Home -

Profissionalismo e Integridade

No item anterior, descrevemos as estratégias que utilizamos para consolidar o pilar “Crescimento com qualidade”. No entanto, entendemos que não há qualidade possível sem “Profissionalismo e Integridade”, dois valores centrais à manutenção da reputação e da qualidade dos serviços da KPMG no mundo.

Neste tópico detalhamos como esse pilar de nossa estratégia está em total consonância com dois temas apontados por nossos stakeholders: conduzir os nossos negócios de maneira ética e manter a qualidade e a independência dos serviços que prestamos.




Fundamentos da Estratégia da KPMG

A qualidade e a independência que caracterizam nossos serviços derivam em boa medida de um conjunto de políticas e procedimentos de controle de qualidade, gestão de riscos e compliance que mantemos nacional e internacionalmente. A gestão de riscos é o elemento fundamental que articula esse conjunto.

Muitos desses processos de controle de qualidade e gestão de riscos que utilizamos são multifuncionais e aplicáveis às nossas três áreas de atuação – Audit, Tax e Advisory. Esclarecemos, contudo, que a ênfase desta parte do relatório estará na prática de Audit, altamente regulada e de cujas práticas depende o grau de confiabilidade atribuído às demonstrações financeiras de nossos clientes.

Gestão de riscos

GRI 4.6 | 4.11 | SO2

Por meio da área de Gestão de Riscos, gerenciamos fatores que podem impactar nosso negócio, nossos profissionais e clientes, o mercado de capitais e o ambiente em que estamos inseridos. Por isso, essa área é essencial à KPMG, e guarda relação direta com a sustentabilidade.

Ao lado do Sistema de Controle de Qualidade dos Serviços, ela molda nossas políticas, a gestão e o desenvolvimento de pessoas, as diretrizes para a aceitação de clientes, a execução e o monitoramento dos trabalhos, com destaque para procedimentos anticorrupção e antissuborno, que permeiam as atividades de toda a rede de sociedades independentes que atuam sob a marca da KPMG no Brasil. SO2

A fim de viabilizar essa gestão, mantemos um departamento composto por sócios, diretores, gerentes e staff técnico, que tem como missão gerenciar riscos, disseminar práticas profissionais e normas contábeis, oferecer suporte técnico a nossos profissionais e coordenar a execução dos programas de qualidade.

Estrutura da Gestão de Riscos da KPMG



Fornece consulta e orientação técnica em relação a práticas profissionais e dissemina atualizações sobre orientações técnicas emergentes, locais e internacionais.Coordena programas de revisão de qualidade.

 
 

Área responsável por assuntos relacionados ao gerenciamento de riscos regulamentares, testes de aderência às práticas da KPMG e treinamentos por meio de ferramentas eletrônicas.

 
 

Sistema on-line global da KPMG para verificar a possibilidade de execução de novos projetos, tendo em vista os requisitos de independência e as normas aplicáveis. GRI 4.6

 
 

Gerencia uma política rigorosa e sistematizada para aceitação e continuação de clientes e projetos, que inclui verificações e consultas a informações públicas sobre o negócio e a administração do potencial cliente, como solidez financeira, reputação dos administradores, tipo de produto, risco técnico do projeto e questões relacionadas à ética e à independência.

 
 

Responsável pelas políticas que protegem o sigilo das nossas informações nos meios eletrônicos e físicos. Como parte da política de segurança da informação, todos os computadores possuem software para criptografia de dados e acesso protegido por senhas. Adicionalmente, todos os profissionais devem manter a confidencialidade em relação aos assuntos de um cliente ou excliente. O conhecimento e a conformidade com esse compromisso são verificados anualmente por meio de uma declaração via web. Nosso e-learning sobre ética e independência também aborda o assunto e comunicados são expedidos regularmente reforçando os procedimentos. No período coberto por este relatório houve uma reclamação comprovada dessa natureza, devidamente apurada e resolvida com o cliente. GRI PR8

 
 

Mantém controles e análises de conformidade de nossas operações e prestações de serviços em relação às nossas políticas e aos procedimentos dos órgãos reguladores, quanto à independência e à verificação de conflitos de interesse.

