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* Suplemento Setorial em sua versão final

 


Indicadores GRI Página Observações Status
1. Estratégia e Análise      
1.1 Declaração da Presidência sobre a relevância da sustentabilidade para a Organização e sua estratégia 6 - 9 A KPMG ainda está amadurecendo o seu entendimento da sustentabilidade no contexto do seu segmento de negócio para que possa evoluir neste caminho.
1.2 Principais impactos, riscos e oportunidades 6 - 9, 37 - 38
A KPMG ainda está em processo de entendimento mais abrangente da sustentabilidade no contexto de seu segmento de negócio para que possa identificar seus impactos, riscos e oportunidades.
2. Perfil Organizacional      
2.1 Nome da organização 14, 16
2.2 Principais marcas, produtos e serviços 14,19-26
2.3 Estrutura operacional 14-18
2.4 Localização da sede da organização 16
2.5 Atuação geográfica 15-18
2.6 Natureza jurídica 16
2.7 Mercados atendidos 16-18
2.8 Porte da organização 14-18 Nós não apresentamos a nossa capitalização total discriminada em termos de dívida e capital próprio.
2.9 Principais mudanças no ano 18,31,51-52
2.10 Prêmios 2-3
3. Parâmetros para o Relatório      
Perfil do Relatório      
3.1 Período coberto pelo relatório 31
3.2 Relatório anterior 31 Publicado em agosto de 2012, Relatório de Sustentabilidade comunicando o nosso desempenho para o período de 2011.
3.3 Periodicidade 31 Anual.
3.4 Dados para contato 31
Escopo e Limite do Relatório      
3.5 Definição do conteúdo 34-36
3.6 Limite do relatório 31
3.7 Escopo e limite do relatório 31, índice remissivo Não houve restrições ao escopo e ao limite do nosso relatório mesmo com a aquisição, em 2011, das operações da quinta maior empresa de auditoria no Brasil.
3.8 Base para elaboração do relatório 31
3.9 Técnicas de medição de bases de cálculo 31, 124-125
3.10 Consequências de reformulações em relatórios anteriores 31
3.11 Mudanças significativas em relação aos anos anteriores 31
Sumário de Conteúdo da GRI      
3.12 Localização das informações no relatório 139-148 Índice GRI
Verificação      
3.13 Verificação externa 31, 132-135
4. Governança, Compromissos e Engajamento
4.1 Estrutura de governança 45,46
4.2 Indicação caso o presidente do mais alto grau de governança também seja um diretor executivo 45
4.3 Conselheiros independentes no mais alto órgão de governança 46
4.4 Canais de comunicação com o mais alto órgão de governança 46
4.5 Remuneração variável do mais alto grau de governança e demais executivos (considerando desempenho econômico, ambiental e social) 99 Todos os nossos profissionais passam por avaliação anual de desempenho, com metas de negócio atreladas à remuneração variável. Entretanto, as metas sociais e ambientais existentes não influenciam a remuneração variável, uma vez que, neste primeiro momento, o nosso objetivo é a conscientização.
4.6 Processos em vigor para evitar conflitos de interesses 46, 64, 66, 71,72
4.7 Processo para a qualificação de membros do mais alto órgão de governança para definir a estratégia da Organização em questões relacionadas a temas econômicos, sociais e ambientais 95, 97, índice remissivo A qualificação é determinada pelo nosso core business e conteúdo elaborado pela equipe de Aprendizagem e Desenvolvimento para cada área de negócios. Os sócios possuem módulo específico sobre sustentabilidade. E-learning sobre sustentabilidade é disponibilizado para todos os profissionais dentre as opções de treinamento.
4.8 Valores, códigos e princípios internos 11-13, 68,69
4.9 Atuação do mais alto órgão de governança na avaliação do desempenho econômico, social e ambiental 45-46
4.10 Processos para autoavaliação do mais alto órgão de governança quanto ao desempenho econômico, social e ambiental 98, índice remissivo Toda a liderança passa por processos de autoavaliação em relação ao nosso core business, e não especificamente focados em questões socioambientais.
Compromissos com Iniciativas Externas      
4.11 Princípio da Precaução 64, índice remissivo O Princípio da Precaução, pela sua relevância, é aplicado com foco no nosso core business, mas não especificamente em aspectos socioambientais. Todo o seu gerenciamento pode ser visto ao longo do capítulo de Gestão de Riscos.
4.12 Cartas, princípios e iniciativas 90, 104-106
Engajamento das Partes Interessadas      
4.13 Participação em associações 60-61
4.14 Relação de stakeholders engajados 34 - 36
