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Pessoas – Employer of Choice

Gestão de recursos humanos

Na definição de materialidade para este relatório, dentre os vários assuntos avaliados, nossos stakeholders declararam que os nossos negócios pela sua própria natureza devem sempre ter como foco uma gestão ética com uma governança transparente e responsável, capaz de entregar serviços com alta qualidade com base em um bom tratamento dos seus funcionários.

Os quatro temas priorizados, não por acaso, já constituem os pilares fundamentais da estratégia das firmas-membro da KPMG em todo o mundo, como demonstrado na ilustração ao lado.

As pessoas constituem um dos nossos pilares e, efetivamente, é por meio delas que concretizamos a nossa visão e a nossa estratégia. São as nossas pessoas que endereçam as questões priorizadas pelos nossos stakeholders, que geram valor aos clientes por meio de soluções que os ajudam a desenvolver vantagem competitiva, ou ainda, que oferecem maior transparência e credibilidade às suas demonstrações financeiras. Nossas práticas auxiliam o mercado de capitais a enfrentar os seus desafios, podem tornar os serviços públicos mais eficientes, o mercado financeiro mais sólido, além de desenvolver a governança em vários segmentos, contribuindo na construção de uma sociedade vibrante e mais sustentável.

Nessa jornada, nosso pessoal sempre encontrará oportunidades de trabalho desafiadoras e inovadoras, um sólido plano de carreira para o desenvolvimento de todo o seu potencial. Investimos constantemente em nossos profissionais para que cresçamos juntos e possamos desempenhar um papel crucial no mundo dos negócios.

Temos o compromisso com uma cultura de alta performance e tornamo-nos uma organização que atrai grandes talentos. Nosso pessoal tem visão global e de futuro, é especialista e busca de maneira apaixonada realizar o seu trabalho e gerar valor ao cliente.

Atrair, contratar, desenvolver, apoiar, reconhecer e reter os melhores profissionais é essencial para o crescimento perene e para promover o processo de sucessão na nossa Organização. Por isso, oferecemos à nossa equipe um ambiente que contribua para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, conduzido pela gestão de Recursos Humanos e pela área de Desenvolvimento e Aprendizagem.

Reconhecimento
A KPMG International recebeu o 1º lugar entre as Big Four e o 2º lugar no segmento de negócios na pesquisa realizada pela Universum que identificou as empresas mais atrativas para se trabalhar: “The World’s Most Attractive Employer 2011”. Saiba mais: http://universumglobal.com/IDEAL-Employer-Rankings/Global-Top-50

Nossa equipe

GRI LA1

Em 30 de setembro de 2011, 4.073 colaboradores integravam a KPMG no Brasil. Destes, 3.830 são profissionais da KPMG, sendo 3.566 empregados próprios, contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), 21 estagiários e 243 sócios e sócios-diretores. O quadro de colaboradores inclui ainda 220 empregados de empresas contratadas, sem vínculo empregatício com a KPMG, em sua maioria para os serviços de apoio à infraestrutura, e 23 empregados temporários.

Colaboradores: termo que define todo o conjunto de pessoas que trabalham na KPMG.
Profissionais: termo específico que inclui sócios e sócios-diretores, empregados das áreas Técnica e Administrativa da KPMG, contratados pelo regime CLT e, eventualmente, estagiários.

Total de colaboradores da KPMG
Cidade/escritórios
(unidade operacional importante)
Contrato permanente (CLT) Contrato temporário Sócios e sócios-diretores Terceiros Total
2011 2010 2009 2011 2010 2009 2011 2010 2009 2011 2010 2009 2011 2010 2009
São Paulo 1.780 1.404 1.251 8 13 6 153 143 137 187 153 66 2.128 1.713 1.460
Rio de Janeiro 509 400 354 6 5 4 30 24 22 15 10 9 560 439 389
Demais localidades 1.298 691 571 9 0 3 60 21 21 18 13 13 1.385 725 608
Subtotal 3.587 2.495 2.176 23 18 13 243 188 180 220 176 88 4.073 2.877 2.457
Total de profissionais da KPMG     3.830 2.683 2.356

Os escritórios de São Paulo e do Rio de Janeiro concentram 64,5% dos nossos colaboradores, por isso, optamos por apresentar os indicadores divididos em três categorias: escritório de São Paulo, escritório do Rio de Janeiro e demais escritórios. Dos funcionários próprios e temporários, 1% trabalha no regime de seis horas. Por não ser um dado relevante, retiramos e formulamos a maneira de reporte para facilitar a visualização dessas informações.

Distribuição por escritório

profissionais da KPMG

 

 

 



Total de profissionais KPMG por idade

GRI LA1 | LA13

 

Total de profissionais KPMG por gênero

 

A KPMG valoriza e estimula a manutenção de um ambiente de respeito às singularidades, em que possam florescer soluções ricas e inovadoras. Como Organização cidadã, temos a responsabilidade de promover a diversidade e a inclusão. Esse compromisso está declarado em nosso valor “respeitamos as pessoas pelo que são”, e reforçado em nosso Código de Conduta, que promove um ambiente livre de discriminação.

Nossa política de remuneração e promoção é baseada exclusivamente na meritocracia – garantida pelos processos de avaliação de desempenho – e de acordo com as leis aplicáveis, independentemente de características pessoais como raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, deficiência, orientação sexual ou estado civil.

GlobeSmart: entendendo a diversidade cultural global           

  • Como e quando devo apresentar meu cartão de visitas?
  • Devo cumprimentar com aperto de mão ou beijo no rosto?
  • Corro o risco de ofender alguém, ao chamar a pessoa pelo seu primeiro nome?

Essa ferramenta da KPMG oferece respostas simples e interativas sobre como conduzir negócios em diferentes países, por meio de perfis culturais e comparações de costumes. Para conhecer, acesse: www.globesmart.com.



Profissionais da KPMG – Equipe Administrativa
(por gênero e por idade)


Aperfeiçoamos a nossa coleta de dados em 2011, incluindo a categoria Estagiários. Nos anos anteriores, os estagiários estavam incluídos na categoria Staff.

Observação: a divisão dos nossos profissionais em “Equipe Técnica” e “Equipe Administrativa” tem a finalidade de demonstrar com maior clareza o número de profissionais relacionados diretamente ao nosso core business (Equipe Técnica).

 

Profissionais da KPMG – Equipe Técnica
(por gênero e por idade)


Aperfeiçoamos a nossa coleta de dados em 2011, incluindo a categoria Estagiários. Nos anos anteriores, os estagiários estavam incluídos na categoria Staff.

Observação: a divisão dos nossos profissionais em “Equipe Técnica” e “Equipe Administrativa” tem a finalidade de demonstrar com maior clareza o número de profissionais relacionados diretamente ao nosso core business (Equipe Técnica).

 

 

O Grupo Inklusão dá continuidade ao nosso programa de estímulo à diversidade. Um de nossos desafios tem sido a contratação de pessoas com deficiência (PCDs). Existe notada dificuldade no mercado brasileiro em relação à mão de obra qualificada, e esse é um tema ainda mais sensível quando falamos de PCDs, seja por questões estruturais, conjunturais ou culturais do nosso País. Dessa maneira, nossas contratações têm sido majoritariamente na área Administrativa.

Pensando em preparar e oferecer oportunidades a esses jovens, iniciamos o primeiro programa de trainees personalizado para pessoas com deficiência (PCD). Nosso processo de recrutamento e seleção foi adaptado para atender às necessidades especiais de cada candidato e contratamos nove trainees.

Além disso, havíamos previsto para 2011 um programa piloto para capacitação de PCDs. Dificuldades no desenho e na operacionalização do programa nos alertaram para a necessidade de uma parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT – Prefeitura de São Paulo) para readequação do programa de capacitação e da disponibilidade de vagas, postergando o piloto para 2012, com a meta de preparar e contratar 12 profissionais.

Para auxiliar na integração dos PCDs, lançamos o manual de convivência para público interno, ressaltando formas adequadas de interação. Lançamos informações na intranet por meio de vídeo institucional e revistas internas. A nossa área de Infraestrutura fez todas as adaptações necessárias para atender aos critérios de acessibilidade, trabalhando pontualmente para que o profissional com algum tipo de limitação não seja prejudicado em seu trabalho (por exemplo: software de voz para o deficiente visual).