 
 

Conduz eventuais demandas judiciais. Durante o período coberto por este relatório, não sofremos nenhuma condenação resultante de litígio referente aos serviços prestados.GRI PR4

 
 

Assessora a Organização nas questões de ordem societária, analisando nosso relacionamento comercial com clientes e fornecedores, monitorando os padrões estabelecidos para as propostas de prestações de serviços.

As equipes de apoio a essa estrutura compõem uma gestão integrada, que engloba cinco grupos fundamentais para o controle de qualidade e gestão de riscos em toda a KPMG no Brasil:

    I. Independência, integridade, ética e objetividade

    II. Gestão de pessoas, incluindo treinamento e desenvolvimento profissional

    III. Aceitação e continuidade de clientes e trabalhos

    IV. Execução dos trabalhos

    V. Monitoramento

Apresentaremos, a seguir, os procedimentos mais relevantes desses grupos.

I. Independência, integridade, ética e objetividade

Os procedimentos e as políticas que balizam nosso trabalho na direção desses princípios estão contidos em três documentos: o Código de Conduta, o Global Marketing Risk Management (GMRM) e o Global Quality and Risk Management Manual (GQ&RM), que são transmitidos aos nossos profissionais por meio da liderança e de treinamentos sistemáticos sobre ética, independência e anticorrupção. Nossos profissionais também têm acesso a esses documentos na nossa intranet.

Código de Conduta

GRI 4.8

No Brasil, adotamos e disseminamos o Código de Conduta Global da KPMG, que expressa nossos valores, os compromissos com nossos públicos e a conduta a ser adotada por todos os nossos profissionais para manter princípios éticos em suas relações com a KPMG, os demais profissionais, os clientes e a comunidade.

O Código enfatiza a responsabilidade pessoal de cada profissional de observar os padrões legais e éticos que se aplicam à sua função, além de divulgar os recursos e canais disponíveis para dar-lhes assistência sobre esses temas.

Apesar de nossos valores e princípios fundamentais permanecerem inalterados, em 2012 o Código foi atualizado para acompanhar mudanças ocorridas em leis, regulamentações e códigos de ética profissional, assumindo compromissos específicos no combate ao suborno e à corrupção e agindo no interesse público. Ele também leva em conta a nossa responsabilidade em questões mais abrangentes, como o nosso papel de agente positivo para o desenvolvimento e a sustentabilidade.

Código de Conduta - Compromissos



Global Marketing Risk Management (GMRM) e Global Quality and Risk Management Manual (GQ&RM)

A transparência é um princípio fundamental à manutenção de nossa integridade. Por isso, procuramos estabelecer uma comunicação aberta e honesta com todos os nossos públicos, baseada na ética e na objetividade. O GMRM e o GQ&RM oferecem diretrizes para que esses princípios estejam presentes nos relacionamentos com os públicos da KPMG, alinhando nossas estratégias de comunicação e marketing.

Esses documentos apresentam o conjunto de princípios e regras que as firmas-membro da KPMG International devem seguir para garantir a consistência global da marca, controlar riscos relacionados à reputação e gerenciar expectativas dos clientes quanto aos serviços prestados, com a divulgação de informações claras e objetivas. Aqui alguns destaques desses dois documentos:

    Marketing - Todo o material de comunicação e marketing produzido pela KPMG no Brasil é revisado por profissionais acreditados no GMRM. Em 2012, uma equipe de 21 profissionais acreditados pela KPMG International nessas normas garantiu que não ocorresse nenhum caso de não conformidade ou de advertência relacionado a regulamentos ou códigos da Organização. GRI PR6 PR7

    Informações sobre produtos e serviços - Balizados pelo GQ&RM, nossos contratos proporcionam aos clientes total transparência a respeito do detalhamento do serviço, incluindo escopo, descrição dos produtos, cronograma, honorários, responsabilidades do cliente, subcontratação e responsabilidades da KPMG. GRI PR3.

    Pessoas, Desempenho e Cultura - GRI 4.6 Para buscarmos a independência, a atuação ética e a objetividade de nossos profissionais na prestação dos serviços, temos uma política que estabelece normas de relacionamento com nosso público, como, por exemplo, a avaliação de eventual conflito de interesses antes de alocarmos um profissional em determinado projeto.

