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Crescimento com Qualidade

Fundamentos da Estratégia da KPMG


Os pilares fundamentais de nossa estratégia apresentam os elementos que sustentam nosso crescimento: pessoas de alta performance e apaixonadas pelo que fazem, apoiadas pelo conhecimento de uma rede global de especialistas, alinhados a políticas de governança e ética, que garantem a oferta de serviços com qualidade e valor para os nossos públicos. Compreendendo os quatro pilares de forma sinérgica fica evidente que o crescimento perene só pode ser atingido quando alicerçado na qualidade dos nossos serviços.

Os assuntos que estruturam o pilar “Crescimento com qualidade” - prestar serviços com qualidade e independência - aparecem como o terceiro tema mais importante para os nossos stakeholders. Para endereçá-los, atuamos com qualidade, ética e independência, respeitando as necessidades dos clientes, do mercado e da sociedade. Dessa forma, caminhamos em direção à nossa missão, gerando valor e criando oportunidades para que nossos diversos públicos atinjam seu pleno potencial.

A qualidade dos nossos serviços é viabilizada por um modelo de trabalho global, baseado em conhecimentos compartilhados e em metodologias constantemente aperfeiçoadas a partir das mudanças de cenário e das experiências que as firmas-membro conduzem em diferentes países.

A seguir, detalhamos as principais estratégias que adotamos para garantir o desenvolvimento permanente da qualidade de nossos serviços.

Atuação diferenciada

Para um uso estratégico de nossos serviços, prezamos pelo atendimento personalizado ao segmento de atuação de nossos clientes, oferecido por meio do nosso Programa de Indústrias - Industry Program. Profissionais de alta performance nas áreas Contábil, Financeira e de Gestão específicas de cada segmento de mercado, alinhados por processos operacionais globais e apoiados pelo desenvolvimento constante de pesquisas de mercado, oferecem soluções altamente especializadas e personalizadas.

Nosso modelo de negócios se complementa pela atuação da área de Markets (Mercados), que busca maximizar as relações entre os serviços das três áreas – Audit, Tax e Advisory -, e pela atuação dos Business Development Managers (BDMs) ou Diretores de Desenvolvimento de Negócios, responsáveis por desenvolver negócios e atender clientes nos diferentes setores do mercado.

Adicionalmente, estruturamos a segmentação Brazilian Multinationals, focada em auxiliar empresas brasileiras com operações em expansão pelo mundo, e os German, China e Japanese Desks, destinados a atender companhias ou joint ventures alemãs, chinesas e japonesas, independentemente de seus setores de atuação ou da localização de seus negócios, que tenham operações no Brasil. Conhecendo suas culturas de origem, estamos prontos para atendê-los em suas especificidades.

Sempre com vistas à qualidade dos serviços, buscamos aliar a atuação diferenciada à capacitação e ao desenvolvimento de nossos profissionais, aos sistemas de controle de qualidade e à idoneidade, que sustentam nossa estrutura organizacional em âmbito global, conforme descreveremos nos próximos pilares.

Programa de Indústrias

Investimentos e inovação

GRI 2.9

Os cenários em que estamos inseridos estão em constante mudança e precisamos nos atualizar para ajudar nossos clientes a se proteger dos riscos e aproveitar as oportunidades decorrentes de cada mudança. Esse trabalho está fortemente alicerçado em nosso compromisso de inovar, nos estudos que desenvolvemos e no compartilhamento de conhecimentos e práticas entre os profissionais das firmas-membro.

Paralelamente, alinhados à nossa estratégica global, avaliamos o mercado com frequência, em busca de novas práticas que possamos incorporar para ampliar o portfólio de soluções que disponibilizamos aos nossos clientes.

Como resultado do nosso alinhamento aos objetivos estratégicos globais estabelecidos para o período de 2011 a 2015 e da observação do mercado brasileiro, visualizamos oportunidades de crescimento e diversificação do nosso portfólio de serviços e, em 2012, consolidamos novas expertises:

Mercado empreendedor

Em 2011, adquirimos as operações da quinta maior empresa brasileira de auditoria. A aquisição incluiu a estrutura física dos escritórios, a carteira de clientes, a equipe, mas não a marca sob a qual essa estrutura operava até a data da aquisição.

