Home -

Pessoas - Employer of Choice



Completando nossos quatro pilares estratégicos e endereçando o quarto tema indicado como prioritário pelos nossos stakeholders, neste tópico demonstraremos como as áreas de Gestão de Pessoas e de Cidadania Corporativa buscam desenvolver ao máximo o potencial de nossos profissionais e aproveitar nosso conhecimento para alavancar o potencial das pessoas que vivem nas sociedades em que atuamos.




Fundamentos da Estratégia da KPMG

São as nossas pessoas que endereçam as questões priorizadas pelos nossos stakeholders, que geram valor aos clientes por meio de soluções que os ajudam a desenvolver vantagem competitiva ou, ainda, que oferecem maior transparência e credibilidade às suas demonstrações financeiras. Por meio de nosso portfólio de serviços, nossas pessoas auxiliam o mercado de capitais a enfrentar os seus desafios, podem tornar os serviços públicos mais eficientes, o mercado financeiro mais sólido, além de desenvolver a governança em vários segmentos, contribuindo na construção de uma sociedade vibrante e mais sustentável.

Por isso, nosso foco está em desenvolver ao máximo o potencial de nossos profissionais e em aproveitar nosso conhecimento para alavancar o potencial das pessoas que vivem nas sociedades em que atuamos.

Gestão de recursos humanos

As pessoas são essenciais para a KPMG. Para que possamos desempenhar um papel crucial no mundo dos negócios, especialmente no que se refere a ajudar nossos clientes a atingir seu pleno potencial, incentivamos nossos profissionais a também desenvolver seu potencial ao máximo.

Um sólido plano de carreira dá suporte a esse desenvolvimento, associado a trabalhos que proporcionam aos nossos profissionais oportunidades constantes de se deparar com desafios e inovações.

Esse compromisso com uma cultura de alta performance impulsiona nossos profissionais a ter visão global e de futuro, a ser especialistas e a realizar o seu trabalho e gerar valor ao cliente. Com isso, a KPMG se tornou uma organização reconhecida por atrair e desenvolver grandes talentos.

A seguir, demonstraremos o perfil de nossa equipe, bem como as práticas de três áreas - Pessoas, Performance & Cultura; Aprendizagem & Desenvolvimento; Cidadania Corporativa - para atrair, contratar, desenvolver, apoiar, reconhecer e reter os melhores profissionais, promovendo o crescimento perene, viabilizando o processo de sucessão na KPMG no Brasil e contribuindo para que ela seja reconhecida como um Employer of Choice.





Fundamentos da Gestão de Pessoas

Nossa equipe

GRI LA1

Em 30 de setembro de 2012, a equipe da KPMG no Brasil era composta por 3.885 colaboradores, distribuídos em:

  • 3.634 profissionais da KPMG, sendo:
  • - 3.354 empregados próprios, contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT )

    - 17 estagiários

    - 263 sócios e sócios-diretores.

  • 227 empregados de empresas contratadas, sem vínculo empregatício com a KPMG, em sua maioria alocados em serviços de apoio à infraestrutura

  • 24 empregados temporários.

Os escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro concentram 69% dos nossos colaboradores, por isso optamos por apresentar os indicadores divididos em três categorias: escritório de São Paulo, escritório do Rio de Janeiro e demais escritórios.Dos funcionários próprios e temporários, 1% trabalha em regime de seis horas. Por não ser um dado relevante, retiramos a categoria e reformulamos a maneira de reporte para facilitar a visualização dessas informações. Os estagiários estão incluídos na categoria Contrato Permanente. Para visualização detalhada da quantidade de profissionais por categoria, vide páginas 87, 88 e 89.

Distribuição por escritório profissionais da KPMG

*Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.



Diversidade

Como Organização cidadã, temos a responsabilidade de promover a diversidade e a inclusão. Esse compromisso está declarado em nosso valor “respeitamos as pessoas pelo que são”, e reforçado em nosso Código de Conduta, que promove um ambiente livre de discriminação. Como descreveremos a seguir, nossas políticas de remuneração e promoção são baseadas exclusivamente na meritocracia – garantida pelos processos de avaliação de desempenho – e estão de acordo com as leis aplicáveis, independentemente de características pessoais como raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, deficiência, orientação sexual ou estado civil.

Profissionais da KPMG

Quadro de profissionais da KPMG - Equipe Administrativa

Quadro de profissionais da KPMG - Equipe Técnica



Grupo Inklusão

Grupo multiáreas que reforça nosso programa de estímulo à diversidade, incentivando a contratação e criando formas de facilitar a inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCDs).

A conhecida falta de mão de obra qualificada no mercado brasileiro torna-se ainda mais sensível quando se trata de PCDs, o que faz com que a maioria de nossas contratações se dê na área administrativa.

Algumas ações promovidas pelo Grupo Inklusão:

    Programa de trainees personalizado para jovens PCDs - Iniciado em 2011, destina-se a oferecer oportunidades a esses jovens, por meio de processo de recrutamento e seleção adaptado às necessidades especiais de cada candidato. Em 2011 foram contratados nove trainees, e em 2012 apesar do empenho de todos os envolvidos, nenhum candidato dispunha das habilidades necessárias para participar do Programa. Em 2013, continuaremos apostando no Programa de trainees como estratégia para realizar a efetiva inclusão de PCDs na KPMG.

    Programa-piloto para capacitação de PCDs – previsto para acontecer em 2011 e 2012, foi adiado em função de dificuldades de operacionalização. Para superá-las, buscamos auxílio na parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho – CAT , da Prefeitura de São Paulo, que possibilitou a readequação do programa e da oferta de vagas.

    Também firmamos parcerias com a Rede Cidadã em Belo Horizonte e com o Núcleo Estadual de Atendimento ao Deficiente (NEAD), no Rio de Janeiro, para nos auxiliarem no recrutamento de pessoas com deficiência.

    O programa-piloto está aguardando a aprovação da liderança para ser implementado e tem a meta de preparar e contratar 12 profissionais até dezembro de 2013.

    Manual de convivência para público interno - objetiva colaborar para a efetiva integração dos PCDs, ressaltando formas adequadas de interação. As informações são difundidas por meio da intranet, de vídeo institucional e de revistas internas.

    Acessibilidade - a área de Infraestrutura fez as adaptações necessárias para atender aos critérios de acessibilidade, garantindo que os profissionais com algum tipo de limitação não sejam prejudicados em sua rotina de trabalho.

    Conscientização – fizemos uso de nossa condição de formadores de opinião para divulgar a importância e os desafios de contratar e integrar PCDs por meio de nossas redes sociais e de publicações externas como as revistas Sentidos e Reatech. Adicionalmente, apoiamos o desenvolvimento do projeto “Noturno Cadeirante - Circulante”, que pretende levar o espetáculo a duas cidades de São Paulo, além da capital, e a Passeata do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e também divulgamos nosso Programa de Trainees Adaptado para PCDs na Feira do Estudante da Universidade Mackenzie, em São Paulo.

 

Composição do Grupo Inklusão

Marcela Navarro (RH)
Tatiana Gouveia (RH)
Adélia Belo (L&D)
Braulio Fernandes (KC)
Lucimara Vieira (Programação)
Keli Castro (Marketing)
Eliete Ribeiro (Tax)
Eliane Momesso (Cidadania Corporativa)
Patrícia Molino (P&T)
Renata Greb (Audit – RM)
Roberto Coelho (IT )
Ronaldo Rodrigues (IE Compras)
Marilda Soares (RH – RJ)
Marcos Boscolo (Audit G1)
João Alouche (Audit G2)
Glecy Romito (BPO)
André Bibo (Pool)
Marcos Aguirre (BDM)
Luiz Renato Guimarães Pereira (T&R)

De todas as empresas que atuam sob o nome KPMG no Brasil, somente uma delas não atende à cota determinada pela legislação vigente. Para ela, firmamos um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério do Trabalho, estabelecendo um plano com ações para tratar dessa questão e aumentar as contratações.