 

Composição do Grupo Inklusão

Marcela Navarro (RH)
Monique Leme (RH)
Tatiana Gouveia (RH)
Adélia Belo (L&D)
Braulio Fernandes (KC)
Lucimara Vieira (Programação)
Keli Castro (Marketing)
Eliete Ribeiro (Tax)
Eliane Momesso (Cidadania Corporativa)
Patrícia Molino (P&T)
Renata Greb (Audit – RM)
Roberto Coelho (IT)
Ronaldo Rodrigues (IE Compras)
Marilda Soares (RH – RJ)
Marcos Boscolo (Audit G1)
João Alouche (Audit G2)
Glecy Romito (BPO)
André Bibo (Pool)
Marcos Aguirre (BDM)
Luiz Renato Guimarães Pereira (T&R)

PCDs    
  2011 2010
Administrativa 29 30
Técnica 17 1
TOTAL 46 31

Como formadores de opinião, divulgamos o assunto em redes sociais e publicações externas, como a revista Sentidos e a Feira Reatech. Adicionalmente, apoiamos a Feira de Tecnologia para Reabilitação de Pessoas com Deficiência e a Passeata Movimento Superação, bem como o 1º Festival de Projetos Sociais da Oficina dos Menestréis do Teatro Lauro Gomes em São Paulo, cujo elenco é formado exclusivamente por pessoas com deficiência e que, dessa maneira, podem capacitar-se e desenvolver-se em outras profissões de seu interesse.

De todas as empresas que atuam sob o nome KPMG no Brasil, somente uma delas não atende à cota determinada pela legislação vigente, para a qual firmamos um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério do Trabalho, estabelecendo um plano com ações para tratar dessa questão e aumentar as contratações.


 

A KPMG apoia os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. Globalmente, focamos os nossos esforços para tratar dos três primeiros: erradicação da fome e da pobreza extrema, acesso universal ao ensino básico e promoção da igualdade dos sexos e da autonomia das mulheres. GRI 4.12

Com relação ao terceiro objetivo, temos fomentado condições que contribuam para um ambiente de trabalho mais flexível e inclusivo, que permita o desenvolvimento profissional das mulheres e sua ascensão aos cargos de liderança da nossa Organização. No Brasil, atualmente temos 24% de mulheres nas categorias de gerente, sócio-diretor e sócio. A KPMG International tem a meta de alcançar 25% de mulheres em cargos de liderança em suas firmas-membro até 2015.

O Grupo de Mulheres da KPMG no Brasil (KPMG’s Network of Women – KNOW) tem trabalhado para estimular essa evolução. Entre as contribuições do grupo, estão as reuniões mensais com as líderes, o programa de coaching, o lactário, a reformulação da política de maternidade – da gravidez até o primeiro ano da criança –, os debates e eventos externos com lideranças femininas e, ainda, a participação da KPMG no movimento +Mulher 360 e também na Rede Brasileira de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade.

Esse Grupo de Mulheres tem por missão “incentivar o desenvolvimento profissional estruturado, com maior retenção da mulher na Organização, buscando condições compatíveis diante das oportunidades de carreira, viabilizando recursos para encorajá-las no caminho da realização pessoal e profissional”.

Contratação local

GRI EC7

Promover o desenvolvimento profissional e pessoal é fundamental para a KPMG no Brasil. Isso se comprova quando observamos os profissionais que ocupam os mais altos cargos na Organização e que ingressaram na KPMG ainda no início de suas carreiras, passando por um processo de crescimento contínuo até se tornarem sócios.

Esse tipo de incentivo é de extrema importância para a KPMG, uma vez que garante a construção de uma equipe comprometida com os objetivos e o crescimento da Organização. Também damos atenção aos talentos locais, colocando os interesses regionais em foco nos nossos negócios.


Contratações locais
Local Total de sócios e sócios-diretores Sócios e sócios-diretores que atuam em
seus estados de origem
Número absoluto Número absoluto Percentual
2011 2010 2009 2011 2010 2009 2011 2010 2009
Estado de São Paulo* 181 143 137 135 101 92 75% 71% 67%
Estado do Rio de Janeiro* 34 24 22 22 17 16 65% 71% 72%
Demais Estados* 28 21 21 11 8 8 39% 38% 38%
Total no Brasil 243 188 180 226 172 161 93% 91% 89%

*São Paulo e Rio de Janeiro são os estados com maior número de sócios e sócios-diretores da KPMG no Brasil, razão pela qual apresentamos os indicadores divididos em três categorias: Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro e Demais Estados.


Qualidade em serviços

Aprendizagem e desenvolvimento

Os programas de aprendizagem e desenvolvimento são foco de nossos investimentos e vão além dos regulamentos da profissão em educação continuada, incentivando graduação, pós-graduação, especialização, cursos de idiomas, treinamentos comportamentais, intercâmbio (KPMG Mobility Program) e cursos técnicos diversos.


Nível de escolaridade dos colaboradores da KPMG em 2011
  Número Percentual
Superior e extensão universitária 3.726 97,3
Ensino Fundamental/Médio 95 2,5
Ensino Técnico 9 0,2
Total de profissionais 3.830 100,0


A KPMG Business School é responsável pelo planejamento e pelo programa de desenvolvimento. Em São Paulo, mantemos um Centro de Treinamento que concentra as atividades de aprendizagem e desenvolvimento, facilitando o acesso e reduzindo despesas. Contudo, com o crescimento de nossos escritórios em outras regiões, estamos estudando a possibilidade de termos outros centros de treinamento no Brasil.

Nossos treinamentos são segmentados para desenvolver diferentes habilidades e competências:

Corporativo: obrigatório para todos os profissionais, desenvolve habilidades comportamentais e dissemina normas e políticas corporativas, como Risk Management, Ética & Independência e Data Privacy.

Core training: obrigatório para todos os profissionais, o treinamento desenvolve habilidades e conhecimentos técnicos necessários por área de atuação e para desenvolver padrão de excelência na prestação de serviços.

Cursos de formação: disseminam conceitos sobre metodologia na realização de serviços em cada área profissional.

Cursos de especialização: desenvolvem assuntos específicos, indicados pelos líderes conforme a necessidade do profissional.
 

Total de investimentos em aprendizagem e desenvolvimento
  2011 2010 2009
Tempo (mil horas) 366 285 305
Financeiro (R$ milhões) 24,9 23,0 21,7
a) Investimentos específicos em habilidades técnicas e comportamentais 10,5 10,9 8,5
b) Investimentos em graduação, pós-graduação, idiomas, intercâmbio e outros 14,4 12,1 13,2


Política de educação profissional continuada

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), todos os profissionais técnicos devem passar pelo Programa de Educação Continuada, em que recebem obrigatoriamente 40 horas de treinamento ao ano – cumprindo o mínimo de 120 horas em três anos – para garantir a continuidade do processo de aprendizagem, mantendo nossos profissionais atualizados e informados sobre procedimentos técnicos indispensáveis à qualidade de nossos serviços.

Comprometidos em cumprir o programa e oportunizar a manutenção de um time de excelência e alta performance, a KPMG vai além do requerido: nossos profissionais tiveram a média de 95 horas de treinamento em 2011, e, além disso, estendemos voluntariamente a regra de educação continuada aos nossos profissionais da área Administrativa.

GRI 4.7 | LA10

Horas investidas em aprendizagem e desenvolvimento – profissionais da KPMG
  2011 2010 2009
Horas Pessoas Média Horas Pessoas Média Horas Pessoas Média
Equipe Técnica
Estagiário 509 5 102 N/D N/D N/D N/D N/D N/D
Trainee 106.480 1.041 102 124.876 787 159 111.367 625 177
Staff 135.656 1.369 99 98.676 1.172 84 118.519 1.015 117
Gerente 37.116 340 109 30.479 313 97 36.538 273 134
Sócios e sócios-diretores 25.422 217 117 18.218 183 194 18.462 168 219
Subtotal Equipe técnica 305.182  2.972 103 272.198 2.454 111 283.886 2.081 136
Equipe Administrativa
Estagiário 1.019 16 64 N/D N/D N/D N/D N/D N/D
Trainee 3.876 70 55 0 0 0 96 1 96
Staff 42.157  668 63 11.111 209 53 19.303 247 78
Gerente 8.293 78 106 1.142 14 82 1.275 15 85
Sócios e sócios-diretores 5.117 26 197 426 5 85 930 12 150
Subtotal Equipe administrativa 60.462  858 70 12.730 229 56 21.604 275 79
Total 365.644  3.830 95 284.928 2.683 106 305.490 2.356 130

Aperfeiçoamos a nossa coleta de dados em 2011, incluindo a categoria “Estagiários”. Nos anos anteriores, os estagiários estavam incluídos na categoria “Staff”.