Ao longo de 2012, consolidamos a integração das equipes e aprofundamos nossa expertise de atender o vigoroso mercado de empresas não reguladas, o qual denominamos Mercado Empreendedor

Esse mercado oferece oportunidades mesmo diante da instabilidade macroeconômica internacional, em função do crescimento do mercado doméstico. Essas empresas devem aumentar também sua participação no mercado de capitais brasileiro e, para isso, precisarão adaptar-se em outro patamar de profissionalização, visibilidade de mercado, gestão e governança corporativa.

Estamos preparados para atender essas empresas nas mudanças necessárias, auxiliando-as na expansão e consolidação dos negócios no mercado doméstico e internacional, fazendo com que sejam reconhecidas pela vanguarda nas suas práticas de gestão e pela transparência na atuação e prestação de contas ao mercado.

Parte importante desse mercado está se desenvolvendo em regiões fora do eixo Rio-São Paulo, o que tornou estratégicos os novos escritórios oriundos da aquisição. Nossa presença se intensificou em três regiões de grande crescimento e vocação para o mercado empreendedor: Norte e Nordeste, Santa Catarina e interior de São Paulo.GRI 2.9

Tax Technology Group (TTG)

A área de Tax Techonology, implementada em 2011 inicialmente como Tax Innovation, consolidou-se em 2012 com o desenvolvimento da KTax, solução tecnológica destinada a atender a uma mudança relevante na forma e nos processos pelos quais os impostos são atualmente declarados, fiscalizados e cobrados. As informações são disponibilizadas eletronicamente, permitindo ao Fisco cruzá-las e monitorar a consistência das movimentações feitas e declaradas pelas empresas. Diante disso, o desafio é dispor de todas as informações requeridas, no formato necessário, com a segurança de que elas são consistentes e convergentes

O Ktax é uma solução completa de compliance tributário que a KPMG trouxe ao mercado para permitir ao cliente fazer a verificação eletrônica dos dados reportados às autoridades fiscais - federal e estaduais -, comparando-as às regras vigentes. Assim, o cliente analisa as informações, podendo sanar inconsistências e inadequações com agilidade e eficiência.

Supply Chain

Alinhada à aquisição da BrainNet pela KPMG na Alemanha, desde novembro de 2012 a KPMG no Brasil conta com profissionais em São Paulo e no Rio de Janeiro que atuam em uma nova linha de serviços de Management Consulting, focados em Procurement e Supply Chain Management

Essa nova linha de serviços permite-nos ampliar o suporte aos nossos clientes na gestão estratégica de toda a cadeia de suprimentos (compras, logística e operações), em projetos de redução de custos e adequação do nível de serviço. Essa aquisição traz importantes oportunidades para as áreas de Advisory e Tax que contribui na avaliação do impacto tributário no trânsito de mercadorias ao redor do mundo.

Relacionamento com clientes e mercado

GRI 4.16

Satisfação dos clientes

GRI PR5

Uma das principais medidas da qualidade de nossa atuação é obtida a partir do diálogo com nossos clientes, realizado por dois meios:

  • Atendimento - rotineiramente, por meio das equipes de trabalho em campo, recebemos feedbacks e identificamos pontos fortes e pontos de melhoria.
  • Pesquisa de Satisfação - realizada anualmente, complementa o feedback cotidiano e nos ajuda a adequar nossos serviços às expectativas dos clientes, estimulando nosso desenvolvimento, estreitando nossos relacionamentos e permitindo o acompanhamento de questões relevantes para a condução dos nossos negócios.

    Uma amostra de clientes é selecionada para participar da pesquisa por meio de dois critérios: clientes de jobs/projetos encerrados no ano fiscal correspondente e com remuneração acima de R$ 50 mil. O questionário é enviado a eles por e-mail.