Igualdade dos sexos e autonomia das mulheres

Em alinhamento global com os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU, temos criado condições que contribuam para um ambiente de trabalho mais flexível e inclusivo, que permita o desenvolvimento profissional das mulheres e sua ascensão aos cargos de liderança da KPMG no Brasil.

No Brasil temos 27% de mulheres nas categorias gerente, sócio-diretor e sócio, e a meta da KPMG International é alcançar 25% de mulheres em cargos de liderança (sócias) nas firmas-membro até 2015. Duas iniciativas alinham nosso trabalho nesse sentido: o grupo KNOW e a adesão aos Princípios para o Empoderamento da Mulher.

GRI LA14


KNOW – KPMG’s Network of Women

Grupo de Mulheres com a missão de “incentivar o desenvolvimento profissional estruturado, com maior retenção da mulher na Organização, buscando condições compatíveis diante das oportunidades de carreira, viabilizando recursos para encorajá-las no caminho da realização pessoal e profissional”.









KPMG’s Network of Women (KNOW) – entre as contribuições do grupo no Brasil estão reuniões mensais com as líderes, o programa-piloto de mentoring (case da KPMG partilhado com outras empresas), o lactário, a reformulação da política de maternidade – da gravidez até o primeiro ano da criança –, a licença maternidade de seis meses, a participação em debates e eventos externos com lideranças femininas e, ainda, a participação da KPMG no Movimento +Mulher 360, na Rede Brasileira de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade e no evento Mulheres Rumo à Rio+20.

Entre as principais metas do grupo para 2013 estão:

    - capacitar mentores para o programa-piloto mentoring
    - promover ciclo de palestras visando ao desenvolvimento profissional das mulheres, com foco em networking, redes sociais e planejamento de carreira.

Princípios para Empoderamento das Mulheres GRI 4.12 - Iniciativa conjunta do Pacto Global/ONU e do United Nations Development Fund for Women (UNIFEM). A KPMG no Brasil tornou-se signatária dos princípios para auxiliar na sua promoção, bem como pela possibilidade de participar de uma rede de compartilhamento de políticas e boas práticas voltadas à equidade de gênero e ao desenvolvimento das mulheres.

Princípios para Empoderamento das Mulheres:

    1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
    2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação.
    3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
    4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
    5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
    6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
    7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Saiba mais: www.unifem.org.br


Contratação local

Damos atenção aos talentos locais como forma de promover o desenvolvimento das comunidades em que atuamos e de incorporar o conhecimento da cultura regional em nossos negócios.

GRI EC7



Qualidade em serviços/Aprendizagem e desenvolvimento

Os programas dessa área são o foco de nossos investimentos em pessoas e vão além dos regulamentos profissionais, incentivando a educação continuada por meio de graduação, pós-graduação, especialização, cursos de idiomas, treinamentos comportamentais, intercâmbio e cursos técnicos diversos.

KPMG Business School

É responsável pelo planejamento dos programas de desenvolvimento de nossos profissionais, por meio de atividades presenciais ou virtuais. Mantemos Centros de Treinamento em São Paulo e no Rio de Janeiro, que concentram as atividades de aprendizagem e desenvolvimento presenciais, facilitando o acesso e reduzindo despesas.

Treinamentos e cursos

São segmentados para desenvolver diferentes habilidades e competências:

    Treinamentos corporativos: o- obrigatórios para todos os profissionais.Desenvolvem habilidades comportamentais, e disseminam normas e políticas corporativas como Risk Management, Ética & Independência e Data Privacy

    Core trainings: desenvolvem habilidades e conhecimentos técnicos necessários por área de atuação, promovendo a excelência na prestação de serviços. São obrigatórios para todos os profissionais.

    Cursos de formação: disseminam conceitos e metodologias necessários à realização de serviços em cada área profissional.

    Cursos de especialização: desenvolvem assuntos específicos e são indicados pelos líderes conforme necessidades e interesses de cada profissional.

Em junho de 2012, a KPMG no Brasil foi a primeira na América Latina a implementar o CLIX, nova plataforma de cursos on-line para gestão de aprendizagem. Já utilizado pelas firmas-membro da KPMG na Europa e no Canadá, o CLIX oferece atualmente mais de 200 cursos.

Política de Educação Profissional Continuada

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) estabelece que todos os profissionais técnicos passem por Programa de Educação Continuada de, no mínimo, 120 horas a cada três anos – média de 40 por ano – para garantir que estejam atualizados sobre procedimentos técnicos indispensáveis à qualidade dos serviços.

Para manter um time de excelência e alta performance, a KPMG vai além do requerido pelo Programa do CFC: a média de treinamentos de que nossos profissionais participaram em 2012 atingiu 84 horas. Além disso, estendemos voluntariamente a Política de Educação Continuada aos nossos profissionais da área Administrativa.

GRI 4.7 | LA10

A partir de 2011, aperfeiçoamos nossa coleta de dados e incluímos a categoria Estagiários. Nos anos anteriores, os estagiários estavam incluídos na categoria Staff. Nos dados de 2011, corrigimos a alocação de 70 trainees que, equivocadamente, haviam sido considerados na área administrativa. A partir de 2012, a coleta dos dados passou a considerar horas efetivamente realizadas e não mais total das horas de treinamento oferecidas.

Programa Anual de Trainees

Estamos comprometidos com o desenvolvimento de jovens profissionais, cujos talentos e lideranças potenciais podem ser absorvidos pela KPMG ou por outras organizações do mercado. Por isso, investimos de forma consistente em nosso programa de trainees. Em 2012, cerca de 32 mil candidatos participaram do processo de seleção, repercutindo em 530 contratações

Todos os trainees passam por um programa de treinamento intensivo antes de começarem a atuar nas áreas de negócio com o objetivo de desenvolver nossos princípios e padrões de qualidade, além de trabalhar nossos valores dentro do contexto da cidadania corporativa. Na área de Audit, o programa contempla 172 horas.

Mobilidade e intercâmbio

Queremos que nossos profissionais tenham enfoque global e visão de futuro. Desejamos que eles atinjam seu pleno potencial e que possam desenvolver suas habilidades. A troca de conhecimentos e de práticas com profissionais das firmas-membro da KPMG está prevista em nossa política de aprendizagem e desenvolvimento. O Mobility Program conta com quatro modalidades, em que nossos profissionais podem ter acesso a diferentes culturas e clientes, adquirindo uma compreensão ampla e profunda de nossa estrutura global.



Desenvolvimento da liderança

Como parte do processo de sucessão dos nossos principais executivos, aplicamos programas de capacitação e desenvolvimento específicos para a alta liderança, que preparam nossos profissionais para suas responsabilidades futuras. Os principais programas neste sentido são o Chairman 75 e o Programa de Desenvolvimento de Sócios (PDS).GRI 4.7


Avaliação e feedback/Plano de carreira e evolução

GRI 4.10 | LA12

Nossa política global de evolução de carreira é baseada nos princípios de meritocracia e igualdade de oportunidades. Para tanto, realizamos aconselhamentos e avaliações anuais para que nossos profissionais acompanhem seu desempenho, identifiquem pontos positivos e aprimorem aspectos técnicos ou comportamentais. Por meio de promoções reconhecemos os profissionais que deram efetiva contribuição ao nosso negócio e viabilizamos o desenvolvimento do nosso plano de carreira e sucessão.