Programa Anual de Trainees

Queremos desenvolver jovens profissionais, por isso o grande investimento no nosso Programa Anual de Trainees, que visa atrair, contratar e formar excelentes talentos do mercado. Em 2011, cerca de 38 mil candidatos participaram do processo de seleção, com 714 contratações.

Todos os trainees passam por um programa de treinamento intensivo antes de começarem a atuar nas áreas de negócio. O programa para os trainees de auditoria, especificamente, contempla 172 horas. O objetivo é desenvolver nossos princípios e padrões de qualidade, além de trabalhar nossos valores dentro do contexto da cidadania corporativa.
 

Programa Anual de Trainees KPMG
2011 2010 2009
714 437 274



Mobilidade e intercâmbio

Queremos que nossos profissionais tenham um enfoque global e uma visão de futuro. Desejamos que eles atinjam seu pleno potencial e que possam desenvolver suas carreiras. A troca de conhecimento com práticas profissionais do exterior está prevista em nossa política de aprendizagem e desenvolvimento. Com o Mobility Program, há intercâmbio entre as firmas-membro da KPMG International, proporcionando aprendizado de diferentes idiomas e culturas, bem como a compreensão ampla e profunda de nossa estrutura global, nossos valores e nossos serviços.
 

Mobility Program
Programa Duração Profissionais participantes
2011 2010 2009
Global Opportunities De 1 a 3 anos 21 6 26
Global Internship Program 1 mês 8 7 1
Tax Trek 3 meses 4 5 7

 

Programa de Desenvolvimento de Sócios (PDS)

Público: 100% dos sócios em três anos (2010 a 2012).
Acadêmico/FDC: apoiado por uma universidade de renome, o pilar possui seis módulos que tratam de temas como inovação, gestão empresarial, negócios internacionais, liderança, gestão de pessoas, sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
Individual LALDP: estruturado por consultoria especializada em desenvolver alta liderança, contempla assuntos como estilos de liderança, estratégia KPMG, comunicação, entre outros.

 

Programa Chairman 75

Público: 75 sócios da KPMG no mundo com perspectiva de assumir posições de liderança.
Duração: um ano e meio.
Dinâmica: reuniões trimestrais com três dias de duração em que os participantes interagem com consultores externos, CEOs de outras empresas e demais líderes da KPMG, debatendo temas relevantes e responsabilidades da liderança.



Desenvolvimento da liderança

GRI 4.7

Como parte do processo de sucessão dos nossos principais executivos, aplicamos programas de capacitação e desenvolvimento específicos para alta liderança, que preparam nossos profissionais para suas responsabilidades futuras. Os principais programas são o Chairman 75 e o Programa de Desenvolvimento de Sócios (PDS).


Avaliação e feedback

GRI 4.10 | LA12

Nossa política global de evolução de carreira é baseada nos princípios de meritocracia e igualdade de oportunidades. Para tanto, realizamos aconselhamentos e avaliações anuais para que nossos profissionais acompanhem seu desempenho, identifiquem pontos positivos e aprimorem aspectos técnicos ou comportamentais. Por meio das promoções, reconhecemos os nossos profissionais e a sua contribuição ao nosso negócio e viabilizamos o desenvolvimento do nosso plano de carreira e sucessão.

Quanto ao acesso à alta liderança, os profissionais que se destacam em sua performance são indicados para integrar a sociedade. Eles são avaliados e entrevistados por uma consultoria externa e, na sequência, por membros do Comitê Executivo no Brasil, além de sócios seniores da KPMG International.
 

Número de promoções      
  2011 2010 2009
Staff 1.872 1.059 1.080
Staff a gerente 106 90 48
Gerente a gerente sênior 78 49 28
Gerente sênior a sócio-diretor 26 25 8
Sócio-diretor a sócio 13 17 8
Total 2.095 1.240 1.172


Ferramentas de avaliação e feedback

1. Dialogue

  • Participação no período: 96% dos profissionais, excluindo-se estagiários, temporários e terceiros. Em 2010 e 2009, a participação foi de 73% e 85%, respectivamente.
  • Três etapas: Goal Setting (estabelece metas corporativas e individuais), Interim Review (avaliação e readequação de objetivos) e Year End (avaliação final dos objetivos estabelecidos para o ano).
  • Validação do performance manager (profissional encarregado de acompanhar e orientar a carreira de uma pessoa).
  • Inclui metas corporativas de ecoeficiência, conforme detalhado no subcapítulo Cidadania corporativa/Meio ambiente.

2. Avaliação 360º

  • Participação no período: 91% do público-alvo (sócios, sócios-diretores e gerentes). Em 2010 e 2009, a participação foi de 96% e 100%, respectivamente.
  • Envolve a avaliação por superiores, pares, subordinados e clientes internos.

 

Remuneração

GRI EC5

Pesquisas periódicas com as quatro maiores empresas do setor e mapeamento das práticas de mercado são nossa base de referência para remunerar nossos profissionais.

Promoções e evoluções salariais são definidas pelos resultados nas avaliações de desempenho. Em relação ao salário-mínimo nacional, os menores salários pagos pela KPMG nesse período foram pelo menos 29% maiores na equipe administrativa e 38% maiores na equipe técnica.

Outro grande incentivo à meritocracia é o Programa de Participação nos Lucros (PPL), que avalia as metas do sistema Dialogue e os resultados gerais da Organização, da unidade de negócio e do próprio profissional, ao longo do ano.

No caso de sócios, incluindo o presidente, os mesmos princípios são seguidos, e a remuneração está alinhada à rentabilidade do negócio e às avaliações de desempenho, além de metas de estratégia e socioambientais, estas últimas com caráter educativo. GRI 4.5


Relação entre o menor salário da KPMG e o salário-mínimo nacional
Equipe Técnica
Escritório (unidade operacional importante) 2011 2010 2009
São Paulo 38% 122% 125%
Rio de Janeiro 128% 155% 126%
Demais unidades 132% 116% 137%
Equipe Administrativa
Escritório (unidade operacional importante) 2011 2010 2009
São Paulo 29% 27% 35%
Rio de Janeiro 35% 57% 55%
Demais unidades 69% 18% 35%

Os dados de 2009 e 2010 foram recalculados com base no salário-mínimo nacional para mais clareza e consistência.


 

Foco no Indivíduo

GRI LA3

Ao criarmos condições para que nossos profissionais se desenvolvam e tenham satisfação profissional e pessoal, prestamos os nossos serviços com excelência e geramos valor aos nossos clientes. Essa é uma questão central para a KPMG, porque pessoas e negócios formam um elo indissociável.
 

Benefícios  
Benefício Público beneficiado
Academia Todos os profissionais
Assistência médica Todos os profissionais
Assistência odontológica Todos os profissionais
Auxílio-creche Convenção coletiva local – mães com filhos
de até 7 anos e pais com guarda da criança
Auxílio-doença Todos os profissionais – conforme convenção coletiva local
Check-up médico anual Sócios e sócios-diretores
Estacionamento Em São Paulo, a partir da categoria de analista e consultor plenos (áreas técnicas) e analista e consultor seniores (áreas administrativas)
Estímulo para cursos de pós-graduação A partir da categoria de gerente
Cursos de idiomas Todos os profissionais
Estímulo financeiro para profissionais
com fluência em inglês, espanhol ou japonês
Todos os profissionais da área Técnica mediante comprovação de fluência
Seguro de vida Todos os profissionais
Empréstimo consignado Todos os profissionais – a partir de 12 meses em regime CLT
Subsídio órgão de classe
(taxa de registro, transferência e anuidade)
Todos os profissionais
KPMG Prev (plano de aposentadoria complementar) Todos os profissionais em regime CLT
Programa de Participação nos Lucros (PPL) Todos os profissionais em regime CLT
Subsídio alimentação Todos os profissionais – valor local
Brinde de casamento Todos os profissionais – a partir de 12 meses em regime CLT
Vale-transporte Todos os profissionais
Estímulo para cursos de graduação Todos os profissionais

 

Saúde e qualidade de vida

Por meio do Programa de Qualidade de Vida – MyLife, estimulamos hábitos saudáveis, bem-estar e atenção ao corpo e à mente dos integrantes de nossa equipe, o que se reflete em nossos negócios.