4.15 Identificação e seleção dos stakeholders 34
4.16 Engajamento dos stakeholders 34-36, 52- 54, índice remissivo
Mapeamento, Engajamento e Consulta específica para elaboração do relatório (página 34 – consultas realizadas em 2009 e 2011). Outras abordagens ocorrem no dia a dia do nosso negócio, como mencionado nas páginas 52-54 (pesquisa de satisfação anual com clientes, debates bimestrais no ACI, eventos, cursos e participação em conselhos e associações). Com o nosso público interno, os tipos de relacionamento são mencionados na página 46, e detalhados em itens específicos deste relatório – por exemplo, Dialogue, Avaliação 360º, Global People Survey – e outros ocorrem no dia a dia – reuniões de departamento, reuniões PPL e KPMG Prev, Blog do Presidente, Mundo KPMG/Facebook e Linkedin.
4.17 Demandas dos stakeholders 35-36
5. Desempenho Econômico      
Abordagem e Gestão
Desempenho Econômico (aspecto)      
EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído - DVA 62  
EC2 Implicações financeiras, riscos e oportunidades oriundos das mudanças climáticas 24, índice remissivo Nossa resposta é parcial porque entendemos que nossos riscos são, essencialmente, regulatórios. Contudo, não realizamos avaliações sistematizadas sobre implicações financeiras diretas no nosso core business advindas das mudanças climáticas, embora realizemos estudos nesse sentido e tenhamos identificado oportunidades de negócios delas decorrentes.
EC3 Plano de Pensão oferecido 100, 101  
EC4 Subsídios recebidos do Governo (incluindo apoios realizados via Lei de Incentivos Fiscais) 62, 113, 114
Presença no Mercado      
EC5 Relação entre salário-mínimo interno e local 99
EC6 Gastos com fornecedores locais 119
EC7 Contratação local de alta gerência 91
Impactos Econômicos Indiretos      
EC8 Investimentos em infraestrutura e comunidades 62, 104-117
EC9 Impactos Econômicos Indiretos 27, 37, 38, índice remissivo Nossa resposta é parcial, porque a KPMG não realiza essa avaliação de maneira sistematizada, e neste momento não entende relevante realizá-la.
6. Desempenho Ambiental      
Abordagem e Gestão
EN1 Materiais usados peso e volume 127
EN2 Materiais usados provenientes de reciclagem índice remissivo A KPMG não utiliza materiais provenientes de reciclagem em suas atividades.
Energia        
EN3 Energia direta 126
EN4 Energia indireta 127  
EN5 Energia economizada por conservação e eficiência    
EN6 Produtos e serviços de baixo consumo    
EN7 Iniciativas e resultados na redução de consumo de energia indireta    
Água        
EN8 Consumo de água por fonte 128
EN9 Fontes hídricas afetadas 128, índice remissivo Não há impactos dessa natureza nas nossas operações, pois nosso consumo é proveniente do abastecimento público municipal em todas as cidades em que atuamos.
EN10 Água reciclada e reutilizada 128
Biodiversidade      
EN11 Localização e tamanho da área possuída dentro de áreas protegidas e com alto índice de biodiversidade fora de áreas protegidas índice remissivo Os escritórios da KPMG no Brasil estão localizados em centros urbanos.
EN12 Descrição de impactos significativos na biodiversidade dentro
e fora de áreas protegidas
índice remissivo Os escritórios da KPMG no Brasil estão localizados em centros urbanos e não geram impactos nessas áreas.
EN13 Hábitats protegidos e restaurados índice remissivo Os escritórios da KPMG no Brasil estão localizados em centros urbanos e não geram impactos nessas áreas. Portanto não implementamos medidas para sua proteção ou restauração.
EN14 Estratégias para gestão de impactos na biodiversidade índice remissivo Os escritórios da KPMG no Brasil estão localizados em centros urbanos e nossas atividades não geram impactos diretos nessas áreas. O tema não é considerado material no nosso segmento e por isso não temos estratégia específica para sua gestão.
EN15 Número de espécies na Lista Vermelha IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats em áreas afetadas pelas operações índice remissivo Os escritórios da KPMG no Brasil estão localizados em centros urbanos e suas operações não ameaçam a conservação dessas espécies.
Emissões, Efluentes e Resíduos      
EN16 Emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa 123-125
EN17 Outras emissões indiretas de gases de efeito estufa 123-125
EN18 Iniciativas para redução de emissões 120, 123
EN19 Emissão de substâncias destruidoras da camada de ozônio,
por peso
   