    A KPMG no Brasil também monitora o cumprimento de suas políticas de investimento, seja da Organização seja de seus sócios, sócios-diretores e gerentes, por meio de um sistema integrado de rastreamento automático de independência com base na web. Esse sistema contém uma relação de companhias de capital aberto, suas afiliadas e instituições financeiras e os tipos de valores mobiliários emitidos por elas. Também inclui uma relação dos investimentos da própria KPMG no Brasil e outros relacionamentos financeiros que devem ser analisados antes de a KPMG no Brasil aceitar um novo cliente. O Departamento de Independência atualiza continuamente essa relação e esses relacionamentos.

    Antes de adquirir um valor mobiliário, os sócios, os sócios-diretores e os gerentes devem usar o sistema de rastreamento de independência para determinar se o investimento está restrito. Também devem informar todas as movimentações em investimentos individuais em até 14 dias após a compra ou a venda do investimento. Se um valor mobiliário se tornar restrito em uma data posterior, os detentores de tais valores receberão uma notificação automática informando que devem alienar o investimento restrito.

    Esse conjunto de documentos (Código de Conduta, GMRM e GQ&RM Manual) prevê as condutas a serem adotadas em cada uma das áreas de gestão de recursos humanos como parte integrante do processo de análise de qualidade e de gestão de riscos, atendendo às normas promulgadas pelas leis locais e pelos requisitos profissionais brasileiros, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM), pela Secretaria de Previdência Complementar e por órgãos internacionais como, por exemplo, Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB) e US Security and Exchange Commission (SEC).

    Anualmente, são realizados o Treinamento de Ética e Independência, mandatório para todos os sócios, sócios-diretores, gerentes e demais profissionais técnicos que prestam atendimento a clientes, e o Treinamento Anticorrupção, mandatório para todos os profissionais. Ao concluí-los, os profissionais assinam um termo confirmando o entendimento e o cumprimento às políticas da KPMG e sua independência na realização dos serviços.

    Durante o período coberto por este relatório, 100% dos profissionais requeridos foram treinados nas políticas de Ética & Independência e Anticorrupção.

    II. Gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento

    A complexidade e o dinamismo do nosso trabalho e do ambiente em que atuamos exigem um esforço contínuo na busca pela excelência profissional. As pessoas são o nosso principal ativo e, por isso, constituem um dos grupos que integram o nosso programa de gestão de riscos e da qualidade. Além dos treinamentos específicos mencionados anteriormente, nossa gestão de pessoas abrange ações para atração, retenção, capacitação, desenvolvimento e reconhecimento dos nossos profissionais, que refletem a maneira como queremos crescer e ser reconhecidos.

    Em linhas gerais, esse sistema está disposto ao lado, mas será apresentado em detalhes no próximo pilar estratégico “Pessoas”.

    GRI SO3

    - Não estão considerados entre os requeridos os profissionais que estavam em mobility ou licença no respectivo ano.
    - Os estagiários passaram a ser requeridos em 2011.
    - Especificamente para os treinamentos de E&I, os profissionais administrativos não-gestores não são requeridos.
    - Profissionais admitidos em data próxima ao final do ano societário podem realizar os treinamentos no período subseqüente, dentro de prazo estabelecido para compliance*, e são considerados como realizados no ano de sua admissão.
    - 100% dos profissionais requeridos realizaram os treinamentos de E&I e Anticorrupção. Especificamente para o treinamento anticorrupção, se considerarmos o total de profissionais KPMG, temos média de 99% de atendimento, sendo 100% de atendimento na categoria de sócios e sócios-diretores e 99% nas categorias de não-gestores e gestores.
    * o prazo de compliance para os recém-admitidos é de 30 dias para o treinamento de E&I e de 90 dias para o treinamento anticorrupção.


    Trabalhamos diligentemente para evitar o surgimento de conflitos de interesses. Além das ferramentas e dos sistemas para melhorar a independência, a integridade e a objetividade do trabalho de nossos profissionais, possuímos um sistema global e exclusivo, denominado Sentinel. GRI 4.6

    Por fim, para oferecer serviços com consistência e integridade, promovemos o rodízio dos sócios da área de auditoria, em conformidade com a legislação, que limita o número de anos em que os líderes podem prestar esse tipo de serviço a um mesmo cliente. Essa troca dos líderes auxilia-nos a desenvolver planos de transição e sucessão, promovendo a perenidade dos nossos negócios.