Cultura e entretenimento
Promovemos diversos eventos em cultura e entretenimento, como programações especiais, roteiros e descontos em eventos artísticos e culturais. Além de integrar pessoas, divertir e relaxar, o contato com a arte e a música, em suas diversas manifestações, é um exercício de ampliação de percepções, da sensibilidade e da inteligência.

Saúde
Promovemos campanhas de conscientização, prevenção, vacinação, dicas de saúde e convênio com academias. Nos períodos de pico de volume de trabalho, conhecidos como busy season, desenvolvemos uma campanha com dicas na intranet e comunicados sobre como evitar o estresse, além de oferecermos sessões gratuitas de quick massage nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro.

Facilidades
Disponibilizamos serviços que facilitam a rotina dos profissionais, com acordos firmados com restaurantes, lojas, cabeleireiros e outros. Também criamos uma seção “Classificados”, em que são anunciados bens e serviços para compra e venda.

Projeto Eficiência
Criado em 2009, tem como objetivo auxiliar os profissionais de Audit na aplicação da metodologia da KPMG de forma eficaz, otimizando as horas dedicadas aos projetos sem comprometer a qualidade final e promovendo mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A meta de levar o Projeto Eficiência a toda a equipe de auditoria até 2011 foi cumprida.

Ambiente interno

Clima organizacional

O clima organizacional é um dos fatores essenciais para retermos talentos e para alcançarmos nosso objetivo estratégico de sermos considerados como uma das melhores empresas para se trabalhar. A gestão do clima organizacional na KPMG é um processo contínuo de aprimoramento, por isso, a cada dois anos, realizamos a pesquisa Global People Survey (GPS) que mede motivação e satisfação da nossa equipe.

Cada área, por meio de seus líderes e respectivos business partners (Recursos Humanos), desenha planos de ação específicos para a sua realidade, buscando melhorar esses indicadores. O time global de People, Performance and Culture (PPC) está remodelando a nossa pesquisa a fim de que possa continuar efetiva e atualizada, acompanhando e monitorando as questões mais relevantes para os nossos profissionais.

A nova versão da GPS está programada para ser aplicada no início do ano societário 2012-2013. No entanto, para que já possamos avaliar como estamos caminhando com os nossos planos de ação decorrentes da última GPS, a KPMG International realizará no início de março de 2012 uma amostragem denominada Pulse, com resultados por firma-membro, já com indicadores remodelados.


Resultado da Global People Survey – Brasil 2010
(percentual de satisfação – escala de 0 a 100)


 


 


Cidadania Corporativa

GRI EC8

A Cidadania Corporativa decorre da visão e dos valores KPMG e, dessa maneira, influencia nossa estratégia, nossas escolhas e a maneira como nos relacionamos com os nossos stakeholders. Temos a crença de que os negócios possuem papel singular e podem contribuir para a solução de problemas complexos no mundo, e que práticas e negócios responsáveis ajudam a fomentar o desenvolvimento sustentável.

Nossos stakeholders, embora tenham priorizado outros temas, também estão interessados em entender quais são os impactos positivos gerados pela KPMG nos locais em que opera, e que vão além dos benefícios intrínsecos gerados pela prestação de seus serviços. E é sobre esse assunto que trataremos neste tópico.

A KPMG no Brasil trabalha para construir uma imagem de transparência e confiança no mercado por meio da precisão em nossos relatórios financeiros e por auxiliar as empresas a aperfeiçoar seus sistemas de gestão. Com a consciência de que ainda há espaço para avançarmos em direção à nossa visão, alavancando o potencial de nossas comunidades, a KPMG International assumiu alguns compromissos que nos ajudam nessa jornada.

“A visão da KPMG International declara de maneira contundente que, para construirmos e mantermos a nossa reputação de melhor empresa com a qual se trabalhar, devemos continuar a gerar oportunidades para que nosso pessoal, nossos clientes e nossas comunidades atinjam seu pleno potencial. Essas palavras possuem um significado profundo. Esse compromisso une os líderes e o pessoal da KPMG em torno do objetivo comum de construir comunidades sustentáveis tanto nos locais em que operamos como nos cantos mais remotos do mundo, nos quais também escolhemos trilhar o nosso caminho de responsabilidade e comprometimento, propiciando uma diferença significativa na vida das pessoas. Nós devemos escolher liderar a mudança no nosso mundo.”

Lord Hastings of Scarisbrick, CBE
Líder Global de Cidadania da KPMG International

Desde 2003 a KPMG International é signatária do Pacto Global das Nações Unidas e apresenta anualmente o seu Relatório de Progresso àquela organização. Ser signatária do Pacto estende às suas firmas-membro o compromisso com os dez princípios que abrangem quatro grandes áreas: Direitos Humanos, Direitos Trabalhistas, Meio Ambiente e Medidas Anti-corrupção. A KPMG International adota ainda os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.

Esses dois compromissos externos são o norte para a estratégia de atuação em todas as firmas-membro do mundo, potencializando os impactos positivos que são colocados em prática por meio de dois programas globais da KPMG International: o Global Development Initiative, que trata das questões relacionadas ao desenvolvimento e à justiça social, e o Global Green Initiative, que trata das questões relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas.

A Diretoria Internacional de Cidadania Corporativa e Diversidade na KPMG International é responsável por definir, organizar e fomentar as diretrizes e acompanhar o desempenho das práticas de sustentabilidade nas firmas-membro. A decisão pelas ações, contudo, permanece com as firmas-membro que, a partir das diretrizes globais, traçam o seu plano de ação adaptado às suas realidades locais.

A KPMG no Brasil tem atuado de maneira cada vez mais comprometida e colaborativa. Por meio de um processo reflexivo e de uma visão mais integrada, tem podido observar a conexão da sustentabilidade com os seus negócios e compreendido como potencializar seus impactos positivos e minimizar os impactos negativos decorrentes de sua atuação, tanto na sociedade quanto na natureza.

No Brasil, R$ 2,2 milhões foram investidos na comunidade nesse período. As nossas principais iniciativas serão apresentadas a seguir e estão segmentadas nos três fundamentos da estratégia de Cidadania Corporativa no Brasil: Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente. É válido ressaltar, contudo, que as iniciativas possuem transversalidade, isto é, podem estar relatadas em um desses pilares e também apresentar um impacto positivo em outros.

Em razão de seu efetivo engajamento com o Pacto Global e com diversas iniciativas da ONU que buscam influenciar políticas públicas na busca da equidade, a KPMG International foi convidada em janeiro de 2011 a integrar o LEAD, plataforma de liderança corporativa para a sustentabilidade, lançada no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Para saber mais, acesse: http://www.unglobalcompact.org/HowToParticipate/Lead/index.html

Educação

A educação é fator essencial para o nosso negócio e também para o desenvolvimento do Brasil. Alavancar o pleno potencial de comunidades passa pela capacitação e pelo desenvolvimento das habilidades das pessoas. Por isso, temos o objetivo de trabalhar em conjunto com escolas, faculdades e ONGs para fortalecer as habilidades de crianças e jovens. Na prática, esse apoio se dá também por meio dos projetos que serão detalhados na sequência.

Projeto Pequeno Cidadão

O que é: programa que oferece um ciclo de quatro anos de atividades de educação suplementar, supervisão médica e nutricional, refeições diárias e atividades esportivas.

Público: 220 crianças, com idades entre 10 e 14 anos, em bairros carentes de São Carlos (SP), cidade na qual mantemos um de nossos escritórios.

Objetivo: incentivar a autoestima, o fortalecimento de laços familiares e o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Investimento: R$ 667 mil por parte da KPMG, além do apoio da Universidade de São Paulo (USP), que oferece a infraestrutura para o projeto nas dependências do campus de São Carlos e FUSP, que gerencia os recursos do Projeto.