EN20 NOx, SOx, e outras emissões atmosféricas significativas, por tipo e peso índice remissivo Indicador não relevante, em razão do nosso segmento de atuação e nível de emissões diretas.
EN21 Descarte total de água, por qualidade e destinação 128
EN22 Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição 129
EN23 Número e volume totais de derramamentos significativos índice remissivo Indicador não relevante, em razão do nosso segmento de atuação.
EN24 Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da Convenção Basileia – Anexos I, II, III e VIII, e percentual de resíduos transportados internacionalmente. índice remissivo Indicador não relevante, em razão do nosso segmento de atuação.
EN25 Identificação, tamanho, status de proteção e índice de biodiversidade de corpos d’água e habitats relacionados afetados por descartes de água e drenagem realizados pela organização. índice remissivo Indicador não relevante, em razão do nosso segmento de atuação.
Produtos e Serviços      
EN26 Mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços    
EN27 Percentual de produtos e suas embalagens reparados em relação ao total de produtos vendidos, por categoria de produto índice remissivo Indicador não aplicável, em razão do nosso segmento de atuação.
Conformidade      
EN28 Multas e sanções não monetárias por não conformidade ambiental 121, índice
remissivo
A KPMG no Brasil não teve ações judiciais ou sanções não monetárias dessa natureza no período coberto por este relatório.
Transporte      
EN29 Impactos ambientais significativos no transporte de produtos e outros bens e materiais utilizados, bem como no transporte dos trabalhadores 123
Geral      
EN30 Total de investimentos em gastos em proteção ambiental,
por tipo
   