Os profissionais que mais se destacam em sua performance são indicados para integrar a sociedade, depois de serem avaliados por uma consultoria externa, por membros do Comitê Executivo no Brasil e por sócios seniores da KPMG International.

As ferramentas de avaliação e feedback de que dispomos são:

Dialogue

Participação: em 2012 participaram 76% dos profissionais, excluindo-se estagiários, temporários e terceiros. Em 2011 e 2010 a participação foi de 96% e 73%, respectivamente.

Etapas: Goal Setting (estabelece metas corporativas e individuais), Interim Review (avaliação e readequação de objetivos) e Year End (avaliação final dos objetivos estabelecidos para o ano).

Validação do performance manager (profissional encarregado de acompanhar e orientar a carreira de uma pessoa).

Inclui metas socioambientais corporativas, conforme detalhado no subcapítulo Cidadania Corporativa/Meio Ambiente.

Avaliação 360º

Participação: 96% do público-alvo (sócios, sócios-diretores e gerentes) participou. Em 2011 e 2010, a participação foi de 91% e 96%, respectivamente.

Etapas: avaliação por superiores, pares, subordinados e clientes internos.

Remuneração

GRI EC5

Promoções e evoluções salariais são definidas pelos resultados nas avaliações de desempenho e por pesquisas periódicas com as quatro maiores empresas do setor para mapeamento das práticas de mercado.

Em relação ao salário mínimo nacional, os menores salários pagos pela KPMG no ano fiscal de 2012 foram pelo menos 17% maiores na equipe administrativa e 42% maiores na equipe técnica

Outro grande incentivo à meritocracia é o Programa de Participação nos Lucros (PPL), que avalia as metas do sistema Dialogue e os resultados gerais da Organização, da unidade de negócio e do próprio profissional, ao longo do ano. O Programa conta com uma Comissão de Empregados com participação efetiva na definição das suas regras, cujas diretrizes foram reformuladas e passarão a vigorar em 2013.

No caso de sócios, incluindo o presidente,os mesmos princípios são seguidos e a remuneração está alinhada à rentabilidade da Organização e às avaliações de desempenho, além de metas de negócio e socioambientais (estas últimas com caráter educativo).GRI 4.5


Foco no indivíduo/Saúde e qualidade de vida

GRI LA3

Ao criarmos condições para que nossos profissionais desenvolvam seu potencial e tenham satisfação profissional e pessoal, prestamos nossos serviços com excelência e geramos valor aos nossos clientes.

Essa é uma questão central para a KPMG, pois o sucesso das pessoas e dos negócios formam um elo indissociável.

Benefícios

Oferecemos um conjunto de benefícios que contribuem para o bem-estar de nossos profissionais:

GRI EC3

Mylife

É o nosso Programa de Qualidade de Vida que estimula hábitos saudáveis, bem-estar e atenção ao corpo e à mente dos integrantes de nossa equipe, incentivando-os a equilibrar trabalho e qualidade de vida, o que reflete positivamente em seu desempenho profissional. O Mylife envolve três pilares:

    Cultura e entretenimento - promovemos programações especiais, roteiros e descontos em eventos artísticos e culturais. Além de integrar pessoas, divertir e relaxar, o contato com a cultura, em suas diversas manifestações, é um exercício de ampliação de percepções, da sensibilidade e da inteligência.

    Saúde - oferecemos convênio com academias e farmácias, e, nos períodos de pico de volume de trabalho - busy season - , desenvolvemos campanha com dicas na intranet e comunicados sobre como evitar o estresse.

    Facilidades - disponibilizamos serviços que facilitam a rotina dos profissionais, tais como parcerias com restaurantes, lojas, cabeleireiros e outros. Também criamos uma seção “Classificados” na Intranet, em que são anunciados bens e serviços para compra e venda.

    Para 2013, estamos estudando a reformulação desses pilares, que deverão focar em Saúde; Lazer e Cultura; Equilíbrio.

    Outras iniciativas em estudo de viabilidade são:

    - Contratação de técnico para gestão de saúde e segurança.

    - Grupo-piloto de corrida/caminhada.

    - Programa de educação alimentar.

    - Programa de preparação para aposentadoria.

    - Estudo ergonômico.

    - Manual de viagens corporativas, com dicas de saúde e segurança para nossos profissionais durante seus constantes deslocamentos.

Ambiente interno/Clima organizacional

O clima organizacional é um dos fatores essenciais para retermos talentos e para alcançarmos nosso objetivo estratégico de sermos considerados uma das melhores empresas para se trabalhar. A gestão do clima organizacional na KPMG está em contínuo aprimoramento, por isso, a cada dois anos, realizamos a pesquisa Global People Survey (GPS) que mede a motivação e a satisfação da nossa equipe.

O time global de People, Performance and Culture (PPC) remodelou a pesquisa a fim de que esta continue efetiva e atualizada no monitoramento das questões mais relevantes para os nossos profissionais. A nova versão da GPS foi aplicada no início do ano societário 2012-2013 e atingiu 83% de participação, com 2.600 profissionais respondentes.

A partir dos resultados anuais, cada área, por meio de seus líderes e respectivos business partners (Recursos Humanos), desenha planos de ação específicos para a sua realidade, buscando melhorar esses indicadores. A Organização está comprometida a manter comunicação periódica sobre os planos, a fim de que seus profissionais acompanhem o progresso das ações propostas.


Cidadania Corporativa

GRI 4.12 EC8

A Cidadania Corporativa decorre da visão e dos valores da KPMG e, dessa maneira, influencia nossa estratégia, nossas escolhas e a maneira como nos relacionamos com os nossos stakeholders. Acreditamos que os negócios possuem papel singular e podem contribuir para a solução de problemas complexos no mundo e que práticas e negócios responsáveis ajudam a fomentar o desenvolvimento sustentável.

Nossos stakeholders, embora tenham priorizado outros temas, também estão interessados em entender quais são os impactos positivos gerados pela KPMG nos locais em que opera e que vão além dos benefícios intrínsecos gerados pela prestação de seus serviços. Esse é o assunto que trataremos neste tópico.

Como empresa, nosso papel é oferecer soluções adequadas para que nossos clientes desenvolvam seu potencial em cada fase do ciclo de vida de seus negócios. Essa mesma preocupação com o desenvolvimento do potencial máximo pontua nosso trabalho de Gestão de Pessoas e alcança a comunidade, por meio de nossa atuação na área de Cidadania Corporativa.

Nossa atuação nessa área é pautada por um conjunto de iniciativas internacionais já consolidadas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Fórum Econômico Mundial (WEF), às quais a KPMG Internacional aderiu voluntariamente, como descreveremos a seguir

No relatório Communication on Progress (COP) a KPMG International registra as ações coordenadas das firmas-membro para consolidar os princípios do Pacto Global.

Organização das Nações Unidas (ONU)

Pacto Global

Desde 2002, a KPMG International é signatária dessa iniciativa por meio da qual as empresas aderem a dez princípios que abrangem direitos humanos, direitos trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção em seus negócios. O Pacto reconhece que empresas, comércio e investimentos são pilares importantes de um mundo próspero e pacífico. Por isso, convoca os líderes empresariais a contribuir na esfera de influência de seus negócios.

Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Iniciativa que visa a incentivar pessoas e empresas a atuar em prol de mudanças positivas em suas comunidades locais. Globalmente, focamos os nossos esforços nos três primeiros: erradicação da fome e da pobreza extrema, acesso universal ao ensino básico e promoção da igualdade dos sexos e da autonomia das mulheres.

Leadership Development Programme (LEAD)

Em razão de seu efetivo engajamento com o Pacto Global e com diversas iniciativas da ONU em busca de influenciar políticas públicas pela equidade, desde 2011 a KPMG International integra o LEAD, plataforma de liderança corporativa para a sustentabilidade, focada em ajudar as empresas a integrar os dez princípios do Pacto aos seus negócios.

Guiding Principals On Business and Human Rights

Em 2012, atualizamos nosso Código de Conduta para incorporar o compromisso de alcançar os princípios 1 e 2 relacionados a Direitos Humanos constantes do Pacto Global das Nações Unidas. Incorporar esses princípios a nossas estratégias e operações em todo o mundo significa encorajar o respeito aos direitos humanos na nossa esfera de influência e apoiar os direitos humanos e valores universais onde operamos. Como resultado da revisão do nosso Código de Conduta, também serão revisados procedimentos e políticas atuais - que incluem a aceitação de clientes e a contratação de fornecedores - para colocar em prática esses princípios.

Fórum Econômico Mundial

GRI SO5

Reúne os principais líderes empresariais e políticos, jornalistas e intelectuais para discutir e encontrar soluções para as questões mais urgentes enfrentadas mundialmente. A KPMG International participa intensamente de algumas de suas iniciativas, que ajudam a balizar nossas políticas e práticas e consolidar novos parâmetros para a atuação de empresas.

Parceria Contra a Corrupção

Desde 2007, somos signatários dos princípios da Parceria, o que significa que adotamos e implementamos uma política de tolerância zero ao suborno e à corrupção. Essa é uma preocupação central para a KMPG, pois a qualidade e a integridade de nossos profissionais e de nosso trabalho é a essência de nossa reputação. Por isso, evidenciamos claramente aos Comitês Gestores de Auditoria, órgãos reguladores, governos e clientes quais são as medidas que adotamos para garantir nossas obrigações e responsabilidades profissionais nas áreas antissuborno e anticorrupção.

Princípios do Capitalismo Responsável

GRI SO5
Aderimos aos Princípios em 2010, entendendo que eles refletem boas práticas para nossos negócios.
    Princípio 1: Escolher clientes responsáveis.
    Princípio 2: Encorajar o comportamento responsável dos clientes.
    Princípio 3: Cumprir nossos deveres profissionais com os clientes da nossa Organização.
    Princípio 4: Promover gerenciamento sistemático de riscos.
    Princípio 5: Engajamento em políticas públicas.
    Princípio 6: Desenvolver uma nova geração de líderes e profissionais.

The Future Role of Civil Society

Projeto que busca desenhar formas efetivas de promover o trabalho conjunto entre comunidades, mercados e governos. Para isso, estamos desenvolvendo intensos diálogos com organizações não-governamentais e religiosas, líderes trabalhistas e empresariais, organizações internacionais e governamentais com os objetivos de:

    - identificar os principais drivers e tendências que estão impactando a sociedade e suas implicações em âmbitos regional e global;

    - compreender as implicações dos papéis, das responsabilidades e dos relacionamentos entre sociedade civil, mercados, organizações internacionais e governos;

    - explorar novas e emergentes oportunidades para a sociedade e desenhar um quadro de engajamento com vistas a 2030.

O relatório desse trabalho será apresentado em Davos, em 2013, e contemplará orientações para que se construa uma economia resiliente e dinâmica.

Esses compromissos externos assumidos pela KPMG International refletem-se em suas firmas-membro para além do empenho em prestar serviços responsáveis e qualificados, que gerem benefícios para as empresas, os governos e a sociedade. Um conjunto de iniciativas na área de Cidadania Corporativa, que envolvem voluntariado, investimento social privado, investimento por meio de leis de incentivo e serviços pro bono também impactam de maneira positiva nossas comunidades.

Dois programas globais da KPMG alinham as iniciativas que desenvolvemos na área de Cidadania Corporativa a esses compromissos internacionais: o Global Development Initiative (GDI), que trata das questões relacionadas ao desenvolvimento e à justiça social, e o Global Green Initiative (GGI), que endereça as questões relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas.

A Diretoria Internacional de Cidadania Corporativa da KPMG é responsável por definir, organizar e fomentar as diretrizes e acompanhar o desempenho das práticas de sustentabilidade nas firmas-membro, que traçam seus planos de ação e suas metas, de acordo com as realidades locais.

A estratégia de Cidadania Corporativa no Brasil tem três fundamentos, que articulam todas as nossas iniciativas: Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Nossa prioridade é que elas sejam transversais, gerando efeitos positivos nos três fundamentos.

Fundamentos da estratégia de Cidadania Corporativa da KPMG no Brasil

Educação

A educação é fator essencial para o nosso negócio e para o desenvolvimento do Brasil. Alavancar o pleno potencial de comunidades passa pela capacitação e pelo desenvolvimento das habilidades das pessoas. Por isso, temos o objetivo de trabalhar com escolas, faculdades e organizações sem fins lucrativos para fortalecer as habilidades de crianças e jovens. Na prática, esse apoio se dá também por meio dos projetos que serão detalhados a seguir.

Projeto Pequeno Cidadão

O que é: programa que oferece um ciclo de quatro anos de atividades de educação suplementar, supervisão médica e nutricional, refeições diárias e atividades esportivas.

Público: 220 crianças, com idades entre 10 e 14 anos, de bairros carentes de São Carlos/SP, onde mantemos um de nossos escritórios.

Objetivo: incentivar a autoestima, o fortalecimento de laços familiares e o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Investimento: R$ 585 mil por parte da KPMG. A Universidade de São Paulo (USP) oferece a infraestrutura para o projeto nas dependências do campus de São Carlos e a FUSP gerencia os recursos.

Envolvimento de profissionais da KPMG: interação durante as visitas das crianças beneficiadas pelo Projeto aos escritórios da KPMG em São Carlos e São Paulo, e nos eventos comemorativos promovidos. A KPMG também contribui para o aprimoramento do programa, acompanha seu desenvolvimento e atua como conselheira da equipe pedagógica e de coordenação. Os profissionais de São Carlos também realizam a auditoria pro Bono das contas do projeto.

Prêmio Bessan

Como reforço à construção do conceito de meritocracia, concedemos bolsas de estudos para o Ensino Médio de um colégio particular da região aos formandos de maior destaque no Projeto Pequeno Cidadão. Em 2012, quatro alunos foram beneficiados, com investimento de aproximadamente R$ 40 mil.

Núcleo Aprendiz

Programa-piloto implantado em 2012, com a participação de 20 alunos. Foi idealizado para oferecer aos jovens que concluem o Projeto Pequeno Cidadão a oportunidade de participar gratuitamente de cursos do Sesi e do Senac voltados a orientações sobre mercado de trabalho, postura em entrevistas e outros temas relacionados ao emprego. Dessa forma, pretendemos incentivá-los a se prepararem para ingressar no mercado. A parceria não gera custos adicionais ao projeto ou aos alunos.