    III. Aceitação e continuidade de clientes e trabalhos

    Contamos com políticas e procedimentos de avaliação de riscos que apoiam a tomada de decisão acerca da aceitação e continuidade de clientes e projetos, como as já citadas ferramentas CEAC e Sentinel. Seu rigoroso cumprimento é vital para prestarmos serviços profissionais com a qualidade e a integridade necessárias para a construção de mercados mais éticos e sustentáveis.


    - Identificação de riscos pela avaliação dos antecedentes da empresa, sua administração, negócios e outras questões pertinentes, com foco na integridade.

    - A aceitação ou não do cliente é feita por um sócio avaliador, com a aprovação do sócio responsável pelo gerenciamento de risco, quando necessário.

    - Avaliação dos riscos e competência da equipe e gestão financeira do cliente, podendo ser introduzidas salvaguardas adicionais aos serviços, a fim de atenuar quaisquer fatores de riscos identificados.

    - Avaliação dos outros relacionamentos e serviços prestados pela KPMG ao potencial cliente não ligados ao projeto, para evitar potenciais conflitos de independência.

    - A aceitação do projeto é aprovada por seu potencial líder, com outro profissional sênior, quando necessário.

    - A continuidade de cada cliente e projeto é avaliada a cada 12 meses ou antes – caso sejam identificadas questões específicas de integridade. São revistos os fatores de risco da empresa e as possíveis mudanças para determinação da continuidade da prestação de serviços.

    IV. Execução dos trabalhos

    A execução de todas as fases de nossos trabalhos segue políticas e orientações metodológicas que visam à manutenção da integridade, ao cumprimento das regulamentações locais e internacionais e à incorporação de boas práticas globais.

    A prática profissional, a gestão de riscos e o controle de qualidade são responsabilidade de cada profissional da KPMG, que deve aderir às políticas e aos procedimentos (incluindo políticas de independência) e à ampla gama de ferramentas desenvolvidas para apoiá-lo no atendimento dessas expectativas. As políticas e os procedimentos que estabelecemos para auditoria incorporam os requisitos de contabilidade, auditoria, ética e normas de controle de qualidade, e outras leis e regulamentos pertinentes.

    Metodologia e ferramentas de auditoria

    Dedicamos recursos significativos para manter nossos padrões e nossas ferramentas atualizados. Nossa metodologia de auditoria global foi desenvolvida pelo Global Service Centre (GSC) e consta do KPMG Audit Manual (KAM). Ela se baseia nos requisitos do International Standards on Auditing (ISA ) e inclui exigências que vão além deles, nos casos em que entendemos que isso aumenta a qualidade de nossas análises. As firmasmembro da KPMG International também podem acrescentar procedimentos locais para cumprir com requisitos profissionais, legais ou regulamentares.

    Nossa metodologia estimula as equipes de trabalho a exercer o ceticismo profissional em todos os aspectos, desde o planejamento até a realização da auditoria. Para apoiá-los nesse processo, o KAM apresenta os procedimentos destinados a identificar e avaliar o risco de distorções relevantes e os procedimentos correspondentes para atendê-los.

    O KAM determina ainda a implementação de procedimentos de controle de qualidade nos trabalhos, proporcionando uma garantia razoável de que cumprimos com relevantes requisitos profissionais, legais, regulatórios e da própria KPMG.

    Suas políticas e os procedimentos são específicos para as práticas de auditoria e são complementados por políticas e procedimentos estabelecidos no Global Quality and Risk Management Manual (GQ&RM Manual), que se aplica a todas as firmas-membro da KPMG International, a todas as funções e a todo o seu pessoal. As disposições da International Standard of QualityControl I (ISQC-I) são abordadas no KAM e implementadas nas firmasmembro por meio do GQ&RM.