7. Desempenho Social – Direitos Humanos      
Abordagem e Gestão    
Processo de Compra
HR1 Investimentos que incluem cláusulas de direitos humanos    
HR2 Avaliação de empresas contratadas e fornecedores críticos referente a direitos humanos 119
HR3 Treinamento para empregados sobre direitos humanos    
Não Discriminação      
HR4 Número total de discriminação e medidas tomadas índice remissivo Não houve casos de discriminação identificados via Comitê Disciplinar, Hotline ou ações judiciais.
Liberdade de Associação e Negociação Coletiva      
HR5 Identificação de unidades de negócio com risco à liberdade de associação e convenção coletiva e as medidas tomadas índice remissivo Não há identificação de riscos dessa natureza em nossas operações, contudo ainda não realizamos o mapeamento desses riscos na nossa cadeia de fornecedores. A KPMG oferece liberdade de associação coletiva a 100% dos seus profissionais. Adicionalmente, reembolsa taxas de anuidade a órgãos de classe.
Trabalho Infantil      
HR6 Identificação de unidades de negócio com  risco de trabalho infantil e medidas tomadas índice remissivo Não há identificação de riscos dessa natureza em nossas operações. A KPMG tem compromissos que proíbem o trabalho infantil em quaisquer unidades operacionais (Pacto Global, o Código de Conduta e Valores da KPMG e Compromisso Mundial em prol dos Direitos Humanos em 2012). Em 2012 iniciamos o fomento desses compromissos por meio dos nossos contratos-padrão (acima de R$ 1.000,00) com fornecedores de produtos e serviços. Em 2013 avançaremos na adaptação de nossos procedimentos internos para que esse risco seja avaliado na aceitação de clientes e continuidade dos trabalhos, bem como na contratação de fornecedores.
Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo      
HR7 Identificação de unidades de negócio com risco de trabalho forçado ou análogo e medidas tomadas índice remissivo Não há identificação de riscos dessa natureza em nossas operações. A KPMG tem compromissos que proíbem o trabalho forçado ou análogo em quaisquer unidades operacionais (Pacto Global, o Código de Conduta e Valores da KPMG e Compromisso Mundial em prol dos Direitos Humanos em 2012). Em 2012 iniciamos o fomento desses compromissos por meio nossos contratos-padrão (acima de R$ 1.000,00) com fornecedores de produtos e serviços. Em 2013 avançaremos na adaptação de nossos procedimentos internos para que esse risco seja avaliado na aceitação de clientes e continuidade dos trabalhos, bem como na contratação de fornecedores.
Práticas de Segurança      
HR8 Treinamentos ao pessoal de segurança sobre direitos humanos    
Direitos Indígenas      
HR9 Casos de violação de direitos de povos indígenas e medidas tomadas    
8 - Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente      
Abordagem e Gestão
Emprego      
LA1 Perfil dos trabalhadores 81-86
LA2 Taxa de Rotatividade    
LA3 Benefícios oferecidos a empregados 100
Relação entre Trabalhadores e a Governança      
LA4 Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva índice remissivo 100% dos funcionários da KPMG são abrangidos por convenções coletivas.
LA5 Prazo mínimo para notificação com antecedência de mudanças operacionais    
Saúde e Segurança no Trabalho      
LA6 Percentual de empregados representados por Comitês    
LA7 Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho    
LA8 Programas de educação e prevenção em doenças graves índice remissivo Programas realizados por meio do PPRA e PCMCO e da consultoria Bioqualinet, que oferece suporte e encaminhamento aos recursos disponíveis.
LA9 Temas de saúde e segurança previstos em acordos coletivos índice remissivo Os temas/benefícios relativos à saúde e à segurança vão além das convenções coletivas firmadas nas diversas regiões, como descrito no capítulo Pessoas/Benefícios
Treinamento e Educação      
LA10 Média de horas de treinamento 95
LA11 Gestão de aprendizagem contínua e gerenciamento de fim
de carreira
índice remissivo A KPMG possui programa consolidado para contínuo desenvolvimento de competências, que prepara seus profissionais tanto para os desafios estratégicos da organização, como também para os desafios do setor e do mercado em que atua, o que apoia a empregabilidade de seus profissionais. Ainda não possuímos treinamentos com foco no gerenciamento de fim de carreira.
LA12 Análise de desempenho e desenvolvimento de carreira 98
Diversidade e Igualdade de Oportunidades      
LA13 Perfil dos trabalhadores por indicadores de diversidade 83-90
LA14 Proporção de salários entre homens e mulheres 88  
9. Desempenho Social – Sociedade      
Abordagem e Gestão
Comunidade      
SO1 Gestão de impactos entrada, operação e saída    
Corrupção      
SO2 Unidades de negócios submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção 64
SO3 Treinamentos anticorrupção 72
SO4 Medidas tomadas em casos de corrupção 77
Políticas Públicas      
SO5 Posição e participação no desenvolvimento
de políticas públicas
21, 105-106, 111, 120, índice remissivo Nossa participação em políticas públicas está relacionada ao nosso segmento de atuação. A questão do rodízio de auditores (página 21) é um tema central para o nosso setor e também de interesse público; a participação da KPMGI no Fórum Econômico Mundial e os princípios assinados a partir desse fórum (página 105 e 106) também buscam posicionar a Organização como influenciadora em políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do ambiente de negócios. O Carbon Price Communiqué (página 120) é outra iniciativa que posiciona a KPMGI e suas firmas-membro no assunto das mudanças climáticas, e os resultados do projetopiloto Biodiversidade nas Costas (KPMG no Brasil, WWF-Brasil e IPEC, página 111), serão apresentados pela WWF Brasil ao Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente como sugestão para política pública em educação ambiental.
SO6 Contribuições financeiras para partidos políticos, políticos ou instituições relacionadas índice remissivo A KPMG no Brasil não faz contribuições dessa natureza.
Concorrência Desleal      
SO7 Ações judiciais por concorrência desleal,
práticas de truste e monopólios
índice remissivo A KPMG no Brasil não teve ações judiciais dessa natureza no período coberto por este relatório.
Conformidade      
SO8 Multas significativas e sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos. índice remissivo A KPMG no Brasil não teve multas ou sanções dessa natureza no período coberto por este relatório.
10. Desempenho Social – Responsabilidade pelo Produto/Serviço      
Abordagem e Gestão
Saúde e Segurança do Cliente      
PR1 Avaliação de impactos de produtos e serviços na saúde e segurança    
PR2 Casos de não conformidade relacionados à saúde e segurança    
Rotulagem de Produtos e Serviços      
PR3 Informação sobre serviços exigida
por procedimentos de rotulagem
70
PR4 Casos de não conformidade com
regulamentos e rotulagens julgados procedentes
66
PR5 Satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas 52-53
Comunicação de Marketing      
PR6 Adesão a leis, normas e códigos voluntários de marketing 70
PR7 Casos de não conformidade relacionados a marketing, publicidade ou patrocínio 70  
Privacidade do Cliente      
PR8 Reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade
ou perda de dados de clientes
66
Conformidade      
PR9 Gastos com multas por não conformidade com leis e regulamentos no fornecimento de produtos e serviços 77

 

 


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