Envolvimento de profissionais da KPMG: interação. durante as visitas do projeto aos escritórios da KPMG em São Carlos e São Paulo e nos eventos comemorativos do projeto. A KPMG também acompanha o desenvolvimento do projeto e atua como conselheira junto à equipe pedagógica e de coordenação, com vistas ao aprimoramento dos programas. Os profissionais de São Carlos também realizam a auditoria das contas do projeto.
 

Dados estatísticos do Projeto Pequeno Cidadão – 1996 a 2011  
Crianças atendidas 2.300
Pessoas atendidas indiretamente (famílias) 11.500
Atividades em arte e educação (horas-aula) 22.460
Atividades esportivas (horas-aula) 37.507
Atividades em biblioteca e inclusão digital – inauguração da biblioteca em 2000 (horas-aula) 6.775
Empréstimos de livros e fascículos na biblioteca 24.738
Atividades de reforço escolar – grupos de pesquisa (horas-aula) 11.465
Consultas odontológicas 2.247
Refeições servidas 827.994
Encaminhamento dos adolescentes formandos a cursos profissionalizantes 361



Prêmio Bessan

Consiste na entrega de uma bolsa de estudos para o Ensino Médio aos formandos de maior destaque no Projeto Pequeno Cidadão. Em 2011, quatro alunos foram beneficiados, e o investimento foi de aproximadamente R$ 40 mil.

Núcleo Aprendiz

Programa piloto a ser implantado a partir de 2012, foi idealizado para complementar o apoio aos jovens formandos que deixam o Projeto Pequeno Cidadão aos 14 anos. O projeto, em parceria firmada com o Sesi e o Senac, oferecerá a esses jovens a oportunidade de continuar o vínculo com o projeto por mais um ano, recebendo cursos complementares oferecidos por aquelas instituições, que os auxiliarão com orientações sobre mercado de trabalho, postura em entrevistas e temas relacionados ao emprego.

Students in Free Enterprise (SIFE)

O que é: instituição global, sem fins lucrativos, que incentiva universitários a utilizar seus conhecimentos e empreendedorismo para desenvolver programas socioeducativos que beneficiem comunidades, tendo a sustentabilidade e o empoderamento dessas comunidades como critérios para implementação.

Investimento: R$ 50 mil.

Envolvimento de profissionais da KPMG: além da participação de profissionais da KPMG no Conselho Diretor, são realizados auditoria na apuração dos resultados no Campeonato Nacional e aconselhamento aos times, quando solicitado.
 

Além disso, o time vencedor recebe três passagens aéreas para que possa representar a SIFE Brasil no Campeonato Mundial, realizado a cada ano em um país diferente. A KPMG International é patrocinadora oficial do evento mundial e várias firmas-membro em todo o mundo apoiam
a SIFE localmente.


Junior Achievement

O que é: organização com foco na educação prática sobre economia e negócios, que visa despertar o espírito empreendedor, estimular o desenvolvimento pessoal e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

Investimento: R$ 127 mil.

Envolvimento da KPMG no Brasil: o envolvimento da KPMG com a Junior Achievement (JA) iniciou-se em 2002. Tal envolvimento se intensificou a partir de 2009, quando a KPMG passou a ser uma das mantenedoras nacionais da JA e a estimular os seus profissionais a atuar como voluntários na aplicação dos programas em escolas públicas. A médio prazo, desejamos engajar todos os escritórios da KPMG nessa iniciativa; para 2011, cumprimos a meta de engajar cinco novos escritórios.

Fechamos o ano com dez escritórios participantes e 97 voluntários, aplicando os programas Miniempresa, Vamos Falar de Ética, Economia Pessoal, As Vantagens de Permanecer na Escola e Introdução ao Mundo dos Negócios, beneficiando 1.553 estudantes em todo o Brasil. Para 2012, a meta será incluir três novos escritórios nesse programa de voluntariado.
 


Biodiversidade nas Costas – WWF Brasil

GRI SO5

O que é: programa piloto de educação ambiental sobre o bioma do Cerrado com a participação de professores da rede pública em Pirenópolis, Goiás, e especialistas do WWF. O programa terá duração de três anos e tem o potencial de beneficiar 5 mil estudantes da rede pública local a cada ano.

O investimento da KPMG no Brasil ao longo desse período será em torno de R$ 380 mil. Em 2011, o investimento foi de R$ 98 mil.

Uniética

A KPMG é uma das patrocinadoras desse evento, que é idealizado pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios. O Uniética promove a ética, a responsabilidade social, a transparência e a sustentabilidade a jovens universitários de todo o País. O evento atinge aproximadamente 200 participantes presenciais e uma média de 20 mil estudantes que o assistem virtualmente.

Investimento: R$ 18 mil.
 


Livro Terra e o Elemento Homem

Este foi o primeiro dos quatro volumes da série Terra, Ar, Água e Fogo – Sustentabilidade nos quatro elementos da natureza, publicado em 2011. O livro é destinado a clientes como brinde de fim de ano e foi escolhido pela área de Marketing para investimento cultural.

Investimento: R$ 185 mil.

Museu do Açúcar de Piracicaba – São Paulo

Além dos aspectos histórico e pedagógico, o restauro e a adaptação arquitetônica do Engenho Central, transformando-o no Museu do Açúcar, oferecerão à comunidade a oportunidade de acesso a um extraordinário conteúdo de cultura e educação. A iniciativa foi idealizada pelo Instituto Brasil Leitor e viabilizada por apoio cultural realizado pela KPMG no Brasil.

Investimento: R$ 100 mil.

Desenvolvimento

O Global Development Initiative (GDI) da KPMG é a base para a nossa atuação nesse pilar de desenvolvimento, pois foca na promoção da justiça social e na viabilização de empreendimentos sustentáveis. A nossa diretriz global nos orienta a enxergar os grandes desafios com as lentes da oportunidade e, a partir das nossas habilidades profissionais colocadas em prática em todo o mundo, colaborar para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Nossos esforços globais estão dirigidos, sobretudo, aos três primeiros objetivos.

Os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são uma iniciativa das Nações Unidas com o intuito de incentivar pessoas e empresas a atuarem em prol de mudanças positivas em suas comunidades locais (www.pnud.org.br/odm). A KPMG reforça o seu compromisso com o desenvolvimento participando de duas outras iniciativas: o Fórum Econômico Mundial, que reúne os principais líderes empresariais e políticos, jornalistas e intelectuais para discutir e encontrar soluções para as questões mais urgentes enfrentadas mundialmente, e o Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma com os dez princípios a serem adotados por organizações comprometidas com a sustentabilidade e com as práticas responsáveis de negócios.


 


No Brasil, nossa maneira de colaborar para o desenvolvimento e a melhoria das condições de nossas comunidades ocorre por meio das seguintes iniciativas:

Prestação de serviços na modalidade pro bono ou compensação

GRI EC8
Colocar as nossas habilidades em prática e transformar o nosso conhecimento em valor no âmbito das comunidades é a maneira pela qual a KPMG pode melhor contribuir para o desenvolvimento de soluções e de empreendimentos sustentáveis.

Nossos serviços de Audit e Advisory na modalidade pro bono/compensação1 cumprem esse papel em organizações do terceiro setor em diversas cidades do Brasil, levando o profissionalismo à gestão e a credibilidade e transparência necessárias às demonstrações financeiras dessas organizações, proporcionando-lhes melhores condições para a continuidade de suas operações e serviços aos diversos setores e comunidades em que atuam.

1 Consiste na prestação de serviços a instituições sem fins lucrativos. O valor referente aos serviços é pago pela área de Cidadania Corporativa à área da KPMG responsável pelos serviços, e a instituição beneficiada compromete-se a realizar uma ação acordada previamente como contraprestação pelos serviços recebidos.

Empresas do terceiro setor beneficiadas com serviços pro bono/compensação

  • Ação Comunitária – São Paulo (R$ 42 mil)
  • Associação Portaldajuda – São Paulo (R$ 12 mil)
  • Associação Saúde Criança Renascer – Goiânia (R$ 34 mil)
  • Fundação Gol de Letra – São Paulo e Rio de Janeiro (R$ 45 mil)
  • Fundação OSESP – São Paulo (R$ 200 mil)
  • Instituto ABCD – São Paulo (R$ 21 mil)
  • Instituto Ethos – São Paulo (R$ 80 mil)
  • Instituto Ling – Porto Alegre (R$ 15 mil)
  • 41º Festival de Inverno de Campos de Jordão – Santa Marcelina (R$ 26 mil)
  • IBEF Ceará – Prêmio Equilibrista (R$ 14 mil)

Tais trabalhos são submetidos aos procedimentos-padrão para aceitação de quaisquer clientes, bem como à mesma metodologia de trabalho, provendo-lhes a mesma qualidade e independência.