Students in Free Enterprise - SIFE/ENACTUS

O que é: Instituição global, sem fins lucrativos, que atua em 39 países incentivando universitários a utilizar seus conhecimentos e empreendedorismo para desenvolver programas que beneficiem suas comunidades, com foco em sustentabilidade e empoderamento social. Em 2012, a instituição revisitou sua estratégia e alterou seu nome para melhor refletir seus objetivos:

    ENtrepreneurial -saber enxergar uma oportunidade e ter talento para gerar valor a partir dela;
    ACTion -o desejo de fazer alguma coisa e o comprometimento de enxergar além e realizá-lo;
    US -um conjunto de pessoas que se veem conectadas de maneira importante e como parte de um todo, que é muito maior.

Investimento: R$ 50 mil.

Envolvimento de profissionais da KPMG: IA KPMG International é patrocinadora oficial do Campeonato Mundial (2012-2014) e várias firmas-membro em todo o mundo apoiam a instituição localmente, pois acreditamos que o trabalho da entidade promove a conexão de futuros líderes com as questões mais importantes de suas comunidades. No Brasil, os profissionais da KPMG participam do Conselho Diretor, realizam a auditoria na apuração dos resultados do Campeonato Nacional e aconselham os times participantes, quando solicitado. Além disso, concedemos três passagens aéreas para que o time vencedor represente a ENACTUS Brasil no Campeonato Mundial.

Uniética

Evento realizado pelo Instituto Ética nos Negócios com o objetivo de promover ética, responsabilidade social, transparência e sustentabilidade a jovens universitários de todo o País. O programa de 2012 foi realizado em Salvador, cumprindo seu objetivo de ser itinerante e prestigiar estudantes das principais capitais brasileiras.

Investimento: R$ 20 mil.

Envolvimento da KPMG no Brasil: em 2012, endereçando um dos temas do evento - Responsabilidade Corporativa - levamos o time vencedor da ENACTUS Brasil para apresentar os seus projetos voltados ao empoderamento de comunidades, como forma de inspirar novos estudantes e novos líderes.

Junior Achievement (JA)

O que é: Instituição com foco na educação prática sobre economia e negócios, que busca despertar o espírito empreendedor, estimular o desenvolvimento pessoal e facilitar o acesso dos jovens ao mercado de traba

Investimento: R$ 130 mil.

Envolvimento da KPMG no Brasil: Nosso envolvimento com a Junior Achievement (JA) iniciou-se em 2002 e se intensificou a partir de 2009, quando passamos a ser uma das mantenedoras nacionais da entidade e a estimular nossos profissionais a atuar como voluntários na aplicação de programas voltados a economia e negócios em escolas públicas. O projeto está alinhado com nossa prioridade de despertar o empreendedorismo e formar novos e mais responsáveis líderes.

Para 2013 temos a meta de engajar três novos escritórios, contribuindo para o alcance do objetivo de incluir, a médio prazo, todos os escritórios brasileiros da KPMG nos programas JA.

Biodiversidade nas Costas – WWF Brasil

GRI SO5

O que é: Programa-piloto de educação ambiental sobre o bioma do Cerrado patrocinado pela KPMG e conduzido pelo WWF Brasil com o apoio do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC) para professores da rede pública de Pirenópolis, Goiás. Com duração de três anos (2011-2013), o programa tem potencial de beneficiar 5 mil estudantes da rede pública local a cada ano, e ser replicado a outros biomas. Os resultados do projeto serão apresentados pelo WWF Brasil ao Ministério da Educação e ao Ministério do Meio Ambiente para que sejam considerados na formulação de políticas públicas com foco em educação ambiental.

O investimento da KPMG no Brasil: Em 2012 foi de R$ 144 mil, totalizando R$ 380 mil ao longo dos três anos.

Envolvimento da KPMG no Brasil: O time de Cidadania Corporativa acompanhou o desenvolvimento das fases I e II do projeto, em que a comunidade local e os educadores desenvolveram o material de apoio do Programa a partir de suas próprias vivências.

Desenvolvimento

A Global Development Initiative (GDI) é a base para a nossa atuação no pilar de desenvolvimento, pois foca na promoção da justiça social e na viabilização de empreendimentos sustentáveis. Nossa diretriz global nos orienta a enxergar os grandes desafios com as lentes da oportunidade e a colaborar para o alcance dos princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

No Brasil, nossa maneira de colaborar para o desenvolvimento e a melhoria das condições de nossas comunidades ocorre por meio das seguintes iniciativas:

Prestação de serviços pro bono ou compensação

Colocar nossas habilidades profissionais a serviço de organizações do terceiro setor que contribuem para a mitigação ou solução de desafios sociais é a mais relevante maneira que encontramos para transformar nosso conhecimento em valor no âmbito das comunidades em que operamos.GRI EC8

Oferecendo nossos serviços na modalidade pro Bono/compensação1, agregamos profissionalismo à gestão e credibilidade e transparência às demonstrações financeiras de organizações que atuam em diversas localidades brasileiras. Dessa forma, contribuímos para o seu desenvolvimento e proporcionamos melhores condições para a continuidade de suas operações.

Esses trabalhos são submetidos aos procedimentos-padrão para aceitação de clientes e são desenvolvidos com a mesma metodologia, qualidade e independência oferecida aos clientes pagantes.

1 Consiste na prestação de serviços a instituições sem fins lucrativos. O valor referente aos serviços é pago pela área de Cidadania Corporativa à área da KPMG responsável pelos serviços e a instituição beneficiada compromete-se a realizar uma ação acordada previamente como contraprestação pelos serviços recebidos.

Investimento social privado

Em alinhamento com nossa estratégia de promover o crescimento, o foco de nossos investimentos diretos está em iniciativas que promovam o desenvolvimento social.

Unicef

A KPMG, globalmente, tem na Unicef uma parceira estratégica para a área de Cidadania Corporativa, por sua atuação em prol da justiça e do desenvolvimento social.

Por isso, em 2011, financiamos o desenvolvimento do InfoCriança, sistema que busca oferecer a estudantes, pesquisadores e público em geral uma base de dados confiável e de fácil utilização com as principais estatísticas sociais relacionadas à situação da infância e da adolescência no Brasil. Disponível gratuitamente on-line, o site começou a operar em 2012.

Em 2012, o apoio da KPMG à Unicef focou a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que ajuda os municípios a transformar os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente em ações concretas de garantia dos direitos de cada criança. A PCU também visa a criar sinergia entre políticas e programas realizados pelo governo e pela sociedade civil na área da infância e da adolescência.

A PCU deverá servir de exemplo para o desenvolvimento de iniciativas semelhantes em todo o País e em outras partes do mundo, já que permite a construção de uma atuação convergente entre governo e sociedade civil, com apoio da iniciativa privada, num efetivo modelo de desenvolvimento social.

Investimento: R$ 50 mil.

Envolvimento da KPMG no Brasil: Apoio financeiro que também abrangerá 2013, e acompanhamento dos resultados pela equipe de Cidadania Corporativa.

Millennium Villages

O projeto consiste em gerar soluções para o desenvolvimento de dez cidades da África subsaariana, contando com várias parcerias internacionais, inclusive da KPMG International e de 14 firmas-membro, entre elas o Brasil.

Com duração de cinco anos, o projeto trabalha o empoderamento e a sustentabilidade da comunidade local, gerando soluções para problemas como fome, doenças e analfabetismo.

Investimento e envolvimento da KPMG no Brasil: USD 5 mil/ano, com início em 2011. Em 2012, investimos aproximadamente R$ 10 mil.

