Home -

GRI 1.1 | 1.2

Pelo terceiro ano consecutivo temos o orgulho de apresentar o Relatório de Sustentabilidade da KPMG no Brasil, produzido de acordo com as diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative (GRI) e com asseguração independente da BSD Consulting. Submetê-lo a uma asseguração independente expressa o nosso compromisso com a transparência e com a evolução das nossas práticas.

Por meio deste Relatório comunicamos as estratégias e as iniciativas que implementamos para preservar elementos centrais do nosso negócio como:ética, transparência, governança, qualidade, independência e bom tratamento dos nossos profissionais, todos eles atributos-chave da sustentabilidade e validados pela consulta realizada a nossos stakeholders.

Como aconteceu nos anos anteriores, a elaboração deste documento mobilizou a equipe da KPMG no Brasil em múltiplos e produtivos esforços de reflexão retrospectiva e prospectiva.

VISÃO RETROSPECTIVA

Desafios: economia brasileira e restrições na regulamentação impactam nossas receitas

Olhando para trás, fica claro o quanto o ano de 2012 foi desafiador.Do ponto de vista do cenário brasileiro, vivenciamos o efeito da desaceleração da atividade econômica do País, que repercutiu no reduzidocrescimento de 0,9% do PIB. Os efeitos desse cenário foram sentidos emtodos os segmentos em que atuam nossos clientes, afetando diretamente nosso negócio.

No cenário setorial também houve turbulências. Em busca de uma resposta à crise econômica e de confiança originada no mercado financeiro global, intensificaram-se as regulamentações e restrições em torno da atividade de auditoria, o que impactou nossas atividades em todo o mundo.

Especificamente no Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários determinou o rodízio obrigatório de auditorias para as empresas listadas na Bolsa de Valores, gerando forte impacto em nossas receitas. Diante disso, decidimos que, em vez de reduzir operações era hora de investirmos fortemente em nossa estratégia de crescimento e na reestruturação de nosso portfólio.

Ao lado desse esforço interno de remodelação de nossas atividades de auditoria, em 2012 trabalhamos ativamente com governos, órgãos reguladores, investidores e conselhos profissionais em todo o mundo para garantir que oportunidades de avanço não sejam perdidas e para que a confiança nos mercados seja restaurada.

Oportunidades: mercado empreendedor e investimentos estrangeiros sustentam nosso crescimento

Nossas projeções para 2012 indicavam que, apesar da recessão, os investimentos estrangeiros continuariam chegando com consistência ao Brasil - animados por políticas de incentivo, pela robustez de nosso mercado interno e pelos grandes eventos que sediaremos nos próximos anos – e que o mercado empreendedor, no qual começamos a investir em 2011, continuaria crescendo.

A partir dessa análise, investimos na aquisição de duas expertises que ampliaram nosso portfólio de soluções destinadas a ajudar nossos clientes nacionais e estrangeiros a navegar com mais segurança na atual complexidade fiscal, social, econômica e de mercado. Ao final de 2011, na área de Compliance Tributário, contratamos uma equipe de profissionais experientes e estruturamos a melhor solução digital disponível no mercado para as dinâmicas demandas atuais. Em novembro de 2012, outra aquisição trouxe ao nosso quadro de profissionais especialistas em supply chain nacional e internacional, que ajudam grandes clientes a ordenar e gerenciar sua cadeia de suprimentos, no Brasil e ao redor do mundo, com oportunidades também para a área de Tax, que contribui na avaliação do impacto tributário no trânsito de mercadorias.

Alavancado por essas estratégias, o faturamento da rede de sociedades independentes, que atuam sob a marca KPMG no Brasil, atingiu, em 2012, o patamar de R$ 805 milhões, 13,7% a mais do que em 2011

Para dar suporte a esse crescimento, aproximadamente mil novos colaboradores foram incorporados em 18 meses, o que representou um aumento de 25% em nosso pessoal. A consolidação das novas operações e a integração desses profissionais às nossas metodologias e à nossa cultura exigiu enorme esforço de alinhamento ao longo de 2012, mas possibilitou elevarmos nossas atividades a um novo patamar..

VISÃO PROSPECTIVA

Para 2013, vislumbramos um ambiente favorável ao desenvolvimento de vários serviços que prestamos. Um conjunto de mudanças na legislação tributária, envolvendo fiscalização eletrônica, a obrigação de que as empresas declarem na Nota Fiscal a estimativa dos impostos que recaem sobre produtos e serviços, a alíquota única de ICMS em operações interestaduais envolvendo mercadorias importadas e a mudança dos critérios contábeis em alinhamento com os princípios e as regras internacionais das IFRS demandam que as empresas revisitem processos e procedimentos tributários, o que deverá gerar a busca por orientação qualificada.

Outro alavancador é o mercado empreendedor, que continua aquecido e está na mira de investidores estrangeiros, incentivando demandas por diagnóstico, compliance e governança.

A regionalização é outra estratégia importante de consolidação e crescimento, a ser intensificada em 2013. Desde 2011, temos ampliado nossos escritórios e sub-regionais, aumentando a presença de sócios e diretores em diversas regiões do Brasil. Com isso, oferecemos serviços com a qualidade global da KPMG sem perder o foco nos desafios e nas oportunidades específicos de cada região.