  • Em 2012, a pesquisa foi encaminhada a 857 dos 2.090 clientes que se enquadraram nesses critérios e obteve 19% de retorno nas respostas. Além de avaliar os indicadores-padrão, os clientes podem utilizar um campo específico para inserir comentários adicionais.

No mesmo sentido, o processo de engajamento de stakeholders, realizado em 2011, foi um importante instrumento no entendimento das questões relevantes para a condução dos nossos negócios, segundo a perspectiva dos nossos principais públicos.


Diálogo, produção e compartilhamento de conhecimento

GRI 4.16

A matéria-prima de nosso trabalho é o conhecimento, que geramos e processamos diariamente na busca de compreender os incontáveis desafios e oportunidades relacionados aos negócios e ajudar nossos clientes a lidar com eles.

Por isso, investimos constantemente em formas de obter informações de qualidade e de fazê-las chegar até nossos profissionais. Para manter sua alta performance, eles são constantemente incentivados a buscar informações qualificadas em sua área e nos segmentos de atuação de nossos clientes, construindo o conhecimento estratégico que torna nossos serviços efetivos e reconhecidos internacionalmente.

Parte do repertório que construímos é também colocada à disposição de nossos stakeholders para qualificar o debate em torno de temas complexos com os quais lidamos. Colaborações constantes com a imprensa, pesquisas, estudos, debates e patrocínio a eventos trazem clareza e orientação sobre questões complexas e são algumas das estratégias para compartilhamento desse conhecimento.

A seguir, detalhamos algumas das ferramentas de diálogo e compartilhamento que utilizamos

  • Audit Committee Institute (ACI)
  • Grupo de debates organizado pelas firmas-membro da KPMG International, envolvendo profissionais de mais de 30 países para disseminar e absorver conhecimentos e boas práticas sobre tendências político-econômicas, corporativas, legais e tributárias determinantes para os negócios. Em 2012, a KPMG no Brasil realizou seis encontros envolvendo cerca de 500 participantes.

  • Imprensa
  • Importante vetor de difusão de informações de interesse público, por meio de seus diferentes veículos. No ano societário de 2012, fomos citados direta ou indiretamente em 5.008 reportagens jornalísticas, a maior parte delas tratando dos estudos e das pesquisas que realizamos ou utilizando nossos profissionais como fonte para construir avaliações do mercado.

  • Estudos e pesquisas
  • Servem para atualização de nossos profissionais em todo o mundo e do mercado como um todo.



Principais publicações da KPMG no Brasil em 2012

       

Estudo de Governança
Corporativa e o Mercado
de Capitais - versão 2012

III Anuário de Transparência
Contábil e Governança
Corporativa Região Administrativa
de Campinas - SP - Edição 2011/2012

Sinopse Contábil e Tributária 2012

Regulatory Practice Consolidado 2012 - Bancos e Seguros
       

Revista Business
Magazine – trimestral

Pesquisa de Fusões
e Aquisições 2012


Algumas publicações importantes das firmas-membro da KPMG International

       

Expect the Unexpected: building business value in a changing world

Business Perspective on Sustainable Growth: Preparing for Rio+20

Capitalizing on Sustainability
on Mining

Transport perspectives – November/December 2012
       

Impact of IFRS: Shipping

Global Oil & Gas - Profile and perspectives

Optimizing banking operating
models

  • Eventos
  • Também fomentamos a geração e a disseminação de conhecimento por meio do patrocínio a eventos, seminários e palestras. Durante o ano de 2012, investimos R$ 1,7 milhão nessas iniciativas.
Principais eventos em 2012


  • Participação em entidades
  • GRI 4.13 Manter conexão com temas importantes para nossos stakeholders é estratégico para que possamos alinhar nossa atuação às suas expectativas e gerar uma efetiva contribuição para o mercado e a sociedade.

    Por esse motivo, nossos profissionais participam de diversas associações, compartilhando conhecimento por meio de debates e compondo conselhos, diretorias e grupos de trabalho voltados a temas específicos.