Investimento social, cultural e esportivo via leis de incentivo fiscal (IRPJ)

A KPMG também está atenta às oportunidades oferecidas pelo Governo para estimular a destinação de recursos a projetos culturais e a instituições que prestam serviços à comunidade. Anualmente, avaliamos projetos que estejam alinhados com nossas estratégias de Cidadania Corporativa e de Marketing.GRI EC4

Instituto de Reciclagem do Adolescente

O Instituto Reciclar é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é proporcionar a jovens em situação de vulnerabilidade e risco social oportunidades de educação e aprendizado profissional que promovam sua autoestima, inclusão social e exercício pleno da cidadania. Anualmente o Instituto beneficia cerca de 150 jovens da comunidade do Jaguaré, em São Paulo, encaminhando-os ao mercado de trabalho após cinco anos de uma sólida formação humana e profissional.

Investimento: R$ 51 mil via FUMCAD, e R$ 30 mil via investimento privado.

Oficina dos Menestréis – Espetáculo Noturno Cadeirante: Circulação

O espetáculo visa sensibilizar e quebrar paradigmas em relação à capacidade artística de pessoas com deficiência. Utiliza o teatro, a dança e a música como instrumentos para incluir, desenvolver e criar oportunidade de trabalho artístico para portadores de deficiência.

Investimento: R$ 191 mil pela Lei Rouanet.

Projeto Quero-Quero Anhumas

Promove ações que favorecem o desenvolvimento cultural, social, psíquico, cognitivo e afetivo de 180 crianças, jovens e adolescentes de bairros carentes de Campinas, contribuindo para sua formação como cidadãos e sua qualidade de vida.

Investimento: R$ 29 mil via FUMCAD.

Livro Cultural - Programa Terra, Água, Ar e Fogo: “O Homem e a Água”

Série de quatro livros que procuram demonstrar a interação do homem com esses quatro elementos da natureza. Em 2012, editamos o segundo livro da série, “O Homem e a Água”, que foi dado como brinde de final de ano a nossos clientes.

Investimento: R$ 129 mil via Lei Rouanet e R$ 71 mil via investimento privado.

Voluntariado

A KPMG deseja liderar por meio de exemplos e criar uma rede de multiplicadores em prol do desenvolvimento socioambiental. Por isso, estimulamos nossos profissionais a exercitar a cidadania e o voluntariado.

Além de atuar nos programas da Junior Achievement nossos profissionais têm a possibilidade de participar de duas outras iniciativas que ocorrem anualmente:

Dia KPMG na Comunidade

Ação que integra profissionais de todos os escritórios da KPMG no Brasil, que se unem em torno de uma ação de cidadania para atender a uma necessidade específica identificada na sua comunidade.

Desafio Trainees

Lançado em 2008, é parte do Programa de Treinamento aplicado a esses novos profissionais e tem o importante papel de inseri-los na cultura de cidadania corporativa da KPMG.

Os trainees são desafiados a atender a diversas necessidades de nossas comunidades, tais como doação de sangue, assistência a idosos, adolescentes e crianças, educação, revitalização de áreas comuns em instituições públicas ou privadas, conscientização ambiental, entre outras. Em 2012, em razão do redesenho do Programa de Trainees, o Desafio foi realizado junto ao Dia KPMG na Comunidade, razão pela qual os resultados são relatados em conjunto.

Programas pontuais de atendimento a emergências e desastres

Desastres naturais e emergências que afetam nossas comunidades, acabam repercutindo em nosso pessoal e em nossos negócios. Nossa capacidade de mobilização e ação nesses momentos críticos pode fazer a diferença ao levar conforto aos atingidos ou auxiliar no gerenciamento dos processos de recuperação das comunidades afetadas.

O sistema de planejamento da ação mais adequada a ser implementada em cada caso é coordenado pelo líder global de Cidadania da KPMG International.

Em 2012, atuamos diante de algumas situações emergenciais, tanto internacionais quanto locais. Profissionais de vários escritórios se mobilizaram em situações específicas, por iniciativa interna ou a pedido de parceiros.

Alguns resultados de campanhas da KPMG no Brasil em 2012

Destinamos R$ 12 mil para a campanha Natal Solidário em SP, que contou com chá da tarde e festa de Natal para o asilo e o abrigo beneficiados, além da compra de fraldas geriátricas e leite para o consumo mensal das respectivas instituições. Nossos profissionais em SP também doaram presentes para os 201 idosos e crianças dessas instituições. Além disso, doamos mais de 270 cestas de Natal às entidades Casa Naim, Todo Mundo Feliz, Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo, PROAV e CEBAS P.

A partir da mobilização realizada pelo SESCON-RJ, contribuímos com R$ 3,6 mil para auxílio aos escritórios de contabilidade atingidos pelo desabamento de prédios ocorrido na Avenida Treze de Maio, região central do Rio de Janeiro.

Investimos R$ 31 mil no Dia KPMG na Comunidade e Desafio Trainees, para cobrir parte das despesas de cada coordenador e sua equipe na implementação da ação nas ONGs escolhidas, além de passeios, lanches, atividades de recreação e revitalização de espaços.

Contribuímos com R$ 15 mil para o Jantar Beneficente promovido pela Fundação Gol de Letra, no Rio de Janeiro.

Doamos 128 notebooks e 32 desktops usados, em perfeito estado de utilização, para promover a inclusão digital em 16 instituições cadastradas pela KPMG no Brasil. Exceto pelo Projeto Pequeno Cidadão, todas as demais instituições beneficiadas foram indicadas por nossos profissionais.

Destinamos aproximadamente R$ 12,5 mil à Cruz Vermelha no Brasil para serem enviados às vítimas das enchentes ocorridas no Estado do Acre. Do total, R$ 2.433,58 foram doados pelos nossos profissionais e R$ 10.000,00 pela KPMG

Doamos R$ 9 mil à Turma da Sopa por meio de itens como cobertores populares e alimentos. Desse total, aproximadamente 50% foram doações dos nossos profissionais. A Turma da Sopa atende a moradores de rua em situação de risco e faz triagem e encaminhamento de dependentes químicos para tratamento e desintoxicação.

A equipe de ITAS RC no Brasil, ao lado de times de outros 24 escritórios da KPMG no mundo, participou da 5ª edição do Global Citi ITAS Community Service Day, focada nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Localmente, trabalhamos com a promoção da educação e doamos 99 livros (novos e usados)à biblioteca do Projeto Pequeno Cidadão, em São Carlos

Evento realizado pela área de TA X, Guia de Incentivos Fiscais de Pesquisa e Desenvolvimento - Agregando valor às Américas, reverteu o valor total das inscrições - R$ 4,5 mil - em doação ao Projeto Locomotiva, em Santo André.

“Gostaria de agradecer pelo convite feito à Syngenta para participarmos do evento realizado na 4ª feira. Foram muito proveitosas as informações apresentadas e a oportunidade de ouvir diretamente dos Lead Partners Global e LATAM sobre os incentivos de PD&I nos outros países. Obrigada! Sem contar que achei sensacional a apresentação das crianças do Projeto Locomotiva. A KPMG já nos surpreendeu positivamente nos trabalhos de 2011, e continua agregando mais valor ao que faz quando mostra que se preocupa com o princípio da responsabilidade social. Parabéns!”
Viviane Shiraiwa Rinaldi
Syngenta / Tax Planning Analyst – SBS – Finance



Gestão de fornecedores

GRI HR2 EC6

Os contratos de prestação de serviços em São Paulo (gerenciamento e manutenção predial, recepção, limpeza, copa, expedição, motoboy, serviços de suporte técnico e segurança patrimonial) são considerados significativos e concentram cerca de 70% do total de colaboradores terceirizados no Brasil. Assim, alinhados com nossos princípios e com as convenções da Organização Internacional do Trabalho, tais contratos possuem cláusulas que exigem a contratação em regime CLT ou que atendam à legislação trabalhista específica. O pagamento de fornecedores é feito somente mediante comprovação mensal do emprego regulamentado. Em 2012, nenhum contrato com fornecedores de produtos ou serviços foi recusado por violação dos direitos humanos.