    Nossa metodologia de auditoria é amparada pelo eAudIT , ferramenta eletrônica da KPMG que fornece aos auditores das firmas-membro em todo o mundo metodologia, orientação e conhecimento do setor necessários para realizar auditorias eficientes e de alta qualidade.

    O fluxo de trabalho do eAudIT fornece às equipes acesso imediato a informações relevantes na hora certa durante a auditoria, aumentando assim eficiência e valor entregue aos nossos clientes. As principais atividades dentro do fluxo de trabalho eAudIT são:

    V. Monitoramento

    Procedimentos de monitoramento completam os cinco grupos do nosso Sistema de Controle de Qualidade e Gerenciamento de riscos, envolvendo avaliações permanentes por meio de revisões internas e externas para verificar a integridade e a independência dos nossos profissionais e a aderência às nossas práticas, metodologias, treinamentos e controles internos.

    As verificações, às quais somos periodicamente submetidos e nas quais sempre obtivemos classificações adequadas, são:

      Risk Controls Checklist (RCC)

      Verificação anual realizada pela KPMG International sobre os controles internos, os procedimentos, as práticas e os treinamentos globais.

      Programa de Revisão de Qualidade

      Revisão anual realizada nos trabalhos de Audit, Tax e Advisory para verificação da conformidade com nossos padrões e normas e com as normas profissionais exigidas (2.120 horas/ano).

      Revisão de Pares

      Revisão local, exigida pelo Conselho Federal de Contabilidade, que consiste na verificação externa de nossos trabalhos, a cada quatro anos, por um de nossos pares, ou seja, por outra empresa de auditoria de mesmo porte, e supervisionada por representantes dos órgãos reguladores brasileiros

      Revisão do Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB)

      Verificação trienal prevista para todas as empresas registradas nesse órgão e que prestam serviços de auditoria contábil. Avalia a aderência às normas e aos regulamentos adotados pelo PCAOB, órgão regulador norte-americano.

    No período coberto por este relatório, a KPMG no Brasil não sofreu sanções ou multas decorrentes dessas revisões. GRI PR9

    Além dessas revisões, realizamos monitoramentos em relação ao cumprimento dos padrões éticos e de integridade de nossos profissionais no sentido de identificar eventuais desvios quanto aos nossos procedimentos ou a normas profissionais que regulam nossos serviços.

      Comitê Disciplinar

      Tem a atribuição de analisar informações e documentos indicativos de supostas violações das regras e políticas relacionadas com gestão de riscos, ética e integridade e treinamento por parte de qualquer profissional, incluindo os sócios.

      Caso se confirme a violação, ela é enquadrada em um dos quatro níveis de gravidade (leves, médias, graves ou gravíssimas) e resulta em medidas disciplinares que variam de simples notificação e treinamentos adicionais,passando por penalidade financeira na remuneração variável e podendo chegar até à rescisão de contrato de trabalho.

      Hotline internacional confidencial

      Canal para denúncias de possíveis violações legais, éticas ou de normas e padrões. É coordenado por um fornecedor independente e está disponível para receber o contato de todos os nossos públicos 24 horas por dia, sete dias por semana.

      Todos os contatos recebidos são gravados e dão início a processos sigilosos de investigação, sempre em conformidade com a legislação vigente e com nossas normas e nossos procedimentos.

    No período coberto por est e relatório, não houve casos de violação registrados porquaisquer de nossas ferramentas de monitoramento. GRI SO4

    Hotline de Denúncia de Atos Ilícitos
    Brasil: 0800 891 7391
    Demais países – www.kpmg.com/Global/en/Pages/International-hotline-numbers.aspx
    On-line: www.clearviewconnects.com
    Por correio: P.O. Box 11017 – Toronto, Ontário – M1E 1N0 Canadá
     

© 2013 KPMG Auditores Independentes, uma sociedade simples brasileira e firma-membro da rede KPMG de firmas-membro independentes e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Todos os direitos reservados.

KPMG International Cooperative (“KPMG International”) is a Swiss entity. Member firms of the KPMG network of independent firms are affiliated with KPMG International. KPMG International provides no client services. No member firm has any authority to obligate or bind KPMG International or any other member firm vis-à-vis third parties, nor does KPMG International have any such authority to obligate or bind any member firm.