenientes das redes municipais de abastecimento. Os números mostram um aumento em relação ao consumo de 2010, que foi de 16.545 metros cúbicos, decorrentes especialmente do aumento do número de funcionários em 2011 e da abertura de novos escritórios. Não há reutilização ou reciclagem de água pela KPMG, e ainda não temos planos para implantação de reuso. Nossos efluentes são captados pelos sistemas receptores da rede pública de acordo com a legislação ambiental aplicável ao nosso segmento.
Além de promovermos a conscientização para o uso responsável da água, desde 2009 nossa área de Infraestrutura vem trabalhando para melhorar a performance desse indicador, instalando redutores de vazão nas torneiras dos banheiros e, nos escritórios de São Paulo, estabelecendo rotina para rega de jardins a cada dois dias e lavagem quinzenal das escadarias.
Metas para 2012-2013
GRI EN22
Atualmente, em 16 escritórios da KPMG, incluindo os quatro prédios da sede em São Paulo, o papel consumido (nosso principal resíduo) é reciclado – atendendo às regras de sigilo e confidencialidade –, evitando-se o impacto de seu descarte. Os escritórios de São Paulo também realizam a coleta seletiva de papelão, plástico, alumínio e vidro, que recebem destinação adequada, sendo reciclados, incinerados ou depositados em aterros sanitários por uma empresa contratada.
Para o descarte do diesel consumido pelos geradores dos escritórios de São Paulo, contratamos uma empresa especializada na coleta desses resíduos. Nos demais escritórios da KPMG não há o equipamento gerador.
Temos procurado melhorar a gestão desse processo e o relacionamento com essas empresas solicitando garantias sobre o controle dos resíduos gerados e sobre sua correta destinação final.
Quanto à ampliação dessas políticas, verificamos resultados mais rapidamente nos escritórios de São Paulo, que têm administração própria, enquanto nas demais regiões teremos o desafio de envolver os condomínios em que se localizam nossos escritórios para assegurar a destinação adequada dos resíduos.
2 Exceto pelos escritórios localizados em São Paulo, nos demais o consumo de água da KPMG é rateado pelos condomínios nos quais estão instalados. Para cálculo do consumo total, partimos da média de consumo por funcionário em São Paulo e extrapolamos para o escritório do Rio de Janeiro. Para os demais escritórios foi utilizada a mesma metodologia, porém partimos da média do escritório de Goiânia, mais condizente com o tamanho dos demais escritórios, e sempre com base no número de funcionários em cada um.