Desde 2007, acumulamos 7.760 horas em serviços prestados nessa modalidade. Em 2011, 1.260 horas de nossos serviços, estimados em R$ 490 mil, foram levados às instituições de terceiro setor.

Investimento social privado

Unicef: apoio à área de Monitoramento e Avaliação para a produção de material técnico e pesquisa, tais como: produção de informações desagregadas da PNAD 2010 e dos resultados preliminares do censo demográfico, organização de informações desagregadas em software próprio, dados refinados sobre HIV/AIDS e dados sobre população quilombola.

O sistema on-line desenvolvido ajudará no entendimento do contexto de cada região brasileira, com possibilidade de acesso e consulta por ONGs e público em geral via webpage da Unicef.

Investimento: R$ 50 mil.

Millennium Villages: o projeto conta com várias parcerias internacionais, inclusive por parte da KPMG International e 14 de suas firmas-membro, entre elas o Brasil. Consiste em gerar soluções para o desenvolvimento de dez cidades em regiões subsaarianas da África.

Terá duração de cinco anos, período em que trabalhará o empoderamento da comunidade local para que seja sustentável, gerando soluções que endereçam problemas como fome, doenças e analfabetismo, entre outros. Investimento da KPMG no Brasil: US$ 5 mil por ano, ao longo de três anos. Investimento inicial em 2011 no valor aproximado de R$ 8 mil.

Investimento social via leis de incentivo fiscal (IRPJ)

GRI EC4

A KPMG também está atenta às oportunidades oferecidas pelo Governo para estimular a destinação de recursos às instituições que prestam serviços à comunidade.

Anualmente, avaliamos projetos sociais e culturais que estejam alinhados com a nossa estratégia de Cidadania Corporativa e de Marketing e que possam ser beneficiados.

Projeto Quero-Quero

Proporciona ações que favoreçam o desenvolvimento cultural, social, psíquico, cognitivo e afetivo de 180 crianças, jovens e adolescentes de bairros carentes de Campinas, culminando com uma melhor formação como cidadão, bem como na qualidade de vida.

Apoio: R$ 5 mil via Lei Rouanet Fumcad/FIA e R$ 8 mil via investimento social privado.

Instituto Luta Pela Paz

Promove atividades esportivas e educacionais a crianças e jovens entre 7 e 25 anos do complexo da Maré (Rio de Janeiro/RJ), promovendo inclusão social, apoio psicossocial, estímulo à liderança e preparação para o mercado de trabalho.

Apoio: R$ 21 mil pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Projeto Ponto a Ponto

Consiste na publicação de um periódico em braile, o Boletim Ponto a Ponto, com a transcrição de artigos de jornais, revistas e diversos outros temas para o público com deficiência visual.

Apoio: R$ 35 mil por meio da Lei Rouanet.

Evita

Espetáculo da Temporada de Dança 2011 no Teatro Alfa. Apoio à cultura e possibilidade de uma sessão exclusiva para relacionamento com clientes e prospects.

Apoio: R$ 83 mil pagos via Lei Rouanet, além de investimento de marketing no valor de R$ 167 mil.
 

Voluntariado

A KPMG deseja liderar por meio de exemplos e criar uma rede de multiplicadores em prol do desenvolvimento socioambiental. Estimular os nossos profissionais ao exercício da cidadania e ao voluntariado é uma ação nesse sentido.

Além do voluntariado já exercido por meio dos programas da Junior Achievement, nossos profissionais têm a possibilidade de participar em duas outras iniciativas que ocorrem anualmente: o Desafio Trainees KPMG na Comunidade e o KPMG na Comunidade.

O Desafio Trainees foi lançado em 2008 e ocorre dentro do programa de treinamento aplicado a esses novos profissionais. Desde então, nossos jovens têm sido chamados a atender diversas necessidades de nossas comunidades, tais como: doação de sangue, assistência a idosos, adolescentes e crianças, educação, revitalização de áreas comuns em instituições públicas ou privadas, conscientização ambiental, entre outras.
 


Resultados do Desafio Trainees
  2011 2010 2009 2008
Total de trainees participantes 417  464 247 350
Total de horas doadas 1.734 3.918 2.438 3.360
Total de público impactado Indeterminado  1.623 1.605 1.718



O Dia KPMG na Comunidade é uma ação que integra profissionais de todos os escritórios da KPMG no Brasil, que se unem em torno de uma ação de cidadania para atender à necessidade específica identificada na sua comunidade.

 

Resultados do Dia KPMG na Comunidade
  2011 2010
Voluntários engajados 493 409
Instituições sociais atendidas 21 22
Pessoas potencialmente beneficiadas 1.200 1.200

Programas pontuais e atendimento a emergências e desastres

Desastres naturais devastadores acontecem em todo o mundo, afetando nosso pessoal, nossas comunidades e nossos negócios. Nossa capacidade de mobilização e ação nesses momentos de crise pode fazer a diferença e levar conforto. Nossas habilidades técnicas podem auxiliar no gerenciamento dos processos de recuperação das comunidades afetadas e trazer benefício de maior duração.

Esse sistema de planejamento da ação mais adequada a ser implementada em cada caso, inclusive combinando os dois tipos de ação, é realizado pelo líder global de Cidadania e Diversidade da KPMG.

Em 2011, tivemos algumas situações de crise, tanto internacionais quanto locais. Ao longo do mesmo ano, profissionais de vários escritórios também se mobilizaram em situações específicas. Veja ao lado exemplos da nossa contribuição no Brasil.

Resultados das campanhas da KPMG no Brasil

Aproximadamente R$ 19 mil destinados à Cruz Vermelha no Brasil para serem enviados às vítimas do terremoto seguido de tsunami no Japão. Do total, R$ 3.986,93 foram doados pelos nossos profissionais e R$ 15.000,00 pela KPMG. O apoio de todas as firmas-membro da KPMG International chegou a mais de US$ 3 milhões.

Foram doados R$ 17 mil pela KPMG no Brasil à Unicef para apoio à região do Chifre da África (Somália, Djibuti, Etiópia e Eritreia).

Foram doados R$ 8 mil à Turma da Sopa por meio de itens como cobertores populares e alimentos. Desse total, nossos profissionais contribuíram com R$ 2.468,60. A Turma da Sopa atende moradores de rua em situação de risco e faz triagem e encaminhamento de dependentes químicos para tratamento e desintoxicação.

Foram arrecadados R$ 8 mil para a campanha Natal Solidário, sendo R$ 2.995,00 referentes à organização de um chá da tarde nos asilos beneficiados e R$ 5.519,80 para a compra de fraldas geriátricas.

Foram investidos R$ 7 mil no Dia KPMG na Comunidade, na forma de reembolso para cobrir parte das despesas de cada coordenador e sua equipe na implementação da ação na ONG escolhida.

Foram entregues 37 cestas básicas à Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo no programa Stakeholder Engagement, uma contrapartida em agradecimento a cada stakeholder que concordou em participar da nossa consulta para definição da materialidade do nosso relatório de sustentabilidade.

Gestão de fornecedores

GRI HR2

Os contratos de prestação de serviços e os contratos com fornecedores de materiais essenciais para a KPMG, como notebooks, são considerados significativos por sua importância estratégica.

Todos os nossos contratos de prestação de serviços possuem cláusulas que exigem a contratação em regime CLT e estão alinhadas a princípios e convenções da Organização Internacional do Trabalho.

O pagamento de fornecedores é feito mediante comprovação mensal do emprego regulamentado. Em 2011, nenhum contrato foi recusado por violação dos direitos humanos.

No caso de compra de materiais, temos como meta para 2012 incluir cláusulas contratuais específicas de direitos humanos nas minutas-padrão e no documento de solicitação de proposta a fornecedores. Um grupo internacional chamado Sustainable Procurement está focado no desenvolvimento de um Código de Fornecedores com diretrizes básicas que as firmas-membro da KPMG International possam adotar.