Entidades apoiadas pela KPMG no Brasil e tipo de contribuição oferecida

Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) Associação e participação em eventos.

Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF/RJ Associação e participação em eventos.

Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH/RJ Associação e participação em eventos.

Associação Brasileira de Private e Venture Capital –ABVCAP/ SP e RJ: Associação e participação em eventos.

Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ): associação e participação em eventos.

Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – Apimec/SP Associação e participação em eventos e composição da mesa diretora.

Associação Brasileira das Companhias Abertas – Abrasca/ SP e RJ Associação e participação em eventos. José Gilberto M.Munhoz (sócio da KPMG) é membro da CANC - Comissão de Auditoria e Normas Contábeis e representante junto à Abrasca. Manuel Fernandes e Roberto Cunha (sócios da KPMG) também participam como membros da CANC e Rodrigo Uchoa é membro da COJUR – Comissão Jurídica.

Associação Comercial e Industrial de Campo Grande –ACICG Associação e participação em eventos.

Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil – Britcham/SP e RJ Associação e participação em eventos. David Bunce (sócio de Advisory/T&R da KPMG) integra o Conselho da entidade e atualmente é o Chairman da Britcham. Fabiana Veloso Pereira (sócia-diretora da KPMG) é membro do Comitê Legal, Roberto Haddad (sócio da KPMG) é membro do Comitê Tributário e Stephen Rimmer (sócio da KPMG) é coordenador do Comitê do Comércio.

Câmara de Comércio Brasil-Alemanha – AHK/SP, RJ e Porto Alegre Associação, participação em eventos, permuta e ações de marketing. Na AHK de São Paulo, um profissional da KPMG integra o Grupo de Trabalho (GT) de Marketing. Leslie Laurenti (sócia-diretora da KPMG) é responsável pela auditoria da Câmara e Charles Krieck (sócio da KPMG) é membro da diretoria. Em Porto Alegre, Wladimir Omiechuk (sócio da KPMG) é membro do Conselho Empresarial.

Câmara de Comércio Americana – Amcham Brasil Iêda Novais (sócia-diretora da KPMG) é membro do Conselho de Administração, do Comitê Executivo e presidente do Comitê de Sustentabilidade.

Câmara de Comércio Americana - Amcham/ Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Uberlândia Associação, participação em eventos e comitês. Ao todo, 10 profissionais da KPMG integram diversos Comitês Estratégicos nos temas de Energia, Business Affairs, Economia e Finanças, Comércio Exterior, Tributos, Sustentabilidade, entre outros. Jaime Cervatti (COO da KPMG) é membro do Conselho Amcham Curitiba e Manuel Fernandes (sócio da KPMG) é diretor da Amcham Rio de Janeiro.

Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil– SP Participação em eventos. FujiiToshiharu (sócio de Audit e líder de Japanese Desk da KPMG) é membro do Conselho Fiscal.

Câmara de Comércio Holando Brasileira – Dutcham Participação em eventos. Alexandre Fujimoto (sócio-diretor de Audit da KPMG) é membro do Conselho Consultivo

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – CPCB/RJ SP e Salvador Participação em eventos. Na CPCB do Rio de Janeiro, Bernardo Moreira (sócio de Audit da KPMG) é membro titular do Conselho Fiscal.

Conselho Regional de Administração (CRA) São Paulo: Associação por profissional.

 

Conselho Regional de Contabilidade (CRC): Associação por profissional.

Instituto Brasileiro de Executivos em Finanças – Ibef/São Paulo, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro Participação em eventos, palestras, conselhos e grupos de estudos. No Ibef de São Paulo, Pedro Melo (presidente da KPMG) é membro do Conselho, Marienne Coutinho (sócia de TA X INTL) é líder da Subcomissão de Tributos Internacionais, membro da Comissão de Tributos e do IbefMulher. José Luiz de Carvalho (sócio da KPMG) atua como diretor vogal e Silbert Sasdelli (sócio da KPMG) é responsável pela auditoria do instituto. No Ibef do Rio de Janeiro, Manuel Fernandes (líder do escritório local da KPMG) é membro do Conselho de Administração e Roberto Haddad (sócio da KPMG) é diretor adjunto. Em Campinas, Jarib Fogaça (sócio da KPMG) é membro do Conselho Diretor.