Em 2012 começamos a implementar nossa meta de incluir cláusulas contratuais antissuborno e pró-Direitos Humanos nas minutas-padrão para os nossos contratos com fornecedores de produtos e serviços. Nossa política interna determina que as contratações acima de R$ 1.000,00 sejam centralizadas em Compras e que sejam revisadas pelo departamento jurídico, o que nos ajuda a avançar no cumprimento dessa meta. Em 2013 um mapeamento dos nossos principais fornecedores possibilitará o alinhamento dos procedimentos internos ao compromisso assumido pela KPMG International com os Guiding Principles on Human Rights, da ONU. O tema dos direitos humanos passará a figurar na esfera estratégica da KPMG, influenciando inclusive o processo de aceitação de clientes e a continuidade dos trabalhos.

Paralelamente, um grupo global de trabalho chamado Sustainable Procurement está focado no desenvolvimento de um Código de Fornecedores com diretrizes básicas a serem adotadas pelas firmas-membro da KPMG International.

Nosso Código de Conduta e o GQ&RM Manual balizam todas as nossas práticas, inclusive nas áreas administrativas, mas não contemplam política específica para contratação de fornecedores locais. Em geral, as compras são realizadas pelo nosso escritório de São Paulo e, quando economicamente viável, são realizadas regionalmente, como no caso de serviços e materiais de limpeza.

Meio ambiente

GRI EN18

Compromissos e metas globais

Do ponto de vista de nossos serviços, contamos com o Centro de Excelência Global em Serviços de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (CC&SS) para auxiliar nossos clientes a entender, neste ambiente complexo e em evolução em que vivemos, não apenas os desafios, mas também as oportunidades que, quando bem gerenciadas, podem resultar em vantagem competitiva na busca da transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável

Também temos exercitado essa reflexão internamente e, em resposta aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, a KPMG International lançou, em 2008, a Global Green Initiative (GGI), que tem entre seus objetivos reduzir a pegada de carbono per capita combinada das firmasmembro. Em 2010 a GGI reportou uma redução de 29% da pegada de carbono em relação a 2007, superando a meta estipulada. Participaram do relato 42 firmas-membro da KPMG International – incluindo o Brasil - que representam 86% do nosso pessoal em todo o mundo.

Em 2011, nova meta global foi estipulada: até o ano de 2015, deveremos atingir 15% de redução nas emissões de carbono líquidas per capita combinadas das firmas-membro, sobre o ano-base de 2010. No primeiro ano, a redução global foi de 1,1%. As emissões globais de 2012 ainda estão sendo calculadas e deverão ser publicadas em abril de 2013. Essa meta ambiciosa deverá ser atingida por meio de:

    - tecnologias sustentáveis.
    - viagens responsáveis.
    - opção pela energia renovável.
    - neutralização de nossas emissões a partir da compra de reduções certificadas de emissão, em especial as que estão disponíveis em mercados regulados pelo protocolo de Kyoto, como é o caso da União Europeia.

No Brasil tínhamos como meta para 2012-2013 identificar projetos que possuíssem o componente do carbono em sua concepção e que também oferecessem contribuição tangível para o meio ambiente e para a sociedade. Entendemos que o carbono é um item importante, mas que a contribuição do projeto para o desenvolvimento sustentável, de forma clara e mensurável, é condição indispensável ao investimento. Entretanto, o novo cenário econômico desencadeou a necessidade de fazermos ajustes em toda a Organização e nos obrigou a suspender temporariamente o projeto.

Outro compromisso assinado pela KPMG International em 2012 foi o The Carbon Price Communiqué, iniciativa internacional na qual empresas de todo o mundo posicionam-se e solicitam políticas globais para endereçar os desafios das mudanças climáticas. Parte da série de comunicados publicados pelo Climate Communiqué em 2012, o The Carbon Price, trata da precificação das emissões de carbono como um dos principais componentes que pode contribuir para a redução global das emissões.GRI SO5

Política ambiental no Brasil

GRI EN28

Por atuarmos no segmento de serviços, os aspectos ambientais não são relevantes para as atividades e operações dos nossos negócios. Assim, não sofremos ações judiciais ou sanções não monetárias decorrentes de não conformidade ambiental no período coberto por este relatório.

Apesar disso, estamos cientes de nossa responsabilidade e mantemos postura cidadã, pois entendemos que temos um papel a desempenhar para a consolidação de modelos de desenvolvimento mais equilibrados e justos. Assim, mantemos política ambiental e metas de redução de alguns indicadores.

A Global Green Initiative (GGI), a base para a nossa política ambiental, define nosso compromisso em melhorar o desempenho ambiental do nosso negócio com ações coordenadas que reduzam a pegada de carbono per capita, foquem o consumo consciente de recursos naturais e a diminuição da geração de resíduos, além do desafio de influenciarmos positivamente clientes, profissionais e comunidades.

Os resultados de nossas ações e os nossos dilemas estão apresentados ao longo deste subcapítulo.

A KPMG está crescendo no Brasil e ampliando as suas operações com novos escritórios, razão pela qual registramos aumento no consumo total na maioria dos indicadores.

Os resultados de nossas ações e os nossos dilemas estão apresentados ao longo deste subcapítulo.





Educação ambiental

O desempenho ambiental do nosso negócio depende do engajamento do nosso pessoal. Por meio de diálogos constantes com nossos profissionais, disseminamos informações, sugerimos mudanças de hábitos, os envolvemos em ações e divulgamos os progressos alcançados

    Semana do Meio Ambiente - 437 profissionais participaram de nosso e-learning de sustentabilidade nesta campanha e concorreram a prêmios diversos, como iPads, assinaturas de revistas, livros e DVDs com temas relacionados ao meio ambiente.

    2ª Edição da Galeria Living Green - Os filhos de nossos profissionais entre quatro e 12 anos foram incentivados a registrar em fotos as belezas do meio ambiente e os desafios e as oportunidades para mantê-lo sustentável. Nossos profissionais votaram via intranet e escolheram as melhores fotos em duas categorias: melhor foto e foto mais criativa. Os vencedores ganharam um Nintendo Wii e um Nintendo 3DS.

    Biodiversidade nas Costas – Projeto-piloto em parceria com WWF Brasil destinado a influenciar educadores e alunos da rede pública sobre relevantes questões que envolvem a sustentabilidade, conforme descrevemos no item Educação.

    Água e o Homem – Sustentabilidade nos quatro elementos da natureza - Segundo livro de uma série de quatro volumes. O primeiro, publicado em 2011, foi Terra. O livro é destinado a clientes como brinde de fim de ano e é um exemplo de como as questões relacionadas ao meio ambiente têm sido discutidas e consideradas em outras áreas da KPMG e levadas para além de nosso ambiente interno.

Controle de emissões

GRI EN16 | EN17 | EN18

Em razão do segmento de serviços em que atuamos, nosso principal impacto no meio ambiente decorre da emissão de gases de efeito estufa. Por esse motivo, alinhada ao compromisso global de redução de gases causadores de efeito estufa (GEEs), a KPMG no Brasil tem elaborado o seu inventário de carbono desde 2007 e monitorado suas emissões anualmente. Assim, identificamos que nosso impacto mais significativo está no Escopo 3 (emissões indiretas sobre as quais não temos gestão ou cuja gestão é limitada) e quase sua totalidade decorre do deslocamento dos nossos profissionais via transporte aéreo ou terrestre. GRI EN29EN16 EN17EN18

Intrínsecos ao tipo de serviço que prestamos, os deslocamentos dos nossos profissionais às instalações dos clientes constituem o principal dilema enfrentado, uma vez que as atividades precisam, na maioria das vezes, desenvolver-se nessas instalações. O atendimento regional feito por nossos 26 escritórios contribui para a redução dos deslocamentos a longas distâncias e, com isso, das emissões de GEE.