Medidas governamentais pró-transparência e iniciativas como a Natural Capital Declaration – segundo a qual instituições financeiras se comprometem a integrar ao negócio fatores ambientais, sociais e de governança corporativa - prometem ganhar força e abrir espaço para que clientes nos convidem a ajudá-los a adaptar seus negócios a novos padrões.

Considerando esses aspectos, estamos projetando um significativo crescimento de 25% para 2013.

A contribuição da sustentabilidade para nossa estratégia

Entendemos que a maior contribuição que podemos realizar para odesenvolvimento sustentável das sociedades advém da aplicação de nossas habilidades, valores, conhecimento e experiência nos diversos desafios que clientes e comunidades enfrentam.

Globalmente, a KPMG tem conquistado reconhecimento por seus serviços em sustentabilidade e por seus esforços em promover debates e gerar conhecimento sobre o tema. Duas ações que desenvolvemos em 2012 merecem destaque na construção de conhecimento sobre a sustentabilidade.

Em fevereiro de 2012, promovemos o KPMG Sustainability Summit: preparing for Rio+20, em Nova Iorque, com a cooperação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, do Pacto Global das Nações Unidas e do World Business Council for Sustainable Development. Com a participação de especialistas e líderes, como Ban Ki-moon, Michael Bromberg, Bill Clinton e Yvo de Boer, aproximadamente 600 executivos de 40 países discutiram uma agenda preparatória para a Rio+20, que buscava a convergência entre o desenvolvimento dos negócios e a escassez de recursos. O documento final, com 15 recomendações ratificadas pelos participantes, foi apresentado na Rio+20.

Na ocasião, a KPMG lançou a publicação Expect the Unexpected: building business value in a changing world. O estudo relata as dez megaforças que impactarão cada segmento e a maneira como conduziremos os nossos negócios nas próximas duas décadas.

Nosso conhecimento e experiência nos tornam conscientes de que essas forças afetam as operações atuais e futuras da KPMG no Brasil e dos nossos clientes. Por isso, estamos certos de que nosso crescimento só será sustentável em longo prazo se estiver aliado ao desenvolvimento da economia, do mercado e da sociedade, entendidos de forma sinérgica e respeitando os limites do nosso planeta.



Sabemos que ainda estamos no princípio desse processo de construir uma efetiva cultura de sustentabilidade, que efetivamente balize nosso modo de pensar, decidir e agir, mas estamos empenhando nossos esforços para que ele evolua a cada ano.

Entendemos a sustentabilidade como a linha mestra que garantirá a perenidade de nosso negócio e do planeta como um todo. Por isso, ela tem se convertido em tema cada vez mais recorrente em nossos encontros de liderança, assim como em treinamentos, reflexões, condutas e ações de toda a equipe da KPMG no Brasil.

Alguns passos que demos ao longo dos últimos anos têm reforçado esse caminho. Nosso Código de Conduta Global, recém-revisado, estabelece claros e rígidos padrões de atuação ética e independente. A adesão ainiciativas mundiais da ONU(Pacto Global, Objetivos do Milênio e Princípiosdo Empoderamento da Mulher) e do Fórum Econômico Mundial (Capitalismo Responsável, Futuro Papel da Sociedade Civil e Pacto Anticorrupção) nos permite tomar parte ativa em movimentos relevantes de mudança social. A incorporação de práticas voltadas ao meio ambiente em nosso dia a dia busca reduzir os impactos diretos de nossas atividades, ainda que tenhamos identificado que nosso principal impacto - e dilema - ambiental é indireto, pois decorre das viagens terrestres e aéreas necessárias ao atendimento aos nossos clientes. O investimento que fazemos na formação de nossos profissionais os incentiva a se desenvolverem constantemente, facilitando e encorajando o acesso ao conhecimento e às melhores práticas e promovendo programas de mobilidade. Por fim, os trabalhos pro Bono que oferecemos
a organizações sociais coloca nosso conhecimento a serviço da profissionalização e da
continuidade de sua atuação.

Recentemente, mais um passo importante nesse sentido foi dado pela KPMG International:
ao assumir o compromisso mundial pró-Direitos Humanos, convocou todas as firmas-membro
a considerá-los nos procedimentos internos para a aceitação de clientes e para a
contratação de fornecedores. Esse compromisso torna o tema dos direitos
humanos central ao core business de nossa Organização.

Todas essas iniciativas têm influenciado a forma de atuarmos com
nossos stakeholders e de fazermos negócios. Estamos empenhados
em fazer da sustentabilidade o nosso caminho.

Por fim, quero registrar meu agradecimento a todos os nossos
stakeholders, que nos ajudaram a superar os desafios de 2012.
Desejo que cada conquista que alcançamos tenha aberto caminho
para que tenhamos outro grande ano de realizações.

Boa leitura!

Pedro Melo
Presidente da KPMG no Brasil




© 2013 KPMG Auditores Independentes, uma sociedade simples brasileira e firma-membro da rede KPMG de firmas-membro independentes e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Todos os direitos reservados.

KPMG International Cooperative (“KPMG International”) is a Swiss entity. Member firms of the KPMG network of independent firms are affiliated with KPMG International. KPMG International provides no client services. No member firm has any authority to obligate or bind KPMG International or any other member firm vis-à-vis third parties, nor does KPMG International have any such authority to obligate or bind any member firm.