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC/SP, RJ, MG e SulParticipação em eventos. Em SP e RJ, Sidney Ito (sócio da KPMG) é Diretor do IBGC e Claudio Sertório (sócio da KPMG) é coordenador da Comissão de Governança em Instituições Financeiras. No RJ, MG e Sul, Iêda Novais (sócia-diretora da KPMG) é membro do Comitê dos Conselheiros Certificados.

Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP/ RJ Participação em eventos. Bernardo Moreira (sócio de Audit da KPMG) é membro da Diretoria.

Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACONSP Contribuição com verba fixa. Eduardo Pocetti (sócio da KPMG) ocupa a presidência da Diretoria Nacional e é membro do Conselho de Administração. Pedro Melo (presidente da KPMG) é secretário do Conselho de Administração.

Instituto Ethos de Responsabilidade Social: Associação e apoio à Conferência Anual.

Fundação Nacional da Qualidade – FNQ/ SPAssociação e participação em eventos. Iêda Novais (sóciadiretora da KPMG) é membro do Comitê Executivo, do Conselho Curador e do Conselho Fiscal. Elizabeth Fontanelli (sócia-diretora de Marketing na KPMG) é membro do Comitê de Risco.

Grupo de Líderes Empresariais de São Paulo - Lide/ São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre Participação em eventos e debates.

Grupo de Líderes Empresariais (Lide São Paulo, Rio de Janeiro e Sul): participação em eventos e debates.

Grupo de Líderes Empresariais para Mulheres (Lidem) São Paulo: Participação em eventos.

Movimento Brasil Competitivo: Associação e apoio à mantenedora.

FIEP - Federação das Indústrias do Estado do ParanáJaime Cervatti (sócio da KPMG) é membro convidado no Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.

Movimento + Mulher 360 Patrícia Molino representa a KPMG na Diretoria e três outras profissionais participam de subcomitês.

Junior Achievement BrasilA KPMG é uma das mantenedoras do programa nacional e promove ações de voluntariado corporativo. Pedro Melo (presidente da KPMG no Brasil) é membro do Conselho.

Junior Achievement/Rio de JaneiroAssociação e voluntariado corporativo. Manuel Fernandes (sócio líder do escritório KPMG no Rio de Janeiro) é membro da Diretoria.

Rede das Mulheres Líderes pela Sustentabilidade – Ministério do Meio AmbienteIêda Novais (sócia-diretora da KPMG) é membro do Conselho Estratégico e Coordenadora do Grupo de Trabalho 1 - Empoderamento da Mulher e Governança Corporativa.


Resultados financeiros

GRI EC1 | EC4 | EC8

Apesar do fraco desempenho da economia brasileira e da crise que persiste na Europa e nos Estados Unidos, a KPMG no Brasil apresentou um crescimento compatível com o planejamento estratégico que desenhamos de 2010 a 2015.

O valor gerado à sociedade por meio dos nossos serviços é, por vezes, intangível. Mas também é certo que o valor econômico gerado é distribuído financeiramente por meio do pagamento dos custos operacionais, dos salários e benefícios aos nossos empregados, dos impostos que são revertidos à sociedade e dos investimentos voluntários na comunidade.

* Essas informações referem-se aos períodos de janeiro a dezembro de 2012, 2011 e 2010, e representam as operações de todas as empresas independentes que atuam sob o nome KPMG no Brasil. De acordo com a legislação vigente, as empresas independentes que atuam sob a marca KPMG no Brasil estão isentas da divulgação de balanço patrimonial, exceto pelas sociedades denominadas KPMG Structure Finance e KPMG Transaction Services, cujos balanços patrimoniais já são obrigatoriamente divulgados em jornais de grande circulação do País.


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