Sempre que possível, as contratações e compras são realizadas regionalmente, como no caso de papéis e materiais de limpeza. Somente compras de materiais de consumo são centralizadas em São Paulo. Dessa forma, buscamos fortalecer nosso compromisso com o desenvolvimento das economias locais. GRI EC6


Percentual do orçamento de compras com fornecedores locais      
Escritório (unidade operacional importante) 2011 2010 2009
São Paulo 98 93 89
Rio de Janeiro 95 99 94
Demais escritórios 69 76 67
Os dados de 2009 e 2010 foram recalculados em razão da melhoria na coleta das informações. Base de cálculo: compras das áreas de Facility, Marketing e Infra.

Meio ambiente

Compromissos e metas globais

GRI EN18

Nosso compromisso com o Pacto Global, especificamente princípios 7, 8 e 9, refletem a postura da KPMG em relação às questões ambientais.

A KPMG conta com um Centro de Excelência Global em Serviços de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (CC&SS) para auxiliar nossos clientes a entenderem, neste ambiente complexo e em evolução em que vivemos, não apenas os desafios mas também as oportunidades que, quando bem gerenciadas, podem resultar em vantagem competitiva nessa busca da transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável.

Ao mesmo tempo, a KPMG também tem exercido essa reflexão internamente e, em resposta aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, a KPMG International lançou em 2008 a Global Green Initiative (GGI), que tem como um dos objetivos a redução da pegada de carbono per capita combinada das firmas-membro. Em 2010, relatou uma redução de 29% em relação ao ano de 2007, superando a meta estipulada. Participaram desse relato 42 firmas-membro da KPMG International – incluindo o Brasil – que representam 85% do nosso pessoal em todo o mundo.

Em 2011, uma nova meta global foi estipulada: até o ano de 2015, deveremos atingir 15% de redução nas emissões líquidas per capita combinadas das firmas-membro, sobre o ano-base de 2010. Essa meta ambiciosa deverá ser atingida por meio de tecnologias sustentáveis e viagens responsáveis, bem como pela opção de energia renovável e pela neutralização de nossas emissões a partir da compra de reduções certificadas de emissão, em especial as que estão disponíveis em mercados regulados pelo protocolo de Kyoto, como é o caso da União Europeia.

Na KPMG no Brasil, temos como meta para 2012-2013 identificar projetos que possuam o componente do carbono em sua concepção e que tenham um viés de contribuição tangível para o meio ambiente e para a sociedade. Entendemos que o carbono é um item importante, mas a contribuição para o desenvolvimento sustentável, de forma clara e mensurável, é condição indispensável para avaliarmos o eventual investimento em um projeto.

Pegada de Carbono firmas-membro KPMG International - 2010

29% de redução nas emissões líquidas per capita
20% de redução nas emissões líquidas
7% de redução nas emissões brutas

Política ambiental no Brasil

Gestão EN/EN28

A KPMG no Brasil é uma empresa do segmento de serviços de Audit, Tax e Advisory, e os aspectos ambientais não são materiais para as atividades e operações dos nossos negócios e, assim, não sofremos quaisquer ações judiciais ou sanções não monetárias decorrentes de não conformidade ambiental no período coberto por este relatório.

Não obstante, a KPMG está ciente de sua responsabilidade e mantém uma postura cidadã, pois entende que também tem um papel a desempenhar para um modelo de desenvolvimento mais equilibrado e justo. Assim, mantém política ambiental e metas de redução em alguns indicadores.

A GGI é a base para a nossa política ambiental local, que define o nosso compromisso em melhorar o desempenho ambiental do nosso negócio com ações coordenadas que reduzam a nossa pegada de carbono per capita, foquem o consumo consciente de recursos naturais e a diminuição da geração de resíduos, além do desafio de influenciarmos positivamente clientes, profissionais e comunidades. Assim como nosso País, a KPMG no Brasil está crescendo e ampliando as suas operações com novos escritórios no Brasil, razão pela qual será notado aumento no consumo total na maioria dos indicadores.

Os resultados de nossas ações e os nossos dilemas estão apresentados ao longo deste subcapítulo.



Metas de ecoeficiência locais
Indicador Totais 2010 Meta para 2012
KPMG no Brasil Per capita (FTE*) sobre FTE
Copos plásticos descartáveis/un. 1.056.859 445 Manter
Energia elétrica/GJ 9.684 4 Manter
Papel/folhas 10.614.400 4.467 Reduzir 5%
Água/metros cúbicos 16.545 7 Manter
Impressões/folhas 12.834.348 5.402 Reduzir 5%
*FTE = Full Time Equivalent, medida adotada pela KPMG International para indicar o consumo per capita. A média de funcionários para o cálculo é fornecida pela KPMGI.

Educação ambiental

O desempenho ambiental do nosso negócio depende do engajamento do nosso pessoal. Por meio de diálogos constantes com nossos profissionais, disseminamos informações, sugerimos mudanças de hábitos, os envolvemos em ações e divulgamos os progressos alcançados.

Por meio da semana do meio ambiente, os nossos profissionais responderam ao Quiz Living Green e, mediante 75% de acerto, participaram de sorteios de prêmios diversos. Entre os prêmios de 2011 estavam viagens a Chapada Diamantina e Bonito, com o intuito de ressaltar a importância do ambiente natural e sua preservação, e brindes como assinaturas de revistas, livros e DVDs com temas relacionados ao meio ambiente.

Para os filhos de nossos profissionais, lançamos a Galeria Living Green. Crianças de 4 a 12 anos foram incentivadas a desenhar sobre cinco temas: “Terra: nosso planeta, nosso futuro”; “As nossas florestas”; “Água: recurso essencial à vida”; “O que eu acho de mais lindo (ou estranho) na nossa vasta biodiversidade”; “Para garantir o futuro, umas das coisas a se preservar no meio ambiente é... ” . Os desenhos foram transformados num rico DVD que conta a história do caranguejo Kakau desvendando diversos habitats e dando dicas sustentáveis às crianças. Todos os filhos de nossos profissionais de 4 a 12 anos receberam os DVDs.

Para influenciar a comunidade nas relevantes questões que envolvem a sustentabilidade, citamos a parceria com o WWF Brasil no programa piloto Biodiversidade nas Costas, detalhado no item anterior, Educação.

Outra ação interna, que também colaborou com conscientização externa, foi o nosso apoio ao movimento Limpa Brasil: Let’s do it. O movimento, focado no consumo consciente, na correta destinação do lixo e reciclagem, organiza um evento simbólico em diversas cidades brasileiras, em que convida voluntários a serem catadores de lixo por um dia. O movimento foi utilizado como base do nosso Desafio Trainees 2011, no qual nossos 321 trainees e 128 voluntários recolheram cerca de 3 toneladas de lixo reciclável no bairro do Brás, em São Paulo; no Rio de Janeiro, 96 trainees tiveram a oportunidade de visitar a Cooperativa dos Catadores de Gramacho e vivenciar um dia como um catador de lixo reciclável, fazendo a separação dos resíduos.

O livro Terra, Ar, Água e Fogo – Sustentabilidade nos quatro elementos da natureza é uma série de quatro volumes, e o tema Terra faz parte da primeira edição de 2011. O livro é destinado a clientes como brinde de fim de ano e foi escolhido pela área de Marketing para apoio cultural via Lei Rouanet. Esse é um exemplo de como as questões relacionadas ao meio ambiente também têm sido discutidas e consideradas em outras áreas da KPMG e levadas para além de nosso ambiente corporativo.

Controle de emissões

GRI EN16 | EN17 | EN18

Em razão do segmento de serviços em que atuamos, nosso principal impacto no meio ambiente decorre da emissão de gases de efeito estufa. Por essa razão, alinhada ao compromisso global de redução de GEEs (gases causadores de efeito estufa), a KPMG no Brasil tem elaborado seu inventário de carbono desde 2007 e monitorado suas emissões anualmente. Assim, identificamos que o nosso impacto mais significativo está no Escopo 3 (emissões indiretas sobre as quais não temos gestão, ou a gestão é limitada), e quase sua totalidade em razão do deslocamento dos nossos profissionais via transporte aéreo ou terrestre. GRI EN29

Intrínsecos ao tipo de serviço prestado, os deslocamentos dos nossos profissionais às instalações dos clientes constituem o principal dilema enfrentado, uma vez que as atividades precisam, na maioria das vezes, desenvolver-se nessas instalações. Para isso, nossos
25 escritórios atendem com recursos locais diversas regiões do País, o que contribui para que nossas emissões de GEE não sejam maiores.

Como a extensão territorial do Brasil demanda longos deslocamentos, investimos também em tecnologias para atendimento virtual, evitando viagens quando possível. Vale destacar o incremento dos treinamentos pela web, a disponibilização de recursos de áudio e videoconferência para reuniões e o aprimoramento de ferramentas de TI, que permitem aos profissionais acessarem remotamente nosso ambiente de rede.

Escopo 1: 6,7% das emissões
Escopo 2: 1,5% das emissões
Escopo 3: 91,8% das emissões

Composição do inventário de emissões

Escopo 1 – Emissões diretas
  • Consumo de diesel no gerador nos escritórios de São Paulo
  • Reembolso de combustível para sócios
  • Uso de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) na unidade de São Carlos

  Escopo 2 – Emissões indiretas
  • Consumo de eletricidade
  Escopo 3 – Outras emissões indiretas
  • Reembolso de transporte de funcionários da KPMG para clientes
  • Transporte de materiais e documentos entre escritórios
  • Motoboys – Transporte de documentos
    Viagens aéreas de funcionários da KPMG para clientes
Outras emissões1


Os dados correspondem ao período de janeiro a dezembro de cada ano. A metodologia desse inventário foi desenvolvida pela KPMG International com base no GHG Protocol e no DEFRA Reporting Guidance.
• A KPMGI revisou os dados de reembolso de transporte a clientes em 2010 (Escopo 3), os quais foram atualizados neste relatório.
• Em 2011, a redução das emissões per capita foi ocasionada principalmente pelo aumento no número de profissionais na Organização.

1 Seguindo as premissas do GHG Protocol, essas emissões não foram consideradas no Escopo 1, pois o gás HCFC 22 não é contemplado pelo Protocolo de Kyoto.
2 A média de funcionários utilizada para o cálculo de emissões por profissional é fornecida pela KPMG International.


Consumo de energia

GRI EN3 | EN4

Brasil é referência mundial em oferta de fontes limpas para a produção de energia elétrica. Ainda assim, faz-se necessário o consumo consciente desse recurso. Para reduzir nosso consumo de energia elétrica, buscamos conscientizar nossos profissionais sobre a necessidade de mudança de hábitos, incentivamos atitudes que evitem o desperdício, realizamos adaptações em nossas instalações para evitar o consumo desnecessário, como a instalação de sensores de presença, e analisamos o consumo de energia na aquisição de equipamentos eletrônicos.

Apesar de o consumo de energia elétrica per capita ter sofrido redução, o consumo total de energia elétrica tem crescido na KPMG em razão do aumento dos seus negócios e do incremento no número de escritórios no Brasil.

 

*O consumo per capita de energia direta e indireta foi recalculado com
base na média de funcionários fornecida pela KPMG International.



1 O diesel foi recalculado de acordo com o consumo considerado no Escopo 1
do inventário de emissões.


Fontes de energia no Brasil em 2011  
Origem Percentual
Energia não renovável 11,2
Gás natural 4,6
Derivados de petróleo 2,5
Nuclear 2,7
Carvão e derivados1 1,4
Energia renovável 88,8
Hidráulica 75,0
Importação2 6,7
Biomassa3 6,5
Eólica 0,5
1 Inclui gás de coqueria.
2 Hidráulica.
3 Inclui linha, bagaço de cana, lixévia e outras recuperações.
Fonte: Resultados preliminares Balanço Energético Nacional 2012 (BEN)

Consumo de materiais

GRI EN1 | EN2

O papel é um item significativo de nosso consumo e também inerente ao nosso segmento de negócios. Procuramos inovar em nossa metodologia de trabalho, contribuindo para a redução no consumo de nossos principais insumos. Um exemplo é a ferramenta Caseware, um banco de dados eletrônico que minimiza a utilização de arquivos físicos, em papel. Obtivemos um resultado semelhante com o eAudIT, que permite o mapeamento eletrônico de evidências de auditoria, como contratos, propostas e notas fiscais, praticamente eliminando o uso de papel.

Os laptops constituem outro material significativo e essencial ao exercício de nossas atividades. A KPMG adéqua os seus equipamentos anualmente; em 2011, especificamente, esse procedimento teve maior impacto em razão dos quase 1.000 profissionais que ingressaram na KPMG no Brasil advindos da empresa adquirida. Os laptops obsoletos para a nossa atividade são categorizados conforme sua possibilidade de futura utilização: descarte/retorno ao produtor, venda de peças para reutilização, doação à comunidade ou, ainda, leilão aos nossos profissionais.

Materiais utilizados Unidade de medida Consumo
em 2009
Consumo
em 2010
Consumo
em 2011
Papel sulfite Quilos 63.733 82.005 74.113
Papel toalha/higiênico Quilos 28.835 19.342 29.409
Copos plásticos Unidades 1.306.151 1.056.859 1.236.775
Mídias/CD e DVD Unidades 5.970 9.324 9.854
Toners e cartuchos Unidades 459 757 801
Pilhas e baterias Unidades 2.129 2.057 1.255
Canetas, lápis e lapiseiras Unidades 40.274 17.324 36.382
Laptops Unidades 362 884 1.301
PCs Unidades 232 59 34



Consumo de água

GRI EN8 | EN10 | EN21

Em 2011, consumimos 19.035 metros cúbicos de água2, provenientes das redes municipais de abastecimento. Os números mostram um aumento em relação ao consumo de 2010, que foi de 16.545 metros cúbicos, decorrentes especialmente do aumento do número de funcionários em 2011 e da abertura de novos escritórios. Não há reutilização ou reciclagem de água pela KPMG, e ainda não temos planos para implantação de reuso. Nossos efluentes são captados pelos sistemas receptores da rede pública de acordo com a legislação ambiental aplicável ao nosso segmento.

Além de promovermos a conscientização para o uso responsável da água, desde 2009 nossa área de Infraestrutura vem trabalhando para melhorar a performance desse indicador, instalando redutores de vazão nas torneiras dos banheiros e, nos escritórios de São Paulo, estabelecendo rotina para rega de jardins a cada dois dias e lavagem quinzenal das escadarias.

Metas para 2012-2013

  • Implementar a coleta seletiva em pelo menos três escritórios localizados em condomínios.
  • Implementar a coleta de lixo eletrônico em São Paulo.

Disposição de resíduos

GRI EN22

Atualmente, em 16 escritórios da KPMG, incluindo os quatro prédios da sede em São Paulo, o papel consumido (nosso principal resíduo) é reciclado – atendendo às regras de sigilo e confidencialidade –, evitando-se o impacto de seu descarte. Os escritórios de São Paulo também realizam a coleta seletiva de papelão, plástico, alumínio e vidro, que recebem destinação adequada, sendo reciclados, incinerados ou depositados em aterros sanitários por uma empresa contratada.

Para o descarte do diesel consumido pelos geradores dos escritórios de São Paulo, contratamos uma empresa especializada na coleta desses resíduos. Nos demais escritórios da KPMG não há o equipamento gerador.

Temos procurado melhorar a gestão desse processo e o relacionamento com essas empresas solicitando garantias sobre o controle dos resíduos gerados e sobre sua correta destinação final.

Quanto à ampliação dessas políticas, verificamos resultados mais rapidamente nos escritórios de São Paulo, que têm administração própria, enquanto nas demais regiões teremos o desafio de envolver os condomínios em que se localizam nossos escritórios para assegurar a destinação adequada dos resíduos.

2 Exceto pelos escritórios localizados em São Paulo, nos demais o consumo de água da KPMG é rateado pelos condomínios nos quais estão instalados. Para cálculo do consumo total, partimos da média de consumo por funcionário em São Paulo e extrapolamos para o escritório do Rio de Janeiro. Para os demais escritórios foi utilizada a mesma metodologia, porém partimos da média do escritório de Goiânia, mais condizente com o tamanho dos demais escritórios, e sempre com base no número de funcionários em cada um.


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