O incremento dos treinamentos via web, com mais de 200 cursos disponíveis, a disponibilização de recursos de áudio e videoconferência para reuniões e o aprimoramento de ferramentas de TI para acesso remoto de nosso ambiente de rede são ações que estamos desenvolvendo para reduzir as viagens sempre que possível.

Composição do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE)

Os dados correspondem ao período de janeiro a dezembro de cada ano. A metodologia deste inventário foi desenvolvida pela KPMG International com base no GHG Protocol e no DEFRA Reporting Guidance.
- A KPMGI revisou os dados de reembolso de transporte a clientes em 2010 (escopo 3), os quais foram atualizados a partir do relatório 2011.
- Em 2011 a redução das emissões per capita foi ocasionada principalmente pelo aumento no número de profissionais em nossos escritórios.
1 Seguindo as premissas do GHG Protocol, essas emissões não foram consideradas no escopo 1, pois o gás HCFC 22 não é contemplado pelo Protocolo de Kyoto.
2 A média de funcionários utilizada para o cálculo de emissões por profissional/per capita é fornecida pela KPMG International.


Consumo de Energia

GRI EN3 | EN4

Ainda que o Brasil seja referência mundial na oferta de fontes limpas para a produção de energia elétrica, este é um recurso que deve ser consumido de forma responsável. Para isso, buscamos conscientizar nossos profissionais sobre a necessidade de mudança de hábitos, incentivamos atitudes que evitem o desperdício, realizamos adaptações em nossas instalações para evitar o consumo desnecessário (como a instalação de sensores de presença) e analisamos o consumo de energia na aquisição de equipamentos eletrônicos.

Em razão do crescimento de nossos negócios e do incremento do número de escritórios no Brasil, o consumo total de energia elétrica tem crescido na KPMG. A despeito disso, temos ganhado eficiência, como pode ser observado pela redução do consumo de energia elétrica per capita.

No Brasil, a energia elétrica é comprada unicamente da rede de abastecimento público.

A matriz energética brasileira é predominantemente renovável, que responde por 88% da oferta pública de energia do país

(Fonte: Resultados Preliminares do Balança Energético Nacional 2012 – BEN 2012).

O cálculo de consumo de água bem como de energia direta e indireta per capita leva em conta a média de funcionários no ano de 2012 fornecida pela KPMG Internacional. Esse critério é adotado para que as informações brasileiras sejam consistentes com a metodologia adotada pela KPMG International no seu inventário global GEEs.

Consumo de materiais

GRI EN1 |

Papel - item significativo em razão de nosso segmento de negócios. Para reduzir seu consumo procuramos incorporar inovações em nossa metodologia de trabalho. Exemplo disso é a ferramenta Caseware, um banco de dados eletrônico que minimiza a utilização de arquivos físicos, em papel. Obtivemos um resultado semelhante com o eAudIT, que permite o mapeamento eletrônico de evidências de auditoria, como contratos, propostas e notas fiscais praticamente eliminando o uso de papel. Da mesma forma, a mudança no modelo de impressão de nossos relatórios e propostas também teve o objetivo de contribuir com uma utilização mais responsável deste item.

Ainda assim, em 2012, tivemos aumento significativo neste indicador, principalmente em razã o do aumento no número de publicações externas, calendários e agendas.

Laptops - constituem outro material significativo e essencial ao exercício de nossas atividades. Nossos equipamentos são adequados anualmente. Especificamente em 2011 esse procedimento teve maior impacto em razão dos quase mil profissionais que ingressaram na KPMG no Brasil, advindos das operações adquiridas.

Os laptops obsoletos para nossa atividade são categorizados conforme sua possibilidade de futura utilização: descarte/retorno ao produtor, venda de peças para reutilização, doação à comunidade ou ainda leilão aos nossos profissionais.


Consumo de água

GRI EN8 | EN9 | EN10 | EN21

Em 2012, consumimos 25.451 metros cúbicos de água2, provenientes das redes municipais de abastecimento. Os números mostram um aumento em relação ao consumo de 2011, que foi de 19.035 metros cúbicos, decorrente especialmente do aumento do número de funcionários e da abertura de novos escritórios. Não há reutilização ou reciclagem de água pela KPMG e, ainda, não temos planos para implantação de reuso. A água utilizada em nossos 26 escritórios é fornecida pelos serviços de abastecimento público locais e nossos efluentes são captados pelos sistemas receptores da rede pública de acordo com a legislação ambiental aplicável ao nosso segmento.

Além de promovermos a conscientização para o uso responsável da água, desde 2009 nossa área de Infraestrutura vem trabalhando para melhorar a performance desse indicador, instalando redutores de vazão nas torneiras dos banheiros e, nos escritórios de São Paulo, estabelecendo rotina para rega de jardins a cada dois dias e lavagem quinzenal das escadarias.

2 Exceto pelos escritórios localizados em São Paulo, nos demais o consumo de água da KPMG é rateado pelos condomínios nos quais estão instalados. Para cálculo do consumo total, partimos da média de consumo por funcionário em São Paulo e extrapolamos para o escritório do Rio de Janeiro. Para os demais escritórios foi utilizada a mesma metodologia, porém partimos da média do escritório de Goiânia, mais condizente com o tamanho dos demais escritórios, e sempre com base no número de funcionários em cada um.

Disposição de resíduos

GRI EN22

Atualmente, em 16 escritórios da KPMG, incluindo os quatro prédios da sede em São Paulo, o papel consumido (nosso principal resíduo) é reciclado – atendendo às regras de sigilo e confidencialidade –, evitando-se o impacto de seu descarte. Os escritórios de São Paulo também realizam a coleta seletiva de papelão, plástico, alumínio e vidro, que recebem destinação adequada, sendo reciclados, incinerados ou depositados em aterros sanitários por uma empresa contratada.

Em 2012, contratamos uma empresa especializada na coleta e correta destinação do lixo eletrônico em São Paulo, nosso principal escritório. Outra empresa cuida do descarte do diesel consumido pelos geradores dos escritórios de São Paulo. Nos demais escritórios da KPMG não contamos com equipamento gerador.

Nos últimos anos temos procurado melhorar a gestão desse processo e o relacionamento com essas empresas, solicitando garantias sobre o controle dos resíduos gerados e sobre sua correta destinação final.

Quanto à ampliação dessas políticas, verificamos resultados mais rapidamente nos escritórios de São Paulo, que têm administração própria. Nas demais regiões temos o desafio de envolver os condomínios em que se localizam nossos escritórios para assegurar a destinação adequada dos resíduos.


© 2013 KPMG Auditores Independentes, uma sociedade simples brasileira e firma-membro da rede KPMG de firmas-membro independentes e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Todos os direitos reservados.

KPMG International Cooperative (“KPMG International”) is a Swiss entity. Member firms of the KPMG network of independent firms are affiliated with KPMG International. KPMG International provides no client services. No member firm has any authority to obligate or bind KPMG International or any other member firm vis-à-vis third parties, nor does KPMG International have any such authority to obligate or bind